Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarcelino, Adriana Bernardino-
dc.date.accessioned2025-04-30T14:33:57Z-
dc.date.available2025-04-30T14:33:57Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationMARCELINO, Adriana Bernardino. Mulheres negras e professoras atuantes nos municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua do noroeste fluminense: e a teimosia do não lugar. 2023.105 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21258-
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa de Mestrado, foi desenvolvido no recinto do (PPGEDUC) Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneo e Demandas Populares, na (UFRRJ) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sobre professoras negras atuantes na educação básica nos municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua, localizadas no Noroeste Fluminense. Uma das indagações deste trabalho é procurar saber quais empecilhos elas precisaram enfrentar para adentrarem e permanecerem no magistério, contrariando as estatísticas do lugar destas cidades destinado às mulheres negras; o trabalho subalterno. A metodologia de pesquisa é do tipo qualitativa, pois traz a história de vida das mulheres negras. Foi realizado revisão bibliográfica com autores que ajudaram a fundamentar o trabalho e que atrelada às análises das entrevistas semiestruturadas no período entre (2021, 2022 e 2023) possibilitou compreender sobre suas trajetórias e refletir a respeito das estratégias empregadas para não sucumbirem no ambiente escolar e fora dele, considerando que suas presenças se tornaram um ato político. O estudo apontou em algumas situações a não percepção com relação ao racismo, onde discurso de igualdade é cruel e poucas são as que conseguem galgar um lugar de liderança ou de coordenação. A vida das professoras negras se ressignifica à medida que elas passam por um processo de ascensão social e visibilidade. Porém está mobilidade não é proteção para que elas não sofram com racismo tão naturalizado no Brasil que se materializa em meio a inércia e a crença do mito da democracia racial nas cidades pequenas do interior.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectProfessoras Negraspt_BR
dc.subjectRelações Raciaispt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectBlack Teacherspt_BR
dc.subjectRace Relationspt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.titleMulheres negras e professoras atuantes nos municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua do noroeste fluminense: e a teimosia do não lugarpt_BR
dc.title.alternativeBlack women and teachers working in the municipalities of Miracema and Santo Antônio de Pádua in the northwest of Rio de Janeiro: and the stubbornness of no placeen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis Master's research work was developed at the (PPGEDUC) Postgraduate Program in Education, Contemporary Contexts and Popular Demands, at (UFRRJ) Federal Rural University of Rio de Janeiro, on black teachers working in basic education in the municipalities of Miracema and Santo Antônio de Pádua, located in Northwest Fluminense. One of the questions of this work is to find out what obstacles they had to face to enter and remain in teaching, contradicting the statistics of the place in these cities destined for black women; menial work. The research methodology is qualitative, as it brings the life stories of black women. A bibliographical review was carried out with authors who helped to support the work and which, linked to the analysis of semi-structured interviews in the period between (2021, 2022 and 2023), made it possible to understand their trajectories and reflect on the strategies used to avoid succumbing in the school environment and outside. of him, considering that his presence became a political act. The study pointed out in some situations the lack of perception regarding racism, where the discourse of equality is cruel and few are able to rise to a position of leadership or coordination. The lives of black teachers are given new meaning as they go through a process of social ascension and visibility. However, this mobility is not protection so that they do not suffer from racism so naturalized in Brazil that it materializes amid inertia and the belief in the myth of racial democracy in small towns in the interior.en
dc.contributor.advisor1Silva, Joselina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1785433331883652pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Amauri Mendes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Joselina da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1785433331883652pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Amauri Mendes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Cristiane Sousa da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1598-8408pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5068264987468676pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Maria Aparecida-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6410-1391pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7279909761385890pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesASSAD, Suellen Gomes Barbosa. A Reflexividade sobre o processo de educação permanente dos gestores da educação básica: implicações para a qualidade da assistência. / Suellen Gomes Barbosa Assad. – Niteró: [s.n],2022. 173f. BENTO, Maria Aparecida Cida. O pacto da branquitude. Companhia das Letras, 2022. CARDOSO, Claudia P. Por uma epistemologia feminista negra do sul: experiências de mulheres negras e o feminismo negro no Brasil. In: Anais de Congresso-13o Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero. 2017. p. 1-11. CAVALLEIRO, Eliane dos Santos, and Jerusa Vieira Gomes. "Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil." (2000). CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. Selo Negro, 2015. Cruz, Nilcenei da. Nilcenei da Cruz: depoimento [dez. 2021]. Entrevistadora: Adriana B. Marcelino. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2021. Entrevista concedida ao PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES – PPGEduc DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Boitempo Editorial, 2016. DA SILVA, Benedita Josefina Oliveira. Benedita Josefina Oliveira da Silva: depoimento [dez. 2021]. Entrevistadora: Adriana B. Marcelino. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2021. Entrevista concedida ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES – PPGEduc DOS SANTOS CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. Editora Contexto, 2004. EUCLIDES, Maria Simone; SILVA, Sâmia Paula dos Santos; SILVA, Joselina. Quando se é mulher, negra, doutora e professora universitária: uma travessia marcada por disputas.2016. Feres Júnior, J. (2015). A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE GUERREIRO RAMOS: branquidade e nação. Caderno CRH, 28(73). https://doi.org/10.9771/ccrh.v28i73.19861 FONSECA, Marcus Vinícius. Apontamentos em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação. Revista História da Educação, v. 13, n. 28, p. 29-59, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido/ Paulo Freire. -71. ed.- Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra,2019, 256pp. GOLDENBERG, M. (2004). A Arte de Pesquisar. Rio de Janeiro: Record. GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. Aletria: revista de estudos de literatura, v. 9, p. 38-47, 2002. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 101 GOMES, Nilma Lino; LABORNE, Ana Amélia de Paula. Pedagogia da crueldade: racismo e extermínio da juventude negra. Educação em Revista, v. 34, 2018. GONÇALVES, Renata. A invisibilidade das mulheres negras no ensino superior. Poiésis- Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 12, n. 22, p. 350-367, 2018. GONZALEZ, Lelia; HASENBALG, Carlos A. Lugar de negro / Lelia Gonzalez, Carlos Hasenbalg. _. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982. 114p. GUIA DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO INSTITUCIONAL, editora Trama Design. 2013 H CUNHA JR - História da Educação do Negro e Outras Histórias ..., 2005 Nós, afro-descendentes: história africana e afro-descendente na cultura brasileira História da Educação do Negro e outras histórias/Organização: Jeruse Romão. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005. ISBN - 85-296-0038- X 278p. (Coleção Educação para Todos) HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo:WMF Martins Fontes, 2006. HOOKS, Bell. Intelectuais negras. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, UFSC, v. 3, n.2, p. 464-476, 2005. HOOKS, Bell. Não sou eu uma mulher. Mulheres negras e feminismo. 11a ed. – Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022. HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo. 2ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 2018. JESUS, C. M. D. (2014). Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10a. São Paulo: Editora Ática. KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Editora Cobogó, 2020. MENDES, Creuza Maria. Creusa Maria Mendes: depoimento [maio.2022]. Entrevistadora: Adriana B. Marcelino. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2022. Entrevista concedida ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES – PPGEduc MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. Editora Perspectiva SA, 2020. MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues. "Professoras negras na Primeira república.(p. 21-67)." Cadernos PENESB no1 (1999): 96. MUNANGA, Kabengele. O negro no Brasil de hoje. Sao Paulo: Global, 2006. MUNANGA, Kabengele. Teoria social e relações raciais no Brasil contemporâneo. Cadernos Penesb, n. 12, p. 169-203, 2010Tradução. Disponível em: biblio.fflch.usp.br/Munanga_K_TeoriaSocialERelacoesRaciaisNoBrasilContemporaneo.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023. NL Gomes - Cadernos CESPUC De Pesquisa Série, 1999 - periodicos.pucminas.br. Professoras Negras: trajetória escolar e identidade. NL Gomes - Revista Cadernos Pagu, Unicamp, V Encontro de …, 1999 - miniweb.com.br. Mulheres negras e educação: trajetórias de vida, histórias de lutas NL Gomes - Aletria: revista de estudos de literatura, 2002 - periodicos.ufmg.br. Educação e identidade negra OLIVER, Marcele. FALAS NEGRAS. Brasil. 28 de janeiro de 2021. Instagram: @falas.negras. Disponível em https: https://www.instagram.com/p/CmWTmz-LwsG/ Acesso em: 25/08/2022 OLIVEIRA, Iolanda (org). Negritude e Universidade: evidenciando questões. PEREIRA, Amauri Mendes. Três Impulsos para um salto: trajetória e perspectivas do Movimento Negro Brasileiro. Monografia, Curso de Pós-Gradução Lato Sensu Hístória da Africa. Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, 1998. PEREIRA, Luena Nascimento Nunes. Alteridade e raça entre África e Brasil. Revista de Antropologia, v. 63, n. 2, p. 1-14, 2020. PINTO, Regina Pahim. A educação do negro: uma revisão da bibliografia. Cad. Pesqui, p. 3- 34, 1987. RAMOS, Alberto Guerreiro. Patologia social do" branco" brasileiro. Jornal do Commercio, 1955. RATTS, Alex. Eu sou atlântica. Sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Instituto, 2006. SANTANA, Patrícia. Professor@ s negr@ s: trajetórias & travessias. Mazza Edições, 2004. SANTOS, Joel Rufino dos. O que é racismo. São Paulo: Brasiliense, 1984. SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; DIAS, Regina Lúcia Cerqueira. Trajetórias escolares e prática profissional de docentes das camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v. 18, p. 49-64, 2013. SILVA, Joselina. Doutoras, professoras negras: o que dizem os marcadores oficiais. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 1, 19-36, jan./jun. 2010 SOUZA, Cassia Maria Silveira. Cassia Maria Silveira Souza: depoimento [maio. 2023]. Entrevistadora: Adriana B. Marcelino. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2023. Entrevista concedida ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES – PPGEduc 103 SOUZA, Cristhiane Silva de Albuquerque. Entre o Atlântico e a Atlântica: (re) existências em movimento. Cristhiane Silva de Albuquerque Souza. – 2021. Dissertação de (Mestrado) Centro de Educação Tecnológica Celso Sucko da Fonseca, 2021. SOUZA, Nair Procópio de. Nair Procópio de Souza: depoimento [dez. 2021]. Entrevistadora: Adriana B. Marcelino. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2021. Entrevista concedida ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES – PPGEduc SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2021. Sociedade Brasileira de Sociologia- Bionotas VALENTIM, Ana Paula Rodrigues. Ana Paula Rodrigues Valentim: depoimento [abr. 2023]. Entrevistadora: Adriana B. Marcelino. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2023. Entrevista concedida ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES – PPGEducpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Adriana Bernardinho Marcelino.pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.