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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21264Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Carvalho, Silvia Ramos de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-30T16:19:09Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-30T16:19:09Z | - |
| dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Silvia Ramos de. Das plataformas virtuais para a sala de aula: o gênero Fanfic como ferramenta pedagógica para a construção do texto narrativo. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) -Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21264 | - |
| dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de mediação didática para a construção de narrativa a partir do gênero textual Fanfic, como ferramenta pedagógica no desenvolvimento das habilidades necessárias para a produção do texto de predominância narrativa. Ligadas ao ambiente virtual, as Fanfics fazem parte do cotidiano de uma parcela do público adolescente que encontra na leitura e escrita desse gênero uma atividade de lazer, fora do ambiente escolar, que contribui para o desenvolvimento da habilidade de escrever textos narrativos. Por este motivo, pretende-se, através delas e da aproximação do ambiente virtual com a sala de aula, apresentar uma proposta de trabalho que auxilie o estudante a construir histórias atendendo às convenções para a formação de blocos de sentido (os parágrafos) apoiadas nos momentos da narrativa (situação inicial, conflito gerador, clímax e desfecho) que, conforme orientações concernentes ao Currículo Carioca da prefeitura do Rio de Janeiro, constituem algumas das habilidades que devem ser contempladas na etapa de ensino a qual se aplica esta pesquisa. Além de reconhecer os momentos que compõem o texto narrativo, espera-se que o estudante perceba a estrutura padrão que permite identificar o início e o fim de cada parágrafo, além de distinguir a voz do narrador das falas de personagens para que possa aplicar tais habilidades em seu próprio texto. A escolha de uma intervenção que favoreça o desenvolvimento de tais habilidades deve-se às dificuldades observadas na assimilação de ideias que orientem os fatos/acontecimentos apresentados em cada parte do texto. Esta proposta aplica-se às turmas de 8o e 9o anos, segmentos no qual o trabalho com as Fanfics acreditamos ser mais produtivo para alcançar os objetivos mencionados, devido às observações decorrentes de experiências em sala de aula, podendo também ser estendido aos outros segmentos, com as devidas adaptações. A escolha dos segmentos em questão deve-se aos conhecimentos prévios a respeito do gênero observados ao longo dos anos. Além de pautar-se nos documentos oficiais que orientam os trabalhos na disciplina de Língua Portuguesa, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Currículo Carioca da Prefeitura do RJ , esta pesquisa está fundamentada em trabalhos anteriores a respeito do gênero Fanfic e sua aplicabilidade como ferramenta pedagógica de VARGAS (2015), SOUZA; SILVA; SANTOS (2020), nas reflexões a respeito dos gêneros textuais, leitura e letramentos de MARCUSCHI; XAVIER (2010), DOLZ; SCHNEUWLY (2004) e na proposta de mediação pedagógica como prática docente de PALOMANES (2021), entre outros autores que contribuíram para as considerações aqui presentes. Esperamos que a construção de narrativas a partir do gênero Fanfic possa promover o desenvolvimento das habilidades mencionadas aqui e que esta iniciativa seja propulsora de outros trabalhos relacionados ao tema, como a divulgação dos textos na página oficial e murais da U.E. (Unidade Escolar), envolvendo toda a comunidade escolar, instigando à curiosidade sobre o gênero e despertando o interesse pela leitura e escrita autoral. Acreditamos que, através desse projeto de autoria, os estudantes desenvolvam o gosto pela leitura e pela escrita, uma vez que a iniciativa de escrever Fanfics nasce da experiência de suas leituras individuais. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Fanfic | pt_BR |
| dc.subject | Mediação | pt_BR |
| dc.subject | Produção escrita | pt_BR |
| dc.subject | Narrativa | pt_BR |
| dc.subject | Fanfic | pt_BR |
| dc.subject | Mediation | pt_BR |
| dc.subject | Written production | pt_BR |
| dc.subject | Narrative | pt_BR |
| dc.title | Das plataformas virtuais para a sala de aula: o gênero Fanfic como ferramenta pedagógica para a construção do texto narrativo | pt_BR |
| dc.title.alternative | From virtual platforms to the classroom: the Fanfic genre as a pedagogical tool for the construction of the narrative text | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This work presents a proposal for didactic mediation for the construction of narrative from the narrative Fanfic genre, as a pedagogical tool in the development of the skills necessary for the production of the predominant narrative text. Linked to the virtual environment, the Fanfics are part of the daily life of a portion of the adolescent public that finds in reading and writing this genre a leisure activity, outside the school environment, which contributes to the development of the ability to write narrative texts. For this reason, it is intended, through them and the approximation of the virtual environment with the classroom, to present a work proposal that helps the student to build stories according to the conventions for the formation of sense blocks (paragraphs) supported by moments of the narrative (initial situation, generating conflict, climax and outcome) that, according guidelines concerning the Carioca Curriculum of the City of Rio de Janeiro, constitute some skills that should be contemplated in the stage of teaching to which this research is applied. In addition to recognizing the moments that make up the narrative text, the student is expected to perceive the standard structure that allows identifying the beginning and end of each paragraph, as well as distinguishing the voice of the narrator from character lines so that they can apply such skills in their own text. The choice of an intervention that favors the development of such skills is due to the difficulties observed in the assimilation of ideas that guide the facts/events presented in each part of the text. This proposal applies to the 8th and 9th graders, segments in which we believe that working with Fanfics is more productive to achieve the mentioned goals, due to observations arising from experiences