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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21125Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Souza, Lucibelle Fernandes de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-17T15:36:29Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-17T15:36:29Z | - |
| dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Lucibelle Fernandes de. Sistematização de procedimentos na gestão e fiscalização de contratos continuados de serviços terceirizados de dedicação exclusiva de mão de obra no IFAM/CMDI. 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21125 | - |
| dc.description.abstract | Com a desburocratização da administração pública e a busca constante pela melhora e eficiência, demanda-se das organizações públicas maior eficiência em seus processos produtivos e para tanto cabe gerar, integrar e proteger o conhecimento produzido do trabalho realizado. Desta forma, busca-se a sua preservação compartilhando o conhecimento tácito dos colaboradores, gerenciando sua força de trabalho e capacidade profissional desenvolvida através da experiência laboral. Para lograr eficiência na gestão e fiscalização de contratos públicos de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra em uma instituição federal de ensino, realiza-se essa gestão de serviços de um lado seguindo a legislação específica em vigor e de outro, otimizando os respectivos processos de atividades. Portanto, fez-se necessário aprender e produzir conhecimento sobre gestão e fiscalização de contratos em específico para seguir as diretrizes e exigências apresentadas pela Instrução Normativa no 05 de 2017 (IN 05/2017), que demanda envolver mais servidores da organização, tornando necessário a socialização do conhecimento entre servidores experientes e inexperientes que nunca atuaram nesse processo. O compartilhamento de conhecimento ocorreria mediante processo informal ou através de cursos emergenciais após a designação do grupo de servidores responsável pela fiscalização. Assim, indagou-se: Como implementar no CMDI/IFAM processos sistematizados das atividades da gestão e fiscalização de contratos de serviços terceirizados de dedicação exclusiva de mão de obra conforme determinado na IN 05/2017 promovendo aprendizagem coletiva entre os envolvidos? Esta pesquisa aplicada qualitativa, intervencionista mapeou participativa e indutivamente os processos de gestão e fiscalização de contratos do IFAM Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI) a partir das decisões e ações tomadas conjuntamente, com servidores envolvidos no cumprimento da IN 05/2017 considerando as especificidades desse Campus. A metodologia participativa foi escolhida pelo seu caráter intervencionista e estimulador de mudança tendo como participantes os servidores designados envolvidos no processo de contratação se serviços públicos. Inicialmente nesse processo de pesquisa denominado pesquisa-ação realizou-se observação direta e reuniões informais para diagnostico coletivo preliminar, identificando: (i) necessidade de manuais e procedimentos para orientação das equipes; (ii) falta de conhecimento dos servidores designados e (iii) falta de setor responsável por dirimir dúvidas referentes as legislações vigentes. Na pesquisa de campo foram realizadas 10 entrevistas individuais além da observação do trabalho cotidiano. Os dados empíricos transcritos e analisados mediante análise pelo método indutivo de Thomas David (2006), apontaram ausência de sistematização e padronização das atividades, falta de comunicação, ausência de recursos, dificuldades da fiscalização, percepções e sentimentos dos servidores, modo percebido de operação vigente, pontos positivos da gestão em exercício e sugestões de melhorias como a necessidade de explicitar as orientações informais dos contratos de serviços terceirizados de mão de obra exclusiva. Os resultados empíricos discutidos à luz da fundamentação teórica permitiram identificar ações de sistematização que viabilizaram o mapeamento e descrição dos processos de atividades de gestão e fiscalização de contratos e a disseminação do conhecimento produzido dentre os envolvidos. Assim, concluiu-se que realizar participativamente o mapeamento dos processos permite identificar as especificidades do campus e o conhecimento produzido pelos servidores experientes que ao ser disseminado aos demais participantes permitiu ativar sua capacidade de aprendizagem. Como implicação prática, os resultados e o mapeamento de processos realizados revelaram um aprendizado coletivo alcançado capaz de subsidiar treinamento pertinente às demandas dos servidores e as especificidades do Campus. Portanto, elaborou-se participativamente o “Manual de gestão e fiscalização de contratos administrativos ênfase em contratos com dedicação exclusiva de mão de obra baseado na Instrução Normativa no 05/2017” considerando as especificidades do campus Manaus Distrito Industrial, sistematizando atividades e constituindo uma ferramenta de consulta e capacitação dos servidores. Também no decorrer desta pesquisa, foi possível participar do planejamento e realização de um curso In Company sobre Gestão e Fiscalização de contratos no campus que possibilitou a capacitação e disseminação desse conhecimento para servidores no IFAM CMDI. Também se identificou sinais de pensamento sistêmico desenvolvido e disseminado mediante a aprendizagem coletiva propiciada entre servidores, capaz de promover futuramente uma gestão sustentável de contratos públicos no campus. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
| dc.subject | Contratos Continuados de Dedicação | pt_BR |
| dc.subject | Exclusiva de Mão de Obra | pt_BR |
| dc.subject | Gestão e Fiscalização de Contratos | pt_BR |
| dc.subject | Contratos Públicos | pt_BR |
| dc.subject | Sistematização de Processos | pt_BR |
| dc.subject | Organizational learning | pt_BR |
| dc.subject | Continuous Exclusive Dedication of Labor Contracts | pt_BR |
| dc.subject | Contract Management and Supervision | pt_BR |
| dc.subject | Public Contracts | pt_BR |
| dc.subject | Process Systematization | pt_BR |
