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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21423Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Bernardino, Larissa Pereira Lasneau | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-09T13:01:28Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-09T13:01:28Z | - |
| dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
| dc.identifier.citation | BERNARDINO, Larissa Pereira Lasneau. Para além dos muros da escola: a importância das estratégias relacionadas à sexualidade em uma escola do estado do Rio de Janeiro. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21423 | - |
| dc.description.abstract | As questões relacionadas à sexualidade ainda se encontram insuficientemente inseridas na realidade da maioria das escolas. Em geral, a exposição do tema nas escolas limita-se a uma abordagem biológico-higienista e ao sexismo, ligada apenas aos fatores biológicos presentes nos livros didáticos, quando se debate e discute sobre prevenção e promoção da saúde, infecções sexualmente transmissíveis, reprodução humana, formação biológica e gravidez na adolescência. O estudo objetivou implementar ações visando a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, as consequências do não uso dos métodos contraceptivos e a gravidez indesejada na adolescência, a partir de uma reflexão sobre a temática sexualidade numa abordagem que enfatizou a promoção da saúde e do autocuidado. Pretendeu-se contribuir para clarificar a relevância da implementação de eventos de qualificação para os profissionais que lidam com este público, para que possam promover uma educação voltada para a formação de sujeitos críticos, livres de preconceitos e discriminação. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma pesquisa-ação, com análise qualitativa dos dados, baseada na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. O público-alvo da pesquisa foi alunos do 2o ano do Ensino Médio, ativos no CIEP Padre Salésio, situado no Município de Vassouras-RJ. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com questões abertas, a ser aplicado nos estudantes antes e depois das ações realizadas. Os resultados serviram como parâmetros que possam subsidiar o planejamento de intervenções futuras, pautadas na prevenção e promoção de saúde da região. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Adolescência | pt_BR |
| dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
| dc.subject | IST | pt_BR |
| dc.subject | Métodos Contraceptivos | pt_BR |
| dc.subject | Gravidez na Adolescência | pt_BR |
| dc.subject | Adolescence | pt_BR |
| dc.subject | Sexuality | pt_BR |
| dc.subject | STI | pt_BR |
| dc.subject | Contraceptive Methods | pt_BR |
| dc.subject | Teenage pregnancy | pt_BR |
| dc.title | Para além dos muros da escola: a importância das estratégias relacionadas à sexualidade em uma escola do estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.title.alternative | Beyond the school walls: the importance of sexuality-related strategies in a school in the state of Rio de Janeiro | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Issues related to sexuality are still insufficiently included in the reality of most schools. In general, exposure of the topic in schools was limited to a biological-hygienist approach and sexism, linked only to biological factors present in textbooks, when discussing and discussing prevention and health promotion, sexually transmitted diseases, human reproduction, biological training and teenage pregnancy. The study aimed to implement actions aimed at preventing sexually transmitted diseases, the consequences of not using contraceptive methods and unwanted teenage pregnancy, based on a reflection on the theme of sexuality in an approach that emphasized health promotion and self-care. It was intended to contribute to clarifying the relevance of implementing training events for professionals who deal with this public, so that they can promote an education aimed at forming critical subjects, free from prejudice and discrimination. For the development of the study, an action research was carried out, with qualitative data analysis, based on Bardin's Content Analysis technique. The target audience of the research were students in the 2nd year of high school, active at CIEP Padre Salésio, located in the municipality of Vassouras-RJ. As an instrument for data collection, a questionnaire with open questions was used, to be applied to students before and after the actions taken. The results served as parameters that can support the planning of future interventions, based on prevention and health promotion in the region. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Sílvia Maria Melo | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-7529-5646 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4323286140400528 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Sílvia Maria Melo | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-7529-5646 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4323286140400528 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Damasceno, Allan Rocha | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0577-805X | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0177717397152120 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Rocha, Fátima Niemeyer da | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-3521-3554 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6200482231089335 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6711712219575866 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
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