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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21263| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Uma escritora silenciada: por que levar as obras de Maria Firmina dos Reis para a sala de aula da educação Básica? |
| Título(s) alternativo(s): | A silenced writer: why take the works of Maria Firmina dos Reis to the Basic Education classroom? |
| Autor(es): | Santos, Valdeléia Maria dos |
| Orientador(a): | Berino, Aristóteles de Paula |
| Primeiro membro da banca: | Berino, Aristóteles de Paula |
| Segundo membro da banca: | Almeida, Fabio Sampaio de |
| Terceiro membro da banca: | Santos, Rosemary dos |
| Palavras-chave: | Maria Firmina dos Reis;Apagamento;Desconhecimento;Preconceito;Maria Firmina dos Reis;Erasure;Unfamiliarity;Prejudice |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 27-Fev-2023 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citação: | SANTOS, Valdeléia Maria dos. Uma escritora silenciada: por que levar as obras de Maria Firmina dos Reis para a sala de aula da educação Básica? 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
| Resumo: | Maria Firmina dos Reis foi uma professora e escritora maranhense do século XIX, que atualmente vem sendo reconhecida como uma das precursoras da literatura feminina e negra brasileira. Seu primeiro romance, Úrsula, publicado em 1859, revelou a face antiescravista da autora. O romance também inaugura a chamada literatura afro-brasileira, ou seja, a literatura de produção afrodescendente, que tem como temática a negritude a partir de sua própria perspectiva. Maria Firmina dos Reis também colaborou sistematicamente com a imprensa de São Luís, publicando uma série de textos e contos, além do livro de poesias intitulado Cantos à beira-mar, de 1887, retornando com mais força aos seus ideais abolicionistas. Apesar de ser oriunda das massas, a autora não se dirigia necessariamente a elas, encontrando na literatura uma forma de expressão política e artística. Pois, mesmo não tendo vivido como escrava, assistia de perto as mazelas da escravidão, o que evidência em boa parte de sua obra. Partindo desse entendimento, o presente trabalho teve como objetivo estudar os motivos silenciamento de Maria Firmina dos Reis, buscando evidenciar a importância de se levar a autora para as salas de aula em diferentes modalidades de ensino. Para tanto foi realizada uma revisão de literatura, onde se buscou autores que explicassem o tardio reconhecimento de uma autora que debateu criticamente temáticas históricas e sociais, dentro de um universo literário que dialogou com seu tempo, contestando muitos aspectos da sociedade da sua época. |
| Abstract: | Maria Firmina dos Reis was a teacher and writer from Maranhão of the 19th century, who is currently being recognized as one of the precursors of Brazilian women's and black literature. Her first novel, Úrsula, was published in 1859, revealing the author's anti-slavery face. The novel also inaugurates the so-called Afro-Brazilian literature, that is, the literature of Afro- descendant production, whose theme is blackness from its own perspective. Maria Firmina dos Reis also systematically collaborated with the São Luís press, publishing a series of texts and short stories, in addition to the book of poetry entitled Cantos à Beira-Mar, from 1887, returning more forcefully to her abolitionist ideals. Despite coming from the masses, the author did not necessarily address them, finding in literature a form of political and artistic expression. For, even though she did not live as a slave, she watched closely the ills of slavery, which is evident in much of her work. Based on this understanding, the present work aimed to study the reasons for silencing Maria Firmina dos Reis, seeking to highlight the importance of taking the author to classrooms in different teaching modalities. For that, a literature review was carried out, where authors were sought to explain the late recognition of an author who critically debated historical and social themes, within a literary universe that dialogued with her time, contesting many aspects of the society of her time. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21263 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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