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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21258| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Mulheres negras e professoras atuantes nos municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua do noroeste fluminense: e a teimosia do não lugar |
| Otros títulos: | Black women and teachers working in the municipalities of Miracema and Santo Antônio de Pádua in the northwest of Rio de Janeiro: and the stubbornness of no place |
| Autor: | Marcelino, Adriana Bernardino |
| Orientador(a): | Silva, Joselina da |
| Primeiro coorientador: | Pereira, Amauri Mendes |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Joselina da |
| Segundo membro da banca: | Pereira, Amauri Mendes |
| Terceiro membro da banca: | Silva, Cristiane Sousa da |
| Quarto membro da banca: | Silva, Maria Aparecida |
| Palabras clave: | Professoras Negras;Relações Raciais;Educação Básica;Racismo;Black Teachers;Race Relations;Basic education;Racism |
| Área(s) do CNPq: | Sociologia |
| Idioma: | por |
| Fecha de publicación: | 31-ago-2023 |
| Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citación: | MARCELINO, Adriana Bernardino. Mulheres negras e professoras atuantes nos municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua do noroeste fluminense: e a teimosia do não lugar. 2023.105 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
| Resumen: | O presente trabalho de pesquisa de Mestrado, foi desenvolvido no recinto do (PPGEDUC) Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneo e Demandas Populares, na (UFRRJ) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sobre professoras negras atuantes na educação básica nos municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua, localizadas no Noroeste Fluminense. Uma das indagações deste trabalho é procurar saber quais empecilhos elas precisaram enfrentar para adentrarem e permanecerem no magistério, contrariando as estatísticas do lugar destas cidades destinado às mulheres negras; o trabalho subalterno. A metodologia de pesquisa é do tipo qualitativa, pois traz a história de vida das mulheres negras. Foi realizado revisão bibliográfica com autores que ajudaram a fundamentar o trabalho e que atrelada às análises das entrevistas semiestruturadas no período entre (2021, 2022 e 2023) possibilitou compreender sobre suas trajetórias e refletir a respeito das estratégias empregadas para não sucumbirem no ambiente escolar e fora dele, considerando que suas presenças se tornaram um ato político. O estudo apontou em algumas situações a não percepção com relação ao racismo, onde discurso de igualdade é cruel e poucas são as que conseguem galgar um lugar de liderança ou de coordenação. A vida das professoras negras se ressignifica à medida que elas passam por um processo de ascensão social e visibilidade. Porém está mobilidade não é proteção para que elas não sofram com racismo tão naturalizado no Brasil que se materializa em meio a inércia e a crença do mito da democracia racial nas cidades pequenas do interior. |
| Abstract: | This Master's research work was developed at the (PPGEDUC) Postgraduate Program in Education, Contemporary Contexts and Popular Demands, at (UFRRJ) Federal Rural University of Rio de Janeiro, on black teachers working in basic education in the municipalities of Miracema and Santo Antônio de Pádua, located in Northwest Fluminense. One of the questions of this work is to find out what obstacles they had to face to enter and remain in teaching, contradicting the statistics of the place in these cities destined for black women; menial work. The research methodology is qualitative, as it brings the life stories of black women. A bibliographical review was carried out with authors who helped to support the work and which, linked to the analysis of semi-structured interviews in the period between (2021, 2022 and 2023), made it possible to understand their trajectories and reflect on the strategies used to avoid succumbing in the school environment and outside. of him, considering that his presence became a political act. The study pointed out in some situations the lack of perception regarding racism, where the discourse of equality is cruel and few are able to rise to a position of leadership or coordination. The lives of black teachers are given new meaning as they go through a process of social ascension and visibility. However, this mobility is not protection so that they do not suffer from racism so naturalized in Brazil that it materializes amid inertia and the belief in the myth of racial democracy in small towns in the interior. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21258 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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