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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21428| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Direito à Cidade Universitária: “Interacity”, uma ciberpesquisa-formação na “ComVivência” pedagógica |
| Título(s) alternativo(s): | Right to the University City: “InteraCity”, a cyberresearch-training in the pedagogical “ComVivência” |
| Autor(es): | Soares, Felipe Mariano |
| Orientador(a): | Santos, Edméa Oliveira dos |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Edméa Oliveira dos |
| Segundo membro da banca: | Guimarães, Mauro |
| Terceiro membro da banca: | Carolei, Paula |
| Palavras-chave: | Ciberpesquisa-formação;ComVivência Pedagógica;Direito à Cidade Universitária;Cyberresearch-training;Pedagogical “ComVIvência”;Right to the university city |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 27-Dez-2023 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citação: | SOARES, Felipe Mariano. Direito à Cidade Universitária: “Interacity”, uma ciberpesquisa-formação na “ComVivência” pedagógica. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
| Resumo: | Compreender como a produção de ambiências formativas online, com isso escape room e hipermapas, viabiliza mediar a formação cidadã na Cidade Universitária da UFRRJ, para construir bricolagens metodológicas a fim de desenvolver, de forma coletiva, práticas mediadas por artefatos e interfaces conectadas em rede, que viabilizem a produção de narrativas e outros olhares sobre seus caminhos e suas experiências no/com a Cidade Universitária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), para produzir inovação pedagógica nesse em contexto formativo. O ambiente de pesquisa se constitui na/com a disciplina de Política e Organização da Educação, disciplina da graduação no Instituto de Educação da parte integrante da Cidade Universitária da UFRRJ. Os praticantes dessa pesquisa são graduandos de diversas licenciaturas no 5o e 6o período que produzem a pesquisa com nossa equipe pedagógica na disciplina através do nosso construto de pesquisa que também se estabelece na criação do dispositivo “Interacity”. Como quadro teórico e metodológico mobilizamos a ciberpesquisa-formação (SANTOS, 2014, 2019 e 2020a) em bricolagem com a “ComVivência Pedagógica” (GARNIER e GUIMARÃES, 2017 e 2018) para dialogar de forma multirreferencial (ARDOÍNO, 1998) a partir de um rigor outro (MACEDO, 2020) pelos cotidianos (ALVES, 2008) na perspectiva da auto, hétero e eco-formação (NÓVOA, 2004; JOSSO, 2007) para ampliação dos conhecimentos sobre direito à cidade (LEFEBVRE, 1991) a partir da Cidade Universitária (PINTO e BUFFA, 2009) da UFRRJ. Desta maneira podemos compreender a emergência do direito à cidade e uma formação para/com o direito à Cidade Universitária. |
| Abstract: | To understand how the production of online formative environments, with this escape room and hypermaps, makes it possible to mediate citizenship education in the university city of UFRRJ, to build methodological bricolages in order to develop, in a collective way, practices mediated by artifacts and interfaces connected in a network, which enable the production of narratives and other perspectives on their paths and their experiences in/with the university city of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), to produce pedagogical innovation in this formative context. The research environment is constituted in/with the discipline of Politics and Organization of Education, an undergraduate discipline at the Institute of Education of the University City of UFRRJ. The practitioners of this research are undergraduates of various degrees in the 5th and 6th period who produce the research with our pedagogical team in the discipline through our research construct that is also established in the creation of the "Interacity" device. As a theoretical and methodological framework, we mobilize cyberresearch-training (SANTOS, 2014, 2019 and 2020a) in DIY with the "Pedagogical CoVivência" (GARNIER and GUIMARÃES, 2017 and 2018) to dialogue in a multi-referential way (ARDOÍNO, 1998) from a different rigor (MACEDO, 2020) through everyday life (ALVES, 2008) from the perspective of self, hetero and eco-formation (NÓVOA, 2004; JOSSO, 2007) to expand knowledge about the right to the city (LEFEBVRE, 1991) from the university city (PINTO and BUFFA, 2009) of UFRRJ. In this way we can understand the emergence of the right to the city and a formation for/with the right to the university city. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21428 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2023 - Felipe Mariano Soares.pdf | 4.11 MB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
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