Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Valdeléia Maria dos-
dc.date.accessioned2025-04-30T16:02:35Z-
dc.date.available2025-04-30T16:02:35Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Valdeléia Maria dos. Uma escritora silenciada: por que levar as obras de Maria Firmina dos Reis para a sala de aula da educação Básica? 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21263-
dc.description.abstractMaria Firmina dos Reis foi uma professora e escritora maranhense do século XIX, que atualmente vem sendo reconhecida como uma das precursoras da literatura feminina e negra brasileira. Seu primeiro romance, Úrsula, publicado em 1859, revelou a face antiescravista da autora. O romance também inaugura a chamada literatura afro-brasileira, ou seja, a literatura de produção afrodescendente, que tem como temática a negritude a partir de sua própria perspectiva. Maria Firmina dos Reis também colaborou sistematicamente com a imprensa de São Luís, publicando uma série de textos e contos, além do livro de poesias intitulado Cantos à beira-mar, de 1887, retornando com mais força aos seus ideais abolicionistas. Apesar de ser oriunda das massas, a autora não se dirigia necessariamente a elas, encontrando na literatura uma forma de expressão política e artística. Pois, mesmo não tendo vivido como escrava, assistia de perto as mazelas da escravidão, o que evidência em boa parte de sua obra. Partindo desse entendimento, o presente trabalho teve como objetivo estudar os motivos silenciamento de Maria Firmina dos Reis, buscando evidenciar a importância de se levar a autora para as salas de aula em diferentes modalidades de ensino. Para tanto foi realizada uma revisão de literatura, onde se buscou autores que explicassem o tardio reconhecimento de uma autora que debateu criticamente temáticas históricas e sociais, dentro de um universo literário que dialogou com seu tempo, contestando muitos aspectos da sociedade da sua época.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMaria Firmina dos Reispt_BR
dc.subjectApagamentopt_BR
dc.subjectDesconhecimentopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectMaria Firmina dos Reispt_BR
dc.subjectErasurept_BR
dc.subjectUnfamiliaritypt_BR
dc.subjectPrejudicept_BR
dc.titleUma escritora silenciada: por que levar as obras de Maria Firmina dos Reis para a sala de aula da educação Básica?pt_BR
dc.title.alternativeA silenced writer: why take the works of Maria Firmina dos Reis to the Basic Education classroom?en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherMaria Firmina dos Reis was a teacher and writer from Maranhão of the 19th century, who is currently being recognized as one of the precursors of Brazilian women's and black literature. Her first novel, Úrsula, was published in 1859, revealing the author's anti-slavery face. The novel also inaugurates the so-called Afro-Brazilian literature, that is, the literature of Afro- descendant production, whose theme is blackness from its own perspective. Maria Firmina dos Reis also systematically collaborated with the São Luís press, publishing a series of texts and short stories, in addition to the book of poetry entitled Cantos à Beira-Mar, from 1887, returning more forcefully to her abolitionist ideals. Despite coming from the masses, the author did not necessarily address them, finding in literature a form of political and artistic expression. For, even though she did not live as a slave, she watched closely the ills of slavery, which is evident in much of her work. Based on this understanding, the present work aimed to study the reasons for silencing Maria Firmina dos Reis, seeking to highlight the importance of taking the author to classrooms in different teaching modalities. For that, a literature review was carried out, where authors were sought to explain the late recognition of an author who critically debated historical and social themes, within a literary universe that dialogued with her time, contesting many aspects of the society of her time.en
dc.contributor.advisor1Berino, Aristóteles de Paula-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6013-7784pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252pt_BR
dc.contributor.referee1Berino, Aristóteles de Paula-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6013-7784pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Fabio Sampaio de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1710-352Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4657559182873259pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Rosemary dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9464170521679409pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491526071241601pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesADCHIE, Chimamanda Ngozi- O perigo de uma única História. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. ADLER. Dilercy Aragão. A mulher Maria Firmina dos Reis: Uma maranhense. IN: DUARTE, Constância Lima. Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. Rio de Janeiro: MALÊ, 2018. ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de; FRAGA FILHO, Walter. