Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21633Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Vieira, Jaqueline da Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-13T14:30:00Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-13T14:30:00Z | - |
| dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
| dc.identifier.citation | VIEIRA, Jaqueline da Costa. (Re) Construindo sentidos sobre o feminino em/a partir de contos de fada: uma proposta didático-pedagógica de leitura com base na analise do discurso materialista. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21633 | - |
| dc.description.abstract | Partindo das dificuldades encontradas nas aulas de Lingua Portuguesa quanta ao desenvolvimento da leitura pelos alunos, este trabalho objetiva apresentar uma proposta didatico pedag6gica de leitura discursiva com praticas reflexivas, que promovam a produc;ao de sentidos e nao apenas a reproduc;ao mecanica de informac;oes textuais e respostas prontas, a fim de formar sujeitos leitores criticos. 0 trabalho sera fundamentado no quadro te6rico-metodol6gico da Analise do Discurso materialista, fundada pelo fil6sofo frances Michel Pecheux (1975), em meados dos anos 60, e desenvolvida no Brasil, pela professora Eni P. Orlandi e outros pesquisadores. 0 trabalho tern como recorte tematico a construc;ao de sentidos sabre o protagonismo feminino, tendo em vista a relevancia de sua discussao na sala de aula, pois, apesar de as mulheres terem ganhado voz em alguns espac;os, ainda se observam na contemporaneidade muitos desafios a serem enfrentados por elas na busca pela igualdade de direitos entre os generos e pelo antissexismo. Com base nesse recorte, foi desenvolvido um caderno didatico com atividades de leitura, tendo como materialidades significantes (LAGAZZI, 2007) centrais os cantos de fadas A Cinderela, A Bela Adormecida no Bosque e A Bela e a Fera, com suas vers5es antigas e contemporaneas. Tambem foram utilizados, na construc;ao de um arquivo pedag6gico (INDURSKY, 2013), outros textos que dialogam discursiva e interdiscursivamente, materializando efeitos de sentidos sobre o feminino. Alem do conceito de arquivo pedag6gico, compreendido como um recorte de textos que simula o interdiscurso, outras noc;oes fundamentais foram mobilizadas na constituic;ao de um dispositivo analitico e metodol6gico para a produc;ao da proposta de atividades do caderno didatico, tais como discurso, texto, sujeito, formac;ao discursiva e leitura, dentre outras, a fim de valorizar as hist6rias de leituras dos alunos e criar condic;oes de produc;ao para que outras formas de subjetivac;ao como leitor se tornem possiveis. 0 caderno foi elaborado com atividades variadas sobre leitura e, ao final, prop5e uma atividade de produc;ao textual, por meio da qual os alunos possam construir gestos de interpretac;ao, com a autoria de par6dias de vers5es dos contos de fadas. Dessa maneira, esperamos que o professor de lingua portuguesa, com o auxilio desse instrumento didatico-pedag6gico e linguistico, possa trabalhar discursos sobre o feminino na sala de aula, propiciando condic;oes de produc;ao para que os alunos tenham suas vozes ouvidas e assumam um posicionamento critico diante da realidade do seu contexto s6cio-hist6rico. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Discurso | pt_BR |
| dc.subject | Análise do Discurso Materialista | pt_BR |
| dc.subject | Protagonismo feminino | pt_BR |
| dc.subject | Reading Practices | pt_BR |
| dc.subject | Discourse Analysis | pt_BR |
| dc.subject | Female Protagonism | pt_BR |
| dc.title | (Re) construindo sentidos sobre o protagonismo feminino: uma proposta didático-pedagógica de leitura com base na análise do discurso materialista | pt_BR |
| dc.title.alternative | (Re) constructing meanings about the feminine in/from fairy tales: a didactic-pedagogical reading proposal based on materialist discourse analysis | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Based on the challenges encountered in Portuguese language classes regarding students' reading development, this study aims to present a didactic-pedagogical proposal for discursive reading with reflective practices. The goal is to promote the production of meaning rather than just the mechanical reproduction of textual information and ready-made answers, with the ultimate aim of forming critical reader subjects. The study will be grounded in the theoretical-methodological framework of Materialist Discourse Analysis, established by the French philosopher Michel Pecheux (1975) in the mid- l 960s and further developed in Brazil by Professor Eni P. Orlandi and other researchers. The thematic focus of the study is the construction of meanings about female protagonist, given the relevance of its discussion in the classroom. Despite women gaining a voice in some spaces, contemporary challenges persist in the pursuit of gender equality and anti-sexism. Within this thematic scope, a didactic notebook with reading activities was developed, using fairy tales such as Cinderella, Sleeping Beauty in the Forest, and Beauty and the Beast, along with their old and contemporary versions, as central meaningful materials (LAGAZZI, 2007). In the construction of a pedagogical archive (INDURSKY, 2013), other texts that engage in discursive and interdiscursive dialogue, materializing effects of meaning about the feminine, were also employed. In addition to the concept of a pedagogical archive, understood as a selection of texts simulating interdiscursive, other fundamental notions were mobilized in the constitution of an analytical and methodological framework to produce activities in the didactic notebook. These include discourse, text, subject, discursive formation, and reading, among others, with the aim of valuing students' reading histories and creating conditions to produce alternative forms of subjectivation as readers. The notebook was designed with diverse reading activities and, at the end, proposes a textual production activity. Through this, students can construct interpretative gestures by authoring parodies of fairy tale versions. In this way, we hope that the Portuguese language teacher, with the assistance of this didactic and linguistic tool, can address discourses about the feminine in the classroom. This provides conditions for students to have their voices heard and assume a critical stance toward the reality of their socio-historical context. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Rivia Silveira | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6591-854X | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1527611853543898 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Fonseca, Rivia Silveira | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-6591-854X | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1527611853543898 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Costa, Wagner Alexandre dos Santos | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-4804-6561 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5356522896007792 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Costa, Thaís de Araujo da | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-8599-3528 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9342507718155917 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1912953479570532 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.relation.references | AGUIAR, Eveline Lima de Castro. BARROS, Marina Kataoka. A representa ao feminina nos contos de fadas das anima oes de Walt Disney: a ressignifica ao do papel social da mulher. In: Congresso de Ciencias da Comunica ao na Regiao Nordeste, 17, 2015, Natal. Comunica ao Audiovisual. AIRES, Angela M Leite. As formas de resistencia nas aulas de leitura: por que os alunos (nao) querem ler?. Anais IV SINALGE.Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponivel em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/27252>. Acesso em: 13/07/2022 09. BALBINOTTI, Izabele. A violencia contra a mulher como expressao do patriarcado e do machismo. Revista da ESMESC, v.25, n 31, p. 239-264, 2018. BRANCO, Sonia. Contos de fada: a interferencia do Olimpo. Revista PRINCIPIA. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - n° 17, 2008. CHRISTOFOLETTI, Camila Fontanetti. Analise comparativa de duas versoes do Couto Cinderela: a de Charles Perrault e a dos Irmaos Grimm. Trabalho de Conclusao de Curso - Licenciatura (Licenciatura Plena em pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociencias de Rio Claro, Rio Claro, 2011. CASTRO, Lucimara Crista de; FERNANDES, Celia Bassuma. Efeitos de sentidos acerca da educa ao do sujeito da crian a. Revista LINGUASAGEM- Sao Carlos-v. 22- n° 01- fevereiro de 2015. Acesso em 12 de julho de 2022. CAVALCANTE, Mayra Cristina Silva Faro. As deusas celtas ea jornada simbolica da alma feminina. Self: Revista do Instituto Junguiano de Sao Paulo, 2020 - vol. 05;05. COELHO, Nelly Novaes.0 conto de fadas: simbolos, mitos, arquetipos. 4 ed. Sao Paulo: Paulinas, 2012. DE CASTRO, Lucimara Cristina; FERNANDES, Celia Bassuma. Efeitos de sentido acerca da educa ao do sujeito da crian a. Revista Linguasagem, v. 22, n. 1, 2015. DE SOUSA, Luciano Dias et al.0 protagonismo das personagens nos contos de fadas modernos. Coisas do Genera: Revista de Estudos Feministas em Teologia e Religiao, v. 6, n. 1, p. 111-123, 2020. DE SOUZA, Sandra Regino Valeria. BARBOSA, Marco Antonio. 0 discurso feminista e seus efeitos na sociedade pos-moderna. Revista Travessias, UNIOSTE Cascavel, v. 11, n. 0l.p.93- 114, jan. /ab.2017. DRUMONT, M. P. Elementos para uma analise do machismo. Perspectivas, Sao Paulo, 3: 81-85, 1980. FARIA, Ernesto. Dicionario Escolar latino-portugues. 3a. ed. Rio de Janeiro: MEC, 1962. FARO, M. (2020). As deusas celtas ea jornada simbolica da alma feminina. Self - Revista Do Instituto Junguiano De Sao Paulo, 5, 1-20. https://doi.org/10.21901/2448-3060/self- 2020.vol05.0006 FERNANDES, Carolina. Nern autoritario, nem cinico, apenas polemico: as formas do discurso pedag6gico atual e seus processos de identifica9ao. Pensares em revista, Sao Gon9alo, RJ, n 17, p. 92-112, 2020. GALLI, Fernanda Correa Silveira. GARCIA, Dantielli Assump9ao. Pratica leitora e suas discursividades: formac;oes imaginarias e memoria discursiva. Raido, Dourados, MS: Universidade Federal da Grande Dourados. v.9, n 19, numero especial, 2015. GOMES, Fernandes Raphael; LIMA, Jaqueline de Cassia Pinheiro; OLIVEIRA, Rosane Cristina de. Machismo e discurso de odio nas redes sociais: uma analise das "opinioes" sobre a violencia sexual contra as mulheres. Revistafemininos. Universidade Federal da Bahia - vol.6, nl, Jan - abril 2018. HASHIGUTI, Simone T. Nas teias da leitura. Jn: BOLOGNINI, Carmem Zink; PFEIFFER, Claudia; LAGAZZY, Suzy (orgs.). Discurso e ensino: praticas de linguagem na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009. (Serie Discurso e Ensino). HEINE, P. Reflexoes sobre o interdiscurso. Intersec96es, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, p. 25-34, 2010. Disponivel https://revistas.anchieta.br/index.php/Revistainterseccoes/article/view/1035/918. em: HOOKS, bell.0 feminismo e para todo mundo: politicas arrebatadoras. 16a ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021. INDURSKY, F. Leitura, escrita e ensino a luz da analise do discurso. In: NASCIMENTO, L. (org.). Presen9as de Michel Pecheux da analise do discurso ao ensino. Campinas: Mercado das Letras, 2019. p. 97-120. JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientac;oes sobre identidade de genero: conceitos e termos. 2. ed. Brasilia, DF: [s. n.], 2012. 42 p. LAGAZZI, S.0 recorte significante na memoria. Apresenta9ao no III SEAD - Seminario de Estudos em Analise do Discurso, UFRGS, Porto Alegre, 2007. In: 0 Discurso na Contemporaneidade. Materialidades e Fronteiras. INDURSKY, F., LEMES, Fabiane. Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitarias. Disserta9ao de Mestrado. Universidade Federal de Uberlandia, 2017. MAGDA, Soares. Letramento: um tema em tres generos. 3a ed. Belo horizonte: Autentica Editora, 2009. MARTINS, Maria Helena.0 que e leitura? Sao Paulo: Brasiliense, 2006 (Cole9ao Primeiros Passos; 74). MENDES, Mariza B. T. Em busca dos contos perdidos. 0 significado das fun9oes femininas nos contos de Perrault. Sao Paulo: Editora Unesp/Imprensa oficial do estado de Sao Paulo, 2000. MENEGASSI, Renilson Jose; ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro. Conceitos de Leitura. In: MENEGASSI, Renilson Jose (orgs). Leitura e Ensino. 2. ed. Maringa: Eduem, 2010. p. 15-40. Forma9ao de Professores - EAD; v.19. MEREGE, Ana Lucia. 0 Conto de Fadas: Origens, hist6ria e permanencia no mundo modemo. Sao Paulo: Claridade, 2010. MILL, John Stuart. A sujei.;ao das mulheres. Tradu9ao de Karen Clavery Macedo - Petr6polis-RJ: Vozes, 2021. - Cole9ao Vozes de Bolso. MOTA, Raquel Danielli; RODRIGUES, Andrea. Discursos sobre o femininoe o masculino na escola: uma proposta com praticas de leitura a luz da analise do discurso. Pensares em Revista, Sao Gon9alo-RJ, n. 21, p. 143-170, 2021 DOI: 10.12957/pr.2021.59945 (UERJ) ORLANDI, Eni Pulcinelli. Analise de discurso: principios e procedimentos. 13a ed. Campinas, SP: Pontes, 2020. . Discurso e Texto: forma.;ao e circula.;ao do sentido. Campinas, SP: Pontes, 2001 . A leitura e os leitores. Campinas, SP: Pontes, 1998. . Discurso e leitura. 9. ed. Sao Paulo: Cortez, 2012. . Interpreta.;ao, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbolico. sa ed. Campinas, SP: Pontes editores, 2007. . Terra a Vista - discurso do confronto: Velho e Novo Mundo. 23• ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2008. . Discurso Fundador: a forma9ao do pais e a constru9ao da identidade nacional. Y ed. Campinas, SP: Pontes, 2003. OLIVEIRA, Anna Olga Prudente de. Hist6rias do tempo antigo com moralidades: uma analise diacronica e sincronica das reescritas da obra de Charles Perrault no Brasil. Tese (doutorado). Pontificia Universidade Cat6lica do Rio de Janeiro, Departamento de Letras, RJ, 2018. OLIVEIRA, Rosane. LIMA, Jacqueline. GOMES, Raphael. Machismo e discurso de 6dio nas redes sociais: uma analise das opinioes sobre a violencia sexual contra as mulheres. Revista Femininos, vol.6, n.01, jan.-abr., 2018. PAREDES, Roselaini Cristini Alves. As forma oes imaginarias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: Jogos de imagem em rela ao. Disserta9ao (mestrado). UNESP. Faculdade de Ciencias, Baum, 2017. PAULINO, Ana Lucia. Tecendo e destecendo: representa96es femininas nos contos de fadas da tradi9ao e de Marina Colasanti. Duque de Caxias: edi9ao do autor, 2019. PECHEUX, M, Fuchs C. A proposito da analise automatica do discurso: atualiza ao e perspectivas. In: Gadet F, Hak T, organizadores. Por uma analise automatica do discurso: uma introdu9ao a obra de Michel Pecheux. 3 a Ed. Campinas: Editora da Unicamp; 1997. p. 163-252. . Apresenta9ao da AAD. In: GADET, F., HAK, H. Por uma analise automatica do discurso (Uma introdu9ao a obra de Michel Pecheux). Campinas: Pontes, 1990. PFEIFFER Claudia. SILVA, Mariza. PETRI, Verli. Lingua Escolar: afinal que lingua e essa? Revista Ecos, vol. 27, ano 16, n. 02, 2019. PINTO, Celia Regina Jardim. Feminismo, historia e poder. Revista de Sociologia e Politica, Curitiba, v. 18, n. 36, p. 15-23,jun. 2010. PINTO, Joana Plaza. Sohre discurso feminista em publica oes: a politica do grupotrans do corpo. Revista Estudos Feministas, Florian6polis, 12 (N.E.): 106-114, setembro-dezembro/2004. PRADO, Coraci Helena. A aula de leitura e a constitui ao do sujeito-leitor. Itinerarius Reflectionis - Revista de Educa9ao do Curso de Pedagogia. Universidade Federal de Goias. VI, n° 03, janeiro-julho de 2007. RODRIGUES, Andrea, MORAES, Marcos Andre de Oliveira. DOMINGUES, Mariana Vieira.0 impacto da Analise do Discurso em praticas de ensino: experiencias com leitura e ensino na escola. Pensares em revista, UERJ, Sao Gon9alo-RJ, n.17, p.220-240, 2020. SANTOS, