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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21178| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | A Etnomatemática em sala de aula na Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma proposta de formação continuada |
| Other Titles: | Ethnomathematics in the classroom in Youth and Adult Education (EJA): a proposal for continued training |
| Authors: | Marques, Karen Vitoria Almeida |
| Orientador(a): | Vianna, Márcio de Albuquerque |
| Primeiro membro da banca: | Vianna, Márcio de Albuquerque |
| Segundo membro da banca: | Pinto, Gisela Maria da Fonseca |
| Terceiro membro da banca: | Thees, Andréa |
| Keywords: | Etnomatemática;Educação de Jovens e Adultos;Formação Continuada;Ensino de Matemática;Ethnomathematics;Youth and Adult Education;Continuing Training;Mathematics Teaching |
| Área(s) do CNPq: | Educação Matemática Matemática Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 30-Sep-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
| Citation: | MARQUES, Karen Vitoria Almeida. A Etnomatemática em sala de aula na Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma proposta de formação continuada. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
| Abstract: | O aluno que integra a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é aquele que, por diversas razões, teve seu direito à educação negado e sofreu com a exclusão sociocultural. Esse aluno, fora da escola, prosseguiu sua vida, estabeleceu relações sociais, desenvolveu habilidades e ingressou no mercado de trabalho para sua sobrevivência, adquirindo, assim, muitas experiências nesses aspectos. No entanto, quando retorna à sala de aula, suas experiências muitas vezes são silenciadas. Nesse sentido, este trabalho se propõe a examinar como os fundamentos teóricos da Etnomatemática podem estabelecer conexões com a Matemática Escolar na EJA, com o propósito de enriquecer e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, tornando-o mais significativo nessa modalidade. A pesquisa também inclui a proposta de um produto educacional, que consiste no desenvolvimento e aplicação de um curso de extensão/formação continuada para professores de Matemática. Este curso é destinado tanto a professores que atuam ou desejam atuar na EJA quanto a professores em formação. A formação teve como objetivo incentivar reflexões e práticas pedagógicas que valorizem os conhecimentos dos alunos da EJA. Ao final da formação, os participantes desenvolveram propostas didáticas com base nos temas debatidos ao longo do curso. No que diz respeito à metodologia, a coleta de dados foi realizada por meio de observações das atividades realizadas durante o curso de formação, além de questionários aplicados aos professores participantes. Esses instrumentos permitiram uma análise das percepções dos docentes sobre o impacto da formação em suas práticas pedagógicas e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos da EJA. Os resultados apontam que o curso de formação continuada contribuiu significativamente para ampliar as perspectivas pedagógicas dos professores. Os docentes relataram que, após a formação, passaram a considerar práticas mais contextualizadas e sensíveis às realidades dos alunos da EJA, resultando em um ambiente de ensino mais inclusivo e colaborativo. A valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes possibilitou uma aprendizagem mais significativa, uma vez que os conteúdos matemáticos passaram a se conectar com as experiências cotidianas desses alunos. Por fim, a formação continuada mostra-se crucial para a melhoria da qualidade da educação de uma maneira geral, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, já que possibilita a reflexão e gera novas perspectivas. Neste contexto, fomentou que os professores ajustassem suas práticas pedagógicas às necessidades e realidades dos alunos-trabalhadores da EJA, o que não apenas impulsiona a inovação nas práticas docentes, mas também contribui para um ensino de Matemática mais significativo e inclusivo. |
| Abstract: | The student who integrates the Adult and Youth Education (EJA) is one who, for various reasons, has had their right to education denied and has suffered from sociocultural exclusion. This student, outside of school, continued their life, established social relationships, developed skills, and entered the job market for their survival, thus acquiring many experiences in these aspects. However, when they return to the classroom, their experiences are often silenced. In this sense, this work aims to examine how the theoretical foundations of Ethnomathematics can establish connections with School Mathematics in EJA, with the purpose of enriching and enhancing the teaching and learning process of Mathematics, making it more meaningful in this modality. The research also includes the proposal of an educational product, which consists of the development and implementation of an extension course/continuing education for Mathematics teachers. This course is aimed at both teachers who currently work or wish to work in EJA and pre-service teachers. The training aimed to encourage reflections and pedagogical practices that value the knowledge of EJA students. At the end of the training, participants developed didactic proposals based on the topics discussed throughout the course. Regarding methodology, data collection was conducted through observations of the activities carried out during the training course, as well as questionnaires administered to the participating teachers. These instruments allowed for an analysis of the teachers' perceptions regarding the impact of the training on their pedagogical practices and, consequently, on the learning of EJA students. The results indicate that the continuing education course significantly contributed to broadening the pedagogical perspectives of the teachers. The educators reported that, after the training, they began to consider more contextualized practices that are sensitive to the realities of EJA students, resulting in a more inclusive and collaborative teaching environment. The recognition of students' prior knowledge enabled more meaningful learning, as mathematical content began to connect with the daily experiences of these students. Finally, continuing education proves crucial for the overall improvement of education quality, including the Education of Young Adults, as it facilitates reflection and generates new perspectives. In this context, it encouraged teachers to adjust their pedagogical practices to meet the needs and realities of EJA working students, which not only fosters innovation in teaching practices but also contributes to a more meaningful and inclusive Mathematics education. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21178 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
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