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dc.contributor.authorMeireles, Rute Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-04-30T15:01:37Z-
dc.date.available2025-04-30T15:01:37Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationMEIRELES, Rute Ribeiro. Formação continuada online em exercício: professoras dos anos iniciais e o desenvolvimento do conhecimento sobre geometria, grandezas e medidas. 2023. 175 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica / Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21259-
dc.description.abstractEssa pesquisa contempla uma demanda de formação continuada em exercício de educadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em matemática. O objetivo principal desta investigação é identificar e analisar contribuições de um curso de curta duração ministrado em formato online, e de forma secundária, ilustrar indícios de desenvolvimento nos conhecimentos sobre geometria, grandezas e medidas; e elucidar elementos de práticas e vivências que emergiram ao longo da formação. Trata-se de uma pesquisa-formação e os dados foram produzidos a partir de diários da pesquisadora, registros de atividades realizadas, interações online, questionários e relatos das professoras. Foi analisada a participação de uma das educadoras, incluindo menções à sua trajetória profissional, suas memórias como estudante, suas contribuições durante a participação no curso e explicitação do processo de planejamento e desenvolvimento de tarefas. Também foi realizada uma análise sobre ótica panorâmica e coletiva da participação das professoras concluintes do curso. As análises evidenciam o valor do compartilhamento online de experiências em um grupo de formação e experiências heterogêneas, particularmente, sobre geometria, grandezas e medidas, além de elucidar a pertinência e necessidade da formação docente no formato continuado. Os resultados indicam desenvolvimento nos conhecimentos sobre geometria, grandezas e medidas e, particularmente, evidências da potência de elementos de práticas e de vivências em aula que emergiram no ambiente-formação. A tese defendida é a de que o desenvolvimento dos conhecimentos didáticos da matemática potencializa-se mediante processos interativos sobre reconhecimento de conceitos, de compartilhamento de práticas e de reflexão das vivências pessoais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectConhecimento didático da matemáticapt_BR
dc.subjectConhecimento pedagógico do conteúdopt_BR
dc.subjectFormação continuada online em serviçopt_BR
dc.subjectEducação matemática nos anos iniciaispt_BR
dc.subjectDidactic knowledge of mathematicspt_BR
dc.subjectPedagogical knowledge of the contentpt_BR
dc.subjectContinuing online in-service trainingpt_BR
dc.subjectMathematics education in the early yearspt_BR
dc.titleFormação continuada online em exercício: professoras dos anos iniciais e o desenvolvimento do conhecimento sobre geometria, grandezas e medidaspt_BR
dc.title.alternativeIn-service online continuing education: early years teachers and the development of knowledge about geometry, quantities and measurementsen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis research contemplates a demand for continued in-service training of educators in the initial years of Elementary School in mathematics. The main objective of this investigation is to identify and analyze contributions from a short course taught in an online format, and secondarily, to illustrate signs of development in knowledge about geometry, quantities and measurements; and elucidate elements of practices and experiences that emerged throughout the training. This is a formation-research and the data was produced from the researcher's diaries, records of activities carried out, online interactions, questionnaires and reports from the teachers. The participation of one of the educators was analyzed, including mentions of her professional trajectory, her memories as a student, her contributions during participation in the course and explanation of the process of planning and developing tasks. An analysis was also carried out from a panoramic and collective perspective of the participation of teachers completing the course. The analyzes highlight the value of sharing experiences online in a training group and heterogeneous experiences, particularly about geometry, magnitudes and measurements, in addition to elucidating the relevance and need for teacher training in an ongoing format. The results indicate development in knowledge about geometry, magnitudes and measurements and, particularly, evidence of the power of elements of practices and classroom experiences that emerged in the training environment. The thesis defended is that the development of didactic knowledge of mathematics is enhanced through interactive processes involving recognition of concepts, sharing of practices and reflection on personal experiences.en
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5432-9261pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435pt_BR
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5432-9261pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435pt_BR
dc.contributor.referee2Kindel, Dora Soraia-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0169-932Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640914548778898pt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3469-0041pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0560856679400781pt_BR
dc.contributor.referee4Manrique, Ana Lúcia-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-7642-0381pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0510953419404742pt_BR
dc.contributor.referee5Fonseca, Douglas Silva-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-5998-1275pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6060644566685178pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988014476577792pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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Acesso em: 20 set. 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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