in the classroom, may also be extended to other segments, with appropriate adaptations. The choice of the segments in question is due to previous knowledge about the gender observed over the years. In addition to being based on official documents that guide the work in the discipline of Portuguese, BNCC (National Common Curricular Base) and Carioca Curriculum of the City of Rio de Janeiro, this research is based on previous work on the Fanfic genre and its applicability as a pedagogical tool of VARGAS (2015), SOUZA; SILVA; SANTOS (2020), reflections about the textual genres reading and literacies of MARCUSCHI; XAVIER (2010), DOLZ; SCHNEUWLY (2004) and in the proposal of pedagogical mediation as a teaching practice of PALOMANES (2021), among other authors who contributed to the considerations presented here. We hope that the construction of narratives from the Fanfic genre can promote the development of the skills mentioned here and that this initiative is the driving force of other works related to the subject, such as the dissemination of texts on the official website and murals of the U.E. (School Unit), involving the entire school community, instigating curiosity about the gender and arousing interest in reading and authorial writing. We believe that, through this authoring project, students develop a taste for reading and writing, since the initiative to write Fanfics is born from the experience of their individual readings. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Gerson Rodrigues da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0048327365729828 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Gerson Rodrigues da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0048327365729828 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Ramos, Penha Élida Ghiotto Tuão | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-4824-8446 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6233081353479239 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Costa, Wagner Alexandre dos Santos | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-4804-6561 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5356522896007792 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9661029488360626 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.relation.references | ARAÚJO, Verônica Danieli Lima & GLOTZ, Raquel Elza Oliveira. Letramento digital como instrumento de inclusão social e democratização do conhecimento: desafios atuais. Revista Eduação pública. Julho, 2014. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/26/o-letramento-digital-como-instrumento- de-inclusatildeo-social-e-democratizaccedilatildeo-do-conhecimento-desafios-atuais AZZARI, Eliane Fernandes & CUSTÓDIO, Melina Aparecida. Fanfics, Google Docs... A produção textual colaborativa. In: ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. BRAGA, Denise Bértoli. A comunicação interativa em ambiente hipermídia: as vantagens da hipermodalidade para o aprendizado no meio digital. In: MARCHUSCHI, Luiz Antonio & XAVIER, Antônio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006. CAMPOS, Adriana Virtuoso. O gênero textual fanfiction como ferramenta de ensino. Anais do VII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras da UFF – Estudos de Linguagem, Rio de Janeiro, 2016. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2021. HUMBOLD, Wilhelm. Sobre a diferença entre os organismos da linguagem humana e a influência dessa diferença no desenvolvimento mental da humanidade. São Petersburgo, 1859. KLEIMAN, B. Angela. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, 1-25, dezembro de 2007. 96 KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2010. LIMA, Wagner Luiz Ferreira & ALVES, Taís de Cássia Badaró. Modos de organização do texto. Conexão acadêmica – Julho, 2012. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes e atividades linguísticas no contexto da tecnologia digital. 50a Reunião do GEL – Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, USP, São Paulo, 23-25 de maio de 2002. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (org.) Gêneros textuais & ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003: 19-36 ______. MARCUSCHI, Luiz Antônio. A questão do suporte dos gêneros textuais. DLCV Língua, Linguística e Literatura v.1 n.1 e 2, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba, PB: 2003a. disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/issue/view/741 Acesso em: 01 de mar. 2016. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010. MARCHUSCHI, Luiz Antonio & XAVIER, Antônio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. PALOMANES, Roza. Século XXI: a mediação pedagógica e o novo papel do professor. In: PALOMANES, Roza (org.). A mediação pedagógica como prática docente: propostas de atividades de leitura e escrita. Rio de Janeiro: Encontrografia, 2021. PUZZO, Miriam Bauab. Dialogismo bakhtiniano e a estilística vossleriana. Revista Pucsp. Portal de revista Puc-SP. São paulo, 12 (1): 131-149, Jan/Abril 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/26367/20959 97 REISS_: As quatro estações. Spiritfanfiction, 2022. Disponível em: https://www.spiritfanfiction.com/historia/as-quatro-estacoes-23730455/. Acesso em: abril/2022 ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. SANTOS, Lindinalva Vicente de Almeida, SILVA, Edjane Pereira & BARBOSA, Rejane Siqueira Campos. Reflexão sobre a ação educativa no processo de produção de texto no gênero fanfic ou fanfiction. VI Congresso Nacional de Educação. Fortaleza – CE, 2019. SARDINHA, Tânia Fonseca da Rocha. O contexto da tecnologia digital e os gêneros textuais emergentes. Anais do XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011. SCHNEUWLY, Bernard & DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip- hop. São Paulo: Parábola, 2011. SOUZA, Andrey Lopes, SILVA, Maria Clara da & SANTOS, Rayane Beatriz. A fanfic e o spirit fanfic: Algumas considerações sobre relações sociais, internet e potencialidade de uso das fanfics como recurso pedagógico. Ensino em revista. Uberlândia, MG, v.27: p.1405-1429, Dez. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ER-v27nEa2020-10 VARGAS, Maria Lucia Bandeira. Do fã consumidor ao fã navegador: o fenômeno fanfiction. Passo Fundo, 2005. 210f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2005. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras | |
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