| dc.title | Sistematização de procedimentos na gestão e fiscalização de contratos continuados de serviços terceirizados de dedicação exclusiva de mão de obra no IFAM/CMDI | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | With the debureaucratization of public administration and the constant search for improvement and efficiency, public organizations demand greater efficiency in their production processes and to this end it is necessary to generate, integrate and protect the knowledge produced from the work carried out. In this way, its preservation is sought by sharing the tacit knowledge of employees, managing their workforce and professional capacity developed through work experience. To achieve efficiency in the management and supervision of public contracts for outsourced services with exclusive dedication of labor in a federal educational institution, this service management is carried out on the one hand, following the specific legislation in force and on the other, optimizing the respective activity processes. Therefore, it was necessary to learn and produce knowledge about management and supervision of contracts specifically to follow the guidelines and requirements presented by Normative Instruction No. 05 of 2017 (IN 05/2017), which requires involving more employees of the organization, making it necessary knowledge socialization between experienced and inexperienced employees who have never worked in this process. Knowledge sharing would occur through an informal process or through emergency courses after the group of employees responsible for supervision designation. Thus, the research question was: How to implement systematized processes in the CMDI/IFAM for the management and supervision of outsourced service contracts involving exclusive dedication of labor as determined in IN 05/2017, promoting collective learning among those involved? This qualitative, interventionist applied research participatively and inductively mapped the contract management and inspection processes of the IFAM Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI) based on the decisions and actions taken jointly, with employees involved in complying with IN 05/2017while considering the specificities of this Campus. The participatory methodology was chosen for its interventionist and change-stimulating character, with participants being the designated civil servants involved in the process of contracting public services. Initially, this action research process, direct observation and informal meetings were carried out for a preliminary collective diagnosis, identifying: (i) the need for manuals and procedures to guide teams; (ii) lack of knowledge concerning activity processes of the designated employees and (iii) lack of a sector responsible for resolving doubts regarding current legislation. In the field research, ten individual interviews were carried out in addition to researcher’s field observation of daily work. The empirical data transcribed and analyzed using the inductive method of Thomas David (2006), showed a lack of process activities systematization and standardization, lack of communication, lack of resources, difficulties in supervision, perceptions and feelings of employees, perceived mode of current operation, positive points of current management and suggestions for improvements such as the need to make explicit the informal guidelines of outsourced service contracts for exclusive labor. The empirical results discussed considering the elaborated theoretical foundation made it possible to identify systematization actions that enabled the mapping and description of the processes of contract management and inspection activities and the dissemination of the knowledge produced among those involved. Thus, it was concluded that carrying out process mapping in a participatory manner allows identifying the specificities of the campus and the knowledge produced by experienced employees, which, when disseminated to other participants, allowed them to activate their learning capacity. As a practical implication, the results and mapping of activities processes carried out revealed a collective learning achieved capable of supporting training relevant to the demands of employees and the specificities of the Campus. Therefore, the “Manual for management and supervision of administrative contracts, emphasis on contracts with exclusive dedication of labor based on Normative Instruction No. 05/2017” was developed in a participatory manner, considering the specificities of the Manaus Distrito Industrial campus, systematizing activities and constituting a tool consultation and training of servers. Also, during this research, it was possible to participate in the planning and delivery of an In Company face-to-face course on Management and Contract Inspection, which enabled the training and dissemination of this knowledge among employees at IFAM CMDI. It was also identified among employees, signals of systemic thinking developed and disseminated through collective learning, capable of promoting sustainable management of public contracts procurement on campus in the future. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Villardi, Beatriz Quiroz | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-9541-1694 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3613664703389917 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Villardi, Beatriz Quiroz | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-9541-1694 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3613664703389917 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Sandro Luis Freire de Castro | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0579936659778289 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Reis, Paulo Ricardo da Costa | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-8692-0750 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3419161468920677 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9395028146446405 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia | pt_BR |
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