Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21428
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Felipe Mariano-
dc.date.accessioned2025-05-09T15:20:25Z-
dc.date.available2025-05-09T15:20:25Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.identifier.citationSOARES, Felipe Mariano. Direito à Cidade Universitária: “Interacity”, uma ciberpesquisa-formação na “ComVivência” pedagógica. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21428-
dc.description.abstractCompreender como a produção de ambiências formativas online, com isso escape room e hipermapas, viabiliza mediar a formação cidadã na Cidade Universitária da UFRRJ, para construir bricolagens metodológicas a fim de desenvolver, de forma coletiva, práticas mediadas por artefatos e interfaces conectadas em rede, que viabilizem a produção de narrativas e outros olhares sobre seus caminhos e suas experiências no/com a Cidade Universitária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), para produzir inovação pedagógica nesse em contexto formativo. O ambiente de pesquisa se constitui na/com a disciplina de Política e Organização da Educação, disciplina da graduação no Instituto de Educação da parte integrante da Cidade Universitária da UFRRJ. Os praticantes dessa pesquisa são graduandos de diversas licenciaturas no 5o e 6o período que produzem a pesquisa com nossa equipe pedagógica na disciplina através do nosso construto de pesquisa que também se estabelece na criação do dispositivo “Interacity”. Como quadro teórico e metodológico mobilizamos a ciberpesquisa-formação (SANTOS, 2014, 2019 e 2020a) em bricolagem com a “ComVivência Pedagógica” (GARNIER e GUIMARÃES, 2017 e 2018) para dialogar de forma multirreferencial (ARDOÍNO, 1998) a partir de um rigor outro (MACEDO, 2020) pelos cotidianos (ALVES, 2008) na perspectiva da auto, hétero e eco-formação (NÓVOA, 2004; JOSSO, 2007) para ampliação dos conhecimentos sobre direito à cidade (LEFEBVRE, 1991) a partir da Cidade Universitária (PINTO e BUFFA, 2009) da UFRRJ. Desta maneira podemos compreender a emergência do direito à cidade e uma formação para/com o direito à Cidade Universitária.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectCiberpesquisa-formaçãopt_BR
dc.subjectComVivência Pedagógicapt_BR
dc.subjectDireito à Cidade Universitáriapt_BR
dc.subjectCyberresearch-trainingpt_BR
dc.subjectPedagogical “ComVIvência”pt_BR
dc.subjectRight to the university citypt_BR
dc.titleDireito à Cidade Universitária: “Interacity”, uma ciberpesquisa-formação na “ComVivência” pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeRight to the University City: “InteraCity”, a cyberresearch-training in the pedagogical “ComVivência”en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherTo understand how the production of online formative environments, with this escape room and hypermaps, makes it possible to mediate citizenship education in the university city of UFRRJ, to build methodological bricolages in order to develop, in a collective way, practices mediated by artifacts and interfaces connected in a network, which enable the production of narratives and other perspectives on their paths and their experiences in/with the university city of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), to produce pedagogical innovation in this formative context. The research environment is constituted in/with the discipline of Politics and Organization of Education, an undergraduate discipline at the Institute of Education of the University City of UFRRJ. The practitioners of this research are undergraduates of various degrees in the 5th and 6th period who produce the research with our pedagogical team in the discipline through our research construct that is also established in the creation of the "Interacity" device. As a theoretical and methodological framework, we mobilize cyberresearch-training (SANTOS, 2014, 2019 and 2020a) in DIY with the "Pedagogical CoVivência" (GARNIER and GUIMARÃES, 2017 and 2018) to dialogue in a multi-referential way (ARDOÍNO, 1998) from a different rigor (MACEDO, 2020) through everyday life (ALVES, 2008) from the perspective of self, hetero and eco-formation (NÓVOA, 2004; JOSSO, 2007) to expand knowledge about the right to the city (LEFEBVRE, 1991) from the university city (PINTO and BUFFA, 2009) of UFRRJ. In this way we can understand the emergence of the right to the city and a formation for/with the right to the university city.en
dc.contributor.advisor1Santos, Edméa Oliveira dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4978-9818pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4023554724278836pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Edméa Oliveira dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4978-9818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4023554724278836pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Mauro-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4158-313Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221pt_BR
