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Tipo do documento: Tese
Title: Lepedi em ação: itinerâncias e tessituras sobre experiências formativas crítico-emancipadoras em tempos de exclusão
Other Titles: Lepedi in action: itinerancies and tessituras on critical-emancipatory formative experiences in times of exclusion
Authors: Cabral, Rosangela Costa Soares
Orientador(a): Damasceno, Allan Rocha
Primeiro membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Segundo membro da banca: Silva Junior, Aureliano Lopes da
Terceiro membro da banca: Lima, Míriam Morelli
Quarto membro da banca: Almeida, Mariangela Lima de
Quinto membro da banca: Santiago, Mylene Cristina
Keywords: Inclusão em Educação;LEPEDI;Perspectiva Omnilética;Inclusion in Education;Omnilexic Perspective
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: CABRAL, Rosangela Costa Soares. Lepedi em ação: itinerâncias e tessituras sobre experiências formativas crítico-emancipadoras em tempos de exclusão. 2024. 210 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024.
Abstract: Este estudo teve como objeto de investigação historicizar a trajetória do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI) analisando o conceito de Inclusão em Educação numa tessitura com a Teoria Crítica e as lentes da perspectiva omnilética. Para tanto, foi realizada uma caracterização do “Estado da Arte” teórico e epistemológico do LEPEDI, assim como a sua identidade sobre a afirmação do conceito, organização e missão institucional. Delimitou-se essa pesquisa em experiências de Inclusão em Educação a partir de seus(suas) pesquisador(as), assim como a construção de uma linha histórica estabelecendo a organização político-pedagógica/administrativa do laboratório. Esta tese de doutorado caminha de maneira crítico-reflexiva por questões acerca dos impactos acadêmicos-científicos produzidos pelo LEPEDI. Para tal, estabeleceu-se as categorias de estudo, construídas a partir da Teoria Crítica de Theodor Adorno (1985-2020) em diálogo com a perspectiva Omnilética, o que chamamos de Omnicrítica. Definimos como objetivos: historicizar a criação do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI); Caracterizar o “Estado da Arte” teórico e epistemológico do LEPEDI a partir de sua produção acadêmica/pesquisas (TCC, monografias, dissertações e teses); Caracterizar o “Estado da Arte” da extensão do LEPEDI a partir de suas atividades voltadas pra a comunidade interna e externa à UFRuralRJ; Caracterizar a identidade epistêmica do LEPEDI no que se refere a afirmação do conceito “Inclusão em Educação”; Caracterizar a organização do LEPEDI: núcleos de investigação, organização administrativo-pedagógica, relação com a comunidade (mídias sociais, programas institucionais, projeção na mídia, etc.), relação com programas de pós-graduação, entre outros; Identificar os impactos do LEPEDI no âmbito acadêmico-científico, considerando sua missão institucional e metas. Nesta perspectiva, na produção de dados da pesquisa, aplicamos um questionário via Google Forms considerando as experiências formativas dos(as) pesquisadores dos laboratórios, assim como caracterizamos a identidade do LEPEDI, seus impactos e itinerâncias. A pesquisa debruçou-se sob a perspectiva histórico-político-pedagógica de um laboratório de pesquisa, que gera impactos em seu lócus de atuação. Assim, os resultados desta investigação revelaram que o LEPEDI direciona todas suas pesquisas e ações por meio das lentes da Inclusão em Educação, afirmando as perspectivas da Omnilética e Omnicrítica, destacando o protagonismo de seus(suas) pesquisadores(as) nos mais diversos espaços, para além dos muros da Universidade.
Abstract: This study had as object of investigation to historicize the trajectory of the Laboratory of Studies and Research in Education, Diversity and Inclusion (LEPEDI) analyzing the concept of Inclusion in Education in a tessitura with Critical Theory and the lenses of omnilexical perspective. Therefore, a characterization of the theoretical and epistemological "State of the Art" of LEPEDI was carried out, as well as its identity on the affirmation of the concept, organization and institutional mission. This research was delimited in experiences of Inclusion in Education from their (his) researcher (as), as well as the construction of a historical line establishing the political-pedagogical/ administrative organization of the laboratory. This doctoral thesis walks critically-reflexively through questions about the academic-scientific impacts produced by LEPEDI. To this end, the categories of study were established, constructed from the Critical Theory of Theodor Adorno (1985-2020) in dialogue with the Omnilexic perspective, what we call Omnicriticism. We define as objectives: to historicize the creation of the Laboratory of Studies and Research in Education, Diversity and Inclusion (LEPEDI); to characterize the theoretical and epistemological "State of the Art" of LEPEDI from its academic production/ research (TCC, monographs, dissertations and theses); Characterize the "State of the Art" of the extension of LEPEDI from its activities aimed at the internal and external community to UFRuralRJ; Characterize the epistemic identity of LEPEDI with regard to the affirmation of the concept "Inclusion in Education"; Characterize the organization of LEPEDI: research centers, administrative-pedagogical organization, relationship with the community (social media, institutional programs, media projection, etc.), relationship with graduate programs, among others; Identify the impacts of LEPEDI in the academic-scientific context, considering its institutional mission and goals. In this perspective, in the production of research data, we applied a questionnaire via Google Forms considering the formative experiences of (the) researchers of the laboratories, as well as characterize the identity of LEPEDI, its impacts and itinerancies. The research focused on the historical-political-pedagogical perspective of a research laboratory, which generates impacts on its locus of action. Thus, the results of this investigation revealed that LEPEDI directs all its research and actions through the lens of Inclusion in Education, affirming the perspectives of Omnilexics and Omnicriticism, highlighting the protagonism of its (its) researchers (the) spaces, beyond the walls of the University.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21422
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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