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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21261Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Mattos, Tatiane Pacheco de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-30T15:37:16Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-30T15:37:16Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
| dc.identifier.citation | MATTOS, Tatiane Pacheco de. Escola para quê? Concepções e sentidos da formação para jovens das classes populares egressos do ensino médio. 2023. 210 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21261 | - |
| dc.description.abstract | Tomamos como ponto de partida para a realização desta pesquisa as seguintes indagações: escola para quê? Qual é o seu sentido? A partir daí, buscamos as concepções dos egressos do Ensino Médio acerca de tais perguntas. Nesta direção, propomos-nos a ouvir aqueles que estiveram na escola, em exclusividade, os jovens de classes populares do Parque Roseiral, na cidade de Belford Roxo, que cursaram o Ensino Médio e o concluíram entre os anos 2018 e 2019 na rede pública do Rio de Janeiro. Assim, nosso objetivo foi capturar os sentidos da formação no Ensino Médio destes jovens egressos. Tivemos como parâmetros as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio de 2012 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96, sendo esta última o marco que propõe uma formação em prol do mundo do trabalho e da prática social. Além das pesquisas bibliográfica e documental, realizamos a pesquisa de campo com a metodologia Bola de Neve, pois essa foi uma importante aliada para encontrar os jovens concluintes. As técnicas para a coleta de dados foram a aplicação do questionário misto por meio do Google Form e, por último, dispomos da técnica da entrevista aberta. Não obstante, utilizamos a pesquisa narrativa para coletar os fatos narrados na entrevista. A partir destas contribuições, refletimos sobre o sentido da escola e concluímos que os jovens egressos percebem nesse espaço um importante espaço social para a criação de vínculos e de aprendizagem. Todavia, a pesquisa mostra que os jovens egressos não percebem na unidade de ensino a efetividade na construção do conceito prática social citada na Lei de Diretrizes e Bases de forma que possam vivenciá-las, e ainda reconhecem grande inclinação para a formação em prol do mundo do trabalho. Entretanto, observamos que a prática social é expressa em muitos departamentos da vida cotidiana durante e após a conclusão desta etapa, e que está para além de instituições e aparelhos, prova disso é que algumas práticas sociais vieram a se institucionalizar somente durante o curso de graduação. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Juventudes | pt_BR |
| dc.subject | High school | pt_BR |
| dc.subject | School | pt_BR |
| dc.subject | Youth | pt_BR |
| dc.title | Escola para quê? Concepções e sentidos da formação para jovens das classes populares egressos do ensino médio | pt_BR |
| dc.title.alternative | School for what? Conceptions and meanings of traininf for young people from the popular classes who graduated from hihool | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | We took the following questions as a starting point for carrying out this research: School for what? What is your meaning? However, we sought the conceptions of high school graduates. In this sense, we propose to listen to those who were at school, exclusively, young people from popular classes in Parque Roseiral, in the city of Belford Roxo, who attended high school and completed it between 2018 and 2019 from the public school system in Rio de Janeiro. Thus, our objective was to capture the meanings of these young graduates’ high school education. We had as parameters the National Curricular Guidelines for Secondary Education of 2012 and the National Education Guidelines and Bases Law No. 9,394/96, the latter being the framework that proposes training in favor of the world of work and social practice. In addition to bibliographical and documentary research, we carried out field research using the Snowball methodology, as this was an important ally in finding young graduates. The techniques for data collection were the application of a mixed questionnaire using Google Form and, finally, we used the open interview technique. However, we used narrative research to collect the facts narrated in the interview. Based on these contributions, we reflect on the meaning of school and conclude that young graduates perceive school as an important social space for creating bonds and learning. However, the research shows that young graduates do not perceive in the teaching unit the effectiveness in constructing the concept of social practice mentioned in the Law of Guidelines and Bases so that they can experience them and still recognize a great inclination towards training in favor of the world of work, however, we observed that social practice is expressed in many departments of everyday life during and after the completion of this stage, and that they are beyond institutions and apparatuses, and that such social practices came to be institutionalized during the undergraduate course. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Sales, Sandra Regina | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5691-0255 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6700481146248917 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Sales, Sandra Regina | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5691-0255 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6700481146248917 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Carvalho, Carlos Roberto de | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-3408-134X | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7137910493989596 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Brenner, Ana Karina | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7940374041513750 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Andrade, Eliane Ribeiro | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0071320780387060 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Costa, Renato Pontes | - |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/5685624497619028 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4957083170030234 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
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