dc.contributor.referee3Carolei, Paula-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1592-9731pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0778199387503922pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8690-3184pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9793382151997573pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesADÍCHIE, Chimamanda Ngozi O perigo de uma história única / Chimamanda Ngozi Adichie ; tradução Julia Romeu. — 1a ed. — São Paulo: Companhia das Letras, 2019. ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas sobre redes de saberes. 3a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2008 ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, J. (org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998. BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Zygmunt Bauman. Editora Zahar, Rio de Janeiro, 2003. 141pp. BENJAMIN, W. O surrealismo. O último instantâneo da inteligência europeia. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas; v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987. BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas; v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987. BENJAMIN, W. A imagem de Proust. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas; v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei no 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Constituição Federal do Brasil. Brasília: Senado, 1988. _______. Decreto no 5.622/05. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf. Acesso em: 6 outubro. 2022. BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. ISSN 1413-2478. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782002000100003&lng=es& nrm=iso&tlng=pt> Acessado em 15/07/2023 às 18:00. CAVALCANTI, Carolina Costa. Design thinking na educação presencial, à distância e corporativa / Carolina Costa Cavalcanti, Andrea Cristina Filatro. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva 2016. CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. CURY, C. R. J. (2013). A educação básica como direito. Cadernos De Pesquisa, 38(134), 293–303. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/306 EVARISTO, Conceição (2011). Insubmissas lágrimas de mulheres Belo Horizonte: Nandyala. FERREIRA e PEREIRA Revista Ensino de Geografia (Recife) V. 3, No. 2, 2020 DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n2id245976 Ferreira e Pereira, 2020 FREIRE, P. (2000). Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. 147 FREIRE, P. Pedagogia da esperança, São Paulo: Paz e Terra, 2000. FREIRE, P. (2005). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. GUARNIERI, Fernanda Vieira; MELO-SILVA, Lucy Leal. Cotas Universitárias no Brasil: Análise de uma década de produção científica. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 183-193, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2017/02121100>. Acesso em: 10 set. 2021. GUIMARÃES, M.; GRANIER, N. B. Educação ambiental e os processos formativos em tempos de crise. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 55, p. 1574-1597, 2017. GUIMARÃES, M. Pesquisa e Processos Formativos de Educadores Ambientais na Radicalidade de uma Crise Civilizatória, 2018. Disponível em <https://gepeadsim.files.wordpress.com/2019/08/guimaraes-m.-pesquisa-e-processos-formativos-de -educadores-ambientais-na-radicalidade-de-uma-crise-civilizatc3b3ria.pdf> Acesso em 11 de abril de 2022 às 14:19. JACKIW, Elizandra; HARACEMIV, Sonia Maria Chaves; BENVENUTTI, Cristiane Dall’Agnol da Silva. A amorosidade no ato de educar em Paulo Freire e Humberto Maturana: aproximações possíveis. Revista Teias, [S. l.], v. 22, n. 67, p. 7–17, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.61965. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/61965. Acesso em: 10 dez. 2023. JOSSO, Marie Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004. ______. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação, v. 30, n. 3, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2741 Acesso em: 23 set. 2022. KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo In: Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade / orgs. Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. - Porto Alegre: Sulina, 2009. KASTRUP, V.; PASSOS E. Cartografar é traçar um plano comum In: Dossiê Cartografia: Pistas do Método da Cartografia - Vol. II, Fractal, Rev. Psicol. 25 (2), Ago 2013. disponível em: <https://www.scielo.br/j/fractal/a/nBpkNsJc6DrmsTtMxfRCZWK/?lang=pt> acessado em 05/04/2023 às 09:20. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, 2020. LEFEBRVE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo, 1991. LEFEBVRE Henri. MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTEL, Álamo. Um rigor outro: sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador – BA: Edufba, 2009. MACEDO, Roberto Sidney. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000. MACEDO, R. S. Atos de currículo, formação em ato?: Para compreender, entretecer e problematizar currículo e formação. Currículo e formação. Ilhéus, BA: Editus, 2011. MACEDO, Roberto S. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária - Experiências transingulares com o método em Ciências da Educação. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2020. MACHADO, Karen Graziela Weber; SOSO, Felipe Sereno; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. AULAS ON-LINE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE 148 PANDEMIA. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 633-655, set./dez. 2020. <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/machado-soso-kampff.pdf> Acesso em 20 abril. 2022. MARTINS, Vivian e SANTOS, Edméa. A educação na palma das mãos: a construção da pedagogia da hipermobilidade em uma pesquisa-formação na Cibercultura. In: App-Education : fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura / Edméa Santos, Cristiane Porto, organizadoras. - Salvador : EDUFBA, 2019. MARTINS, Vivian. Pedagogia da hipermobilidade: formação, movimento, conexões e comunidades integradas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.793-808. Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X. <https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds09.> NÓVOA, Antonio. Prefácio. In: JOSSO, Marie Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004, p.11-34. _____________. In: MACEDO, Roberto Sidnei. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária - Experiências transingulares com o método em Ciências da Educação - 1 ed. - Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. PINTO A. BUFFA G. E. Arquitetura e educação: câmpus universitários brasileiros. São Carlos: EdUFSCar, 2009. RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017. RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de; SANTOS, Rosemary dos. AMBIÊNCIAS HÍBRIDAS-FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ONLINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM TEMPOS DE CIBERCULTURA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–13, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.30589. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/30589. Acesso em: 6 nov. 2023. SANTAELLA, Lúcia. Por que nos tornamos ubíquos? 2013. Disponível em: https://sociotramas.wordpress.com/2013/08/12/por-que-nos-tornamos-ubiquos/ Acesso em: 20 de outubro de 2022. _____________. Linguagens Líquidas na Era da Mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. SANTOS, Boaventura de Souza. O fim do império cognitivo. A afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de Educación, v. 49, p. 267-287, 2009. SANTOS, Edméa Oliveira dos; OKADA, Alexandra Lilavati Pereira. O diálogo entre a teoria e a empiria: mapeando noções subsunçoras, com o uso de software, uma experiência de pesquisa e docência em EAD Online. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 9, n. 25, p. 5-15, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://abed.org.br/congresso2004/por/htm/147-TC-D2.htm.> Acesso em: 11 ago. 2023. SANTOS, Edméa. Educação online : cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. – 2005. 351 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação disponível em <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11800> Acesso em 02 de outubro de 2023. SANTOS, Edméa. Educação online como dispositivo na ciberpesquisa-formação. In: Revista Tecnologias na Educação – Ano 9 – Número/Vol.20 – Edição Temática IV– Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação. 2017. Disponível em: <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/10/Art9-vol.20-Edi%C3%A7%C3%A3o-Tem%C3 %A1tica-IV-Outubro-2017.pdf> Acesso em: 05 de novembro de 2022. _____________. Educação online como dispositivo na ciberpesquisa-formação. 2017 in 149 <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/10/Art9-vol.20-Edi%C3%A7%C3%A3o-Tem%C3 %A1tica-IV-Outubro-2017.pdf> Acesso em 5 agosto. 2022. _____________. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2014, 2019. _____________. S237c O caminhar na educação [recurso eletrônico] : narrativas de aprendizagens, pesquisa e formação 1 / Edméa Santos, Leonardo Rangel. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020a. _____________. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, agosto de 2020b, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119>. Acesso em: 03 novembro. 2022. _____________. Pesquisa-formação na pós-graduação em tempos de pandemia: experiências de produção e análise de dados. In: Le@dTalks “Research in digital time - Investigar na era digital”, Universidade Aberta de Lisboa, Portugal, 2022b. SANTOS, Edméa. SALES, Kátia e Veloso, Maristela. Portfólio online no desenho didático da Pós-graduação Stricto Sensu. In: O ensino da didática na formação de professores, 2022c. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30200/17577 Acessado em 02/11/2022 às 14:00 SANTOS, Milton. A aceleração contemporânea. In SANTOS, Milton et al. (Orgs.). O novo mapa do mundo. São Paulo : Hucitec, 1993. SANTOS, Milton, 1926-2001 A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção / Milton Santos. - 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. - (Coleção Milton Santos; 1) ____________, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico científico e informacional. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. SANTOS, José Erimar dos; SANTOS, Valmaria Lemos da Costa. O período técnico científico e informacional e o ensino de geografia: algumas notas. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 39, p.168-180, set. 2011. SARTRE, Jean Paul, Prefácio. In: Fanon, F. Os Condenados da Terra, Rio de Janeiro RJ: Editora Civilização Brasileira, 1968. SAMPAIO, Fábio F. (orgs.). Informática na educação: interatividade, metodologias e redes. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.3). Disponível em: <https://ieducacao.ceie-br.org/interatividade> Acessado em 19 de ago. 2023. SEEMANN, John. “Cartografia cultural” na geografia cultural: entre mapas da cultura e a cultura dos mapas. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 21, n. 2, p. 61–82, 2009. DOI: 10.5216/bgg.v21i2.4214. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/4214. Acesso em: 19 jul. 2023. SILVA, Marco. Como pensar e praticar interatividade na sala de aula híbrida? In: Anais do V colóquio Luso-Afro-\brasileiro de questões curriculares e VI (IN)FORMACCE -2021, Brasil, 2022. Disponível em: www.even3.com.br/Anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/429591-COMO-PENSAR-E-PR ATICAR-INTERATIVIDADE-NA-SALA-DE-AULA-HIBRIDA acessado em 02/09/2023 às 15:45. ___________. Interatividade na educação híbrida. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa; SIMMEL, Georg, A metrópole e a vida mental. Em VELHO, Otávio G. (org), O fenômeno urbano, Rio de Janeiro: Guanabara, 1987 (1902) 150 STANDING, Guy. O precarizado. A nova classe perigosa. Tradução: Cristina Antunes. 1. ed. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. TAVOLARI, Bianca. Direito à cidade: uma trajetória conceitual. São Paulo: CEBRAP, 2016. 18 p. Disponível em: <http://novosestudos.uol.com.br/wp-content/uploads/2016/03/05_bianca-tavolari_104_p92a109.pdf >. Acesso em: 10 ago. 2021pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Felipe Mariano Soares.pdf4.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.