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; pólen, 2019. ANDREWS, George Reid. Negros e brancos em São Paulo – 1888-1988. Bauru: EDUSP, 1998. ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1999. BASTIDE, Roger; FLORESTAN, Fernandes. Brancos e negros em São Paulo. São Paulo: Global, 2008. BAILEY. Cristina Ferreira Pinto - A escrava/ de Maria Firmina dos Reis. IN: DUARTE, Constância Lima. Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. Rio de Janeiro: MALÊ, 2018. BENEDITO, Deise. As mulheres negras no dia 14 de maio de 1888. Disponível em: www.maivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=8598&cod_canal=71. Acesso em: 22 dez. 2021. BENTO, Maria Aparecida Silva. Cidadania em preto e branco. São Paulo: Ática, 2006. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação, São Paulo: Brasiliense, 1981. BRASIL. Lei no. 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Inclui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, 2003. BRASIL. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, Brasília, 2006. BRASIL. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Instituto de Geografia e Estatística. (IBGE), 2018. BRUEL, Ana Lorena. Desigualdades Educacionais sob perspectiva da aquisição da Língua Portuguesa: o que dizem os dados sobre a avaliações externas? (2021). Disponível em: 76 https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossaspublicacoes/revista/artigos/a rtigo/3004/desigualdades-educacionais-sob-a-perspectiva-de-aquisicao-da-lingua- portuguesao-que-dizem-os-dados-das-avaliacoes-externas. Acesso em: 12 dez. 2021. CARDOSO, Ciro Flamarion S. A brecha camponesa no sistema escravista. In: CARDOSO, Ciro Flamarion S. Agricultura, escravidão e capitalismo. Petrópolis: Vozes, 1979, pp.133- 154. COSTA, Duane Brasil; AZEVEDO, Uly Castro de. Das Senzalas às Favelas: Por onde vive a População negra brasileira. Revista Socializando. 3(1): 145-154, 2016. CUNHA, Jaqueline Rosa da. Incentivo à formação do leitor. (2014). Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Jaqueline-Rosa-da- Cunha.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021. CUNHA, M. I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, Marília Costa (org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2008. p. 45-51. DANTAS, Carolina Vianna. O negro na História do Brasil. Educação e relações raciais. Organizadores OLIVEIRA Iolanda de e PESSANHA, Marcia Maria de Jesus. Volume 1. CEAD/UFF. 2016. DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo. 12(23): 100-122, 2017. DUARTE, Eduardo de Assis (coordenação). Literatura Afro-brasileira:100 autores do século XVIII ao XX. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. DUARTE, Constância Lima. Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. Rio de Janeiro: MALÊ, 2018. DUARTE. Eduardo de Assis. Úrsula e as desconstrução da razão negra ocidental. IN: DUARTE, Constância Lima. Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. Rio de Janeiro: MALÊ, 2018. FERNANDES, Florestan. A sociedade escravista no Brasil. In: IANNI, Octavio (org.). Florestan Fernandes: Sociologia crítica e militante. São Paulo: expressão Popular, 2004. FILHO, Márcio de Castro Silva. O negacionismo da ciência compromete o futuro do Brasil. (2020). Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/o-negacionismo-da-ciencia- compromete-o-futuro-do-brasil/. Acesso em: 16 jan. 2022. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011. 77 FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Cortez, 2019. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo, Cortez, 2021. FURTADO. Lucciane M. Memorial de Maria Firmina dos Reis. Livro 1. São Paulo. Editora Uirapuru, 2017. GASPAR, Heloísa. História da Flip. Festa Literária Internacional de Paraty. Disponível em: https://paraty.com.br/blog/historia-da-flip-festa-literaria-internacional-de-paraty/ GONZALES, Lélia. Racismo, sexismo na cultura brasileira. Revista de Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 3(1): 223-244, 1998. GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. São Paulo: Expressão, 2016. HANCHARD, Michel Jorge. Orfeu e o poder. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001. IANNI, Octávio. Dialética das relações Raciais. Estudos Avançados, 18(50), 2004. JOB, Sandra Maria. Em texto e no contexto social: mulher e literatura afro-brasileiras. 2011. 146 f. Tese (Doutorado em Teoria Literária) – Centro de Comunicação e Expressão. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. LARKIN NASCIMENTO, Elisa. Abdias Nascimento – Grandes vultos que horaram o Senado. Brasília: Senado Federal, 2014, p. 18-19. LIMA, Heloísa Pires. Personagens negros: Um breve perfil na literatura infanto-juvenil. In: MUNANGA Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 101- 116. LOPES, Véra Neusa. Racismo, Preconceito e Discriminação: Procedimentos didático- pedagógicos e a conquista de novos comportamentos. In: MUNANGA Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 185-204. MADEIRA, Maria Zelma de Araújo; MEDEIROS, Richelly Barbosa de. Racismo estrutural e desafios dos movimentos negros na contemporaneidade. In: Dimensões da crise brasileira: dependência, trabalho e fundo público. Org. Epitácio Macário, et al. Fortaleza: UECE, 2018. MARRA, Laísa. A construção do sujeito negro no conto a escrava, de Maria Firmina dos Reis. IN: DUARTE, Constância Lima. Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. Rio de Janeiro: MALÊ, 2018. MICHALISZYN. Mario Sérgio. Relações étnico-raciais para o ensino da identidade e da diversidade cultural brasileira. Curitiba: Intersaberes, 2014. 78 MIRANDA. Fernanda Rodrigues de. Maria Firmina dos Reis em diálogo com romancistas negras brasileiras. IN: DUARTE, Constância Lima. Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. Rio de Janeiro: MALÊ, 2018. MONTEIRO, Maria do Socorro de Assis. O subterrâneo intimismo de Úrsula: Uma análise do romance de Maria Firmina dos Reis. São Paulo: Letrônica, 2019. MONTELLO. Josué. A primeira romancista brasileira. IN: DUARTE, Constância Lima. Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. Rio de Janeiro: MALÊ, 2018. MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na escola. [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. MUZART. Zahidé Lupinacci. Uma pioneira: Maria Firmina dos Reis. IN: DUARTE, Constância Lima. Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. Rio de Janeiro: MALÊ, 2018. NASCIMENTO, Abdias. Teatro experimental do negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados, São Paulo. 18(50): 209-224, 2004. OLIVEIRA, Roberta Gondim de; CUNHA, Ana Paula da; GADELHA, Ana Giselle dos Santos; CARPIO, Christiane Goulart; OLIVEIRA, Rachel Barros de; CORRÊA, Roseane Maria. Desigualdades raciais e a morte como horizonte: considerações sobre a COVID-19 e o racismo estrutural. Cadernos de Saúde Pública, 36(9), 1-10, 2020. PAIVA, Kelen Benfenatti. Maria Firmina dos Reis: educação e emancipação feminina. IN: DUARTE, Constância Lima. Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. Rio de Janeiro: MALÊ, 2018. PEREIRA, Amauri Mendes; ARAÚJO, Amilcar. O mundo negro: a constituição do movimento negro contemporâneo brasileiro (1970 a 2005). Rio de Janeiro: UFF, 2010. PEREIRA, Amauri Mendes. Escola – espaço privilegiado para a construção da cultura de consciência negra (2016). Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/historia_educacao_negro.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022. PEREIRA, Neuton Damásio. A Trajetória Histórica dos Negros Brasileiros: da Escravidão à Aplicação da Lei 10.639 no Espaço Escolar. Pós-Graduação em Educação para as Relações Étnico-raciais. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. PRADO, Maria Emília. Memória das desigualdades: os impasses das cidadanias no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 2005. ROCHA, Lara; SOARES, Esdras. A literatura, os jovens e a escola: os caminhos para a leitura literária e a formação de leitores. (2017). Disponível em : 79 https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossaspublicacoes/revista/artigos/a rtigo/2817/a-literatura-os-jovens-e-a-escola-caminhos-para-a-leitura-literaria-e-a-formacao- de-leitores. Acesso em: 12 jan. 2022. SANTOS, Natália Neris da Silva. Ideologia do branqueamento, ideologia da democracia racial e as políticas públicas direcionadas ao negro brasileiro. Revista Urutágua – Maringá (PR), 19(2): 97-113, –2009. SCHWARCZ, Lilia Moritz. Racismo no Brasil não é só herança da escravidão. (2018). https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/06/racismo-no-brasil-nao-e-so-heranca-da- escravidao-diz-antropologa.shtml. Acesso em: 29 jan. 2022. SEYFERTH, Giralda. O benefício da desigualdade: breve digressão sobre o racismo. In: SEYFERTH, Giralda e outros. Racismo no Brasil. São Paulo, ABONG, 2002. p. 31-32. SILVA, Larissa Maria do Nascimento. Desigualdade Racial no Brasil: a reiteração do racismo estrutural na sociedade brasileira. TCC para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. SOUZA, Heloísa de. Discutindo o Racismo: Disponível em: www.brasildefatopb.com.br/2021/06/02/revista-em-quadrinho-ursula-e-lancada-pelo-campus-sousa- do-ifpb TELLES, Norma. Uma maranhense. IN: DUARTE, Constância Lima. Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. Rio de Janeiro: MALÊ, 2018. VASCONCLEOS, Vânia. Em busca de um ninho perdido: o tema da maternidade roubada. IN: DUARTE, Constância Lima. Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. Rio de Janeiro: MALÊ, 2018. XAVIER, Maria Luiza M. Planejamento: globalização, interdisciplinaridade e integração curricular. In: DALLA ZEN, Maria Isabel H.; XAVER. Maria Luiza M. (Orgs.). Planejamento em destaque: analises menos convencional. Porto Alegre: mediação, 2011. ZIN. Rafael Balseiro. Maria Firmina dos Reis e seu conto A escrava: Consolidando uma literatura abolicionista. IN: DUARTE, Constância Lima. Maria Firmina dos Reis: faces de uma precursora. Rio de Janeiro: MALÊ, 2018. Walter porto https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/09/quem-e-maria-firmina-dos- reis-primeira-escritora-negra-homenageada-na-flip.shtml.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Valdeléia Maria dos Santos.pdf652.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.