Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21435
Tipo do documento: | TCC |
Title: | Análise Comparativa das Legislações Estaduais e da Lei Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) |
Authors: | Sebastião, Bruno Borges Silvério |
Keywords: | Pagamentos por Serviços Ambientais;Política ambiental;Legislações estaduais;Brasil;Payments for Environmental Services;Environmental policy;State legislation;Brazil. |
Issue Date: | 27-Dec-2024 |
Abstract: | O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é reconhecido mundialmente como um importante instrumento econômico, usado para recompensar (financeiramente ou de outra forma) os indivíduos ou as organizações que realizam ações voltadas à conservação ou recuperação dos ecossistemas. No Brasil, a Lei Federal n.º 14.119 de 2021 instituiu a Política Nacional de PSA e o Programa Federal de PSA, além de definir conceitos e diretrizes em âmbito nacional. De maneira semelhante, alguns estados possuem legislações específicas que regulamentam políticas estaduais de PSA. Considerando a complexidade e a relevância da implementação das políticas de PSA, é importante investigar quais as características das normas estaduais e o quanto elas estão alinhadas ou não com a Lei Federal (n.º 14.119 de 2021). Assim, o objetivo geral do trabalho é realizar uma análise comparativa entre as legislações estaduais de PSA e a nova Lei n.º 14.119 de 2021. A metodologia usada se baseou no levantamento e na análise documental a partir do método comparativo, como forma de identificar semelhanças e especificidades das normas. Para isso, foram investigados os seguintes conteúdos: quais são as normas estaduais específicas de PSA, quais são as definições de PSA e de Serviço Ambiental (SA), quem são os provedores e pagadores de SA, quais são as modalidades de PSA, quais são as fontes de financiamento para o PSA, se há mecanismos de monitoramento e avaliação e se as normas estabelecem alguma priorização e condicionalidade para os PSA. Como resultado, foram identificadas 40 legislações específicas de PSA em 20 estados. 14 estados (70%) já possuíam normas específicas de PSA antes da Lei Federal, com três desses estados (21,4%) tendo realizado a atualização de sua legislação após o marco federal. Os outros seis estados (30%) implementaram suas normas somente após a promulgação da Lei Nacional, e cinco deles fizeram referência direta ao novo marco federal. Além disso, a análise mostrou que existem divergências significativas na comparação de algumas características, como na definição de SA e nas fontes de financiamento, enquanto outras se alinham bastante a nova Lei Federal, como prever mecanismos de monitoramento e avaliação dos programas de PSA |
Abstract: | Payment for Environmental Services (PES) is recognized worldwide as an important economic instrument used to reward (financially or otherwise) individuals or organizations that carry out actions aimed at the conservation or recovery of ecosystems. In Brazil, Federal Law No. 14,119 of 2021 established the National PES Policy and the Federal PES Program, in addition to defining concepts and guidelines at the national level. Similarly, some states have specific legislation that regulates state PES policies. Considering the complexity and relevance of implementing PES policies, it is important to investigate the characteristics of state regulations and to what extent they are aligned or not with the Federal Law (No. 14,119 of 2021). Thus, the general objective of the study is to carry out a comparative analysis between state PSA legislation and the new Law No. 14,119 of 2021. The methodology used was based on the survey and documentary analysis using the comparative method, as a way to identify similarities and specificities of the regulations. To this end, the following contents were investigated: what are the specific state PSA regulations, what are the definitions of PSA and Environmental Service (ES), who are the providers and payers of ES, what are the PES modalities, what are the sources of financing for the PSA, whether there are monitoring and evaluation mechanisms and whether the regulations establish any prioritization and conditionality for the PSA. As a result, 41 specific PSA laws were identified in 20 states. 14 states (70%) already had specific PSA regulations before the Federal Law, with three of these states (21.4%) having updated their legislation after the federal framework. The other six states (30%) implemented their standards only after the enactment of the National Law, and five of them made direct reference to the new federal framework. Furthermore, the analysis showed that there are significant differences in the comparison of some characteristics, such as the definition of SA and the sources of financing, while others are quite aligned with the new Federal Law, such as providing mechanisms for monitoring and evaluating PSA programs |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21435 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Graduação em Administração Pública |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Análise Comparativa das Legislações Estaduais e da Lei Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)..pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.