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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21426Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Sales, Marcelo da Cunha | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-09T14:43:05Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-09T14:43:05Z | - |
| dc.date.issued | 2023-07-27 | - |
| dc.identifier.citation | SALES, Marcelo da Cunha. O Programa de Qualificação Institucional na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018 -2022): reflexões sobre a construção de uma política de desenvolvimento para servidores públicos. 2023. 153 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica / Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21426 | - |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa na área da Educação analisou a implementação do Programa de Qualificação Institucional (PQI) entre 2018 e 2022, utilizando a pesquisa documental como metodologia (CHAGAS, 2003; PIMENTEL, 2021). O PQI tem como objetivo qualificar servidores docentes e técnico administrativos em educação da UFRRJ (TAES) nos cursos de Mestrado e Doutorado, em Programas de Pós-Graduação das diversas áreas. O objetivo geral da pesquisa foi investigar o alcance do PQI no âmbito da política de formação continuada dos servidores técnico administrativos da UFRRJ. Destacando-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar o perfil dos servidores técnico administrativos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro envolvidos no PQI; identificar o universo de adesão institucional e dos servidores ao PQI; oportunizar que outras universidades, órgão públicos e a sociedade de modo geral, tenham conhecimento do programa e contribuir para a construção de uma memória da formação continuada dos servidores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi realizada uma pesquisa na legislação e nos documentos externos e internos da UFRRJ e identificou-se que 72 (setenta e dois) alunos foram matriculados no PQI entre 2018 e 2022, com equilíbrio entre o número de servidores e servidoras. Desses alunos matriculados, 45 (quarenta e cinco) estão cursando o mestrado e 27 cursando o doutorado. Vinte e nove servidores aparecem como concluintes, sendo 28 do mestrado e 01 do doutorado. Foram analisados os resumos de 23 dissertações de mestrado e 01 resumo de tese de doutorado, verificando-se que as pesquisas contribuem para a atividade do servidor, para o seu ambiente de trabalho ou para o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação com impactos a nível local, regional e até mesmo nacional. Além disso, a pesquisa demonstrou a necessidade de novos estudos para aprofundar ainda mais avaliação do PQI, contribuindo para os ajustes necessários, visando seu aprimoramento como política permanente de gestão de pessoas da UFRRJ. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
| dc.subject | Gestão de pessoas | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Continuing education | pt_BR |
| dc.subject | People management | pt_BR |
| dc.title | O Programa de Qualificação Institucional na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018 -2022): reflexões sobre a construção de uma política de desenvolvimento para servidores públicos | pt_BR |
| dc.title.alternative | The Institutional Qualification Program at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (2018 -2022): reflections on the construction of a development policy for public servants | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This research in the area of Education analyzed the implementation of the Institutional Qualification Program (PQI) between 2018 and 2022, using documentary research as a methodology (CHAGAS, 2003; PIMENTEL, 2021). The PQI aims to qualify teaching staff and administrative technicians in education at UFRRJ (TAES) in Master's and Doctorate courses, in Graduate Programs in different areas. The general objective of the research was to investigate the scope of the PQI within the scope of the continuing education policy of UFRRJ's technical administrative servants. Highlighting the following specific objectives: to characterize the profile of the technical administrative servants of the Federal Rural University of Rio de Janeiro involved in the PQI; identify the universe of institutional and civil servants' adherence to the PQI; provide opportunities for other universities, public bodies and society in general to become aware of the program and contribute to the construction of a memory of the continuing education of the employees of the Federal Rural University of Rio de Janeiro. A research was carried out in the legislation and in the external and internal documents of UFRRJ and it was identified that 72 (seventy-two) students were enrolled in the PQI between 2018 and 2022, with a balance between the number of male and female servants. Of these enrolled students, 45 (forty-five) are studying for a master's degree and 27 are studying for a doctorate. Twenty-nine civil servants appear as graduates, 28 from the Master's and 01 from the Doctorate. There were the summaries of 23 master's dissertations and 01 doctoral thesis summary, verifying that the research contributes to the server's activity, to its work environment or to the strengthening of research and postgraduate studies with impacts at the local level, regional and even national. In addition, the research demonstrated the need for further studies to further deepen the evaluation of the PQI, contributing to the necessary adjustments, aiming at its improvement as a permanent policy for people management at UFRRJ. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Sales, Sandra Regina | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5691-0255 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6700481146248917 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Sales, Sandra Regina | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5691-0255 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6700481146248917 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pletsch, Márcia Denise | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-5906-0487 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5622440291569151 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Cupolillo, Amparo Villa | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-1856-6005 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5482837394103537 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Paiva, Jane | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-3501-8740 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3049044829510326 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Costa, Renato Pontes | - |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/5685624497619028 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4171755600865157 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
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