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Tipo do documento: Dissertação
Title: Das concepções prévias aos sentidos construídos na formação crítica do educador ambiental
Other Titles: From previous conceptions to constructed senses in the critical formation of environmental educator.
Authors: Rodrigues, Jéssica do Nascimento
Orientador(a): Guimarães, Mauro
Primeiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Segundo membro da banca: Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
Terceiro membro da banca: Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
Keywords: Educação Ambiental Crítica;Marxismo;Formação do Educador;ideologia;. Teoria das Representações Sociais;Critical Environmental Education;Marxism;Formation of Educator;Ideology;Social Representation Theory
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 17-Sep-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: RODRIGUES, Jéssica do Nascimento. Das concepções prévias aos sentidos construídos na formação crítica do educador ambiental. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação e Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2010.
Abstract: As contradições do modo de produção capitalista, sobretudo no formato da crise socioambiental, têm se intensificado e trazido à sociedade questionamentos acerca da sustentabilidade desse sistema. A Educação Ambiental crítico-transformadora emerge como mecanismo indispensável para a superação desse contexto referendada pelo materialismo histórico-dialético. No entanto, uma Educação Ambiental conservadora, que se difunde em seu fazer, corrobora com a manutenção e reprodução do padrão societário vigente tornando-o, ideologicamente, natural. A fim de combater tal vertente, a formação de educadores ambientais críticos e reflexivos traz uma possibilidade concreta, por isso não idealizada, para a constituição de uma Educação Ambiental de tendência histórica que vise à emancipação humana. Assim, com o objetivo de refletir sobre a formação de educadores ambientais, investigaram-se as concepções de Meio Ambiente e de Educação Ambiental, assim como as práticas educativas na área, de dois grupos de educadores em processo formativo – um grupo de mestrandos em Educação pela UFRRJ e um grupo de educadores participantes da construção da Política Municipal de Educação Ambiental de Mesquita (RJ) – foram aplicados questionários semiestruturados no início do processo e foram realizadas entrevistas ao final dele. Para subsidiar a análise desse material, partiu-se de um estudo teórico não só do campo ambiental, mas também nas discussões sobre Ideologia, por dentro do marxismo, e na Teoria das Representações Sociais, fundada na Psicologia Social, acreditando ser possível uma interlocução entre as teorias a qual auxilie na compreensão dos fenômenos sociais. Nessa análise, portanto, as falas (concepções prévias) dos educadores demonstraram, hegemonicamente, representações e práticas embebidas de visões ideologizadas de mundo ao encontro de tendências categorizadas como natural e racional. A ínfima parcela que, ao contrário disso, avançou para a tendência histórica de Educação Ambiental, compõe-se de mestrandos que, embora não tenham seus estudos focados na temática socioambiental, tem-nos no campo do materialismo histórico-dialético. Acredita-se, logo, que, para formar educadores ambientais que vislumbrem a transformação do padrão societário vigente, em um movimento contra-hegemônico coletivo, é fundamental consolidar um referencial teórico que traga ao debate a teoria crítica social para instrumentalizar sua práxis, valorizar e desenvolver os saberes docentes, em suas multidimensões, costurar escola e universidade na práxis de uma abordagem relacional de complementaridade.
Abstract: The contradictions of the capitalist mode of production, especially in the form of socio-environmental crisis, have intensified and brought to the society questions about the sustainability of this system. Critical Transformer Environmental Education emerges as an indispensable mechanism to overcome this context referenced by historical and dialectical materialism. However, a conservative Environmental Education, which spreads in their making, supports the maintenance and reproduction of the current corporate standard making it, ideologically, natural. To address this issue, the formation of environmental educators critical and reflective brings a real possibility, why not created, for the establishment of an Environmental Education historical trend that aims at the human emancipation. Thus, in order to reflect on the formation of environmental educators, we investigated the conceptions of the Environment and Environmental Education, as well as the educational practices in the area, of two groups of educators in the educational process - a group of masters in Education by UFRRJ and a group of educators participating in the construction of the Municipal Environmental Education Policy of Mesquita (RJ) - semi-structured questionnaires were applied early in the process and interviews were conducted at the end. To support the analysis of this material, broke a theoretical study of the field not only environmentally but also in discussions about Ideology, inside of marxism, and the Theory of Social Representations, founded in Social Psychology, believing it to be possible a dialogue between theories which assists in the understanding of social phenomena. In this analysis, so, the words (preconceptions) of the educators have demonstrated, hegemonic, representations and practices embedded in ideological visions of the world to meet trends categorized as natural and rational. The tiny portion that, in contrast, advanced to the historical trend of Environmental Education, is composed of masters who, although they haven't focused their studies on socio-environmental theme, have them in the field of historical and dialectical materialism. It is believed, therefore, that, to form environmental educators that envisage the transformation of the current corporate, in a counter-hegemonic collective movement, it is essential to consolidate a theoretical framework that brings the debate on critical social theory to instrumentalize its practice, value and develop teacher knowledge in its multiple dimensions, sewing school and university in the praxis of a relational approach to complementarity.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21119
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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