Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento, Tatiana de Fatima Caldas do-
dc.date.accessioned2025-04-16T20:14:36Z-
dc.date.available2025-04-16T20:14:36Z-
dc.date.issued2024-07-08-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Tatiana de Fatima Caldas do. Circuito didático para ensino do modo imperativo no fundamental II. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21114-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo contribuir para o ensino-aprendizagem da realização do modo verbal imperativo, visando à fala e à escrita em situações de maior ou menor monitoramento. Como as regras desse modo prescritas pelas gramáticas normativas dificilmente se realizam na linguagem em uso, propõe-se uma mediação, para o Ensino Fundamental, que parta da fala espontânea do aluno para a escrita. Pretende-se, assim, elaborar de maneira propositiva um circuito didático que trabalhe com o imperativo no tipo textual injuntivo e em variados gêneros textuais, a fim de relacionar o ensino das formas verbais à leitura e à produção de textos. Nesse sentido, tomaremos por base a noção de contínuo oralidade-letramento, nos moldes de Bortoni-Ricardo (2004, 2005) e de Marcuschi (2001, 2008, 2010). Para didatizar o objeto de ensino, modo imperativo, utilizaremos princípios das metodologias colaborativa e ativa, com base em Behrens (2004), Torres e Irala (2014) e Morán (2015). Dessa forma, o referido circuito desenvolve-se em seis etapas, com objetivos e procedimentos específicos, os quais são, além de descritos, analisados quanto a sua funcionalidade. Em relação ao referido modo, apresentaremos e discutiremos, sobretudo, as descrições de Bechara (2009), Rocha Lima (2003), Cunha e Cintra (1985) e Scherre (2007), de modo a encontrar argumentos que fundamentem, e justifiquem, esta proposta. Ao final, as etapas serão reduzidas a fim de se transformar em um produto educacional de apoio à prática professoral no que se refere ao ensino das formas verbais do modo imperativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectModo imperativopt_BR
dc.subjectInjunçãopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectImperative moodpt_BR
dc.subjectInjunctionpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectCollaborative learningpt_BR
dc.titleCircuito didático para ensino do modo imperativo no fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeDidactic circuit for teaching the imperative mode in elementary school IIen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present work aims to contribute to the teaching-learning of the imperative verbal mode, aiming at speaking and writing in situations of more or less monitoring. As the rules prescribed by normative grammars are difficult to implement in the language in use, a mediation is proposed for Elementary Education, which starts from the student's spontaneous speech to writing. The aim is, therefore, to purposefully develop a didactic circuit that works with the imperative in the injunctive textual type and in various textual genres in order to relate the teaching of verbal forms to reading and text production. In this sense, we will take as a basis the notion of the orality-literacy continuum, along the lines of Bortoni-Ricardo (2004, 2005) and Marcuschi (2001, 2008, 2010). To teach the teaching object, imperative mode, we will use principles of collaborative and active methodologies, based on Behrens (2004), Torres; Irala (2014) and Morán (2015). In this way, the aforementioned circuit is developed in six stages, with specific objectives and procedures, which are, in addition to being described, analyzed regarding their functionality. In relation to this mode, we will present and discuss, above all, the descriptions of Bechara (2009), Rocha Lima (2003), Cunha; Cintra (1985) and Scherre (2007), in order to find arguments that support and justify this proposal. In the end, the steps will be reduced in order to become an educational product to support teaching practice regarding the teaching of verb forms in the imperative mood.en
dc.contributor.advisor1Santos, Angela Marina Bravin dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2154959414977382pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Angela Marina Bravin dos-
dc.contributor.referee2Baião, Jonê Carla-
dc.contributor.referee3Nascimento, Fabiane de Mello Yianna da Rocha T. Rodrigues do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7656739965198973pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Tatiana de Fatima Caldas do Nascimento.Pdf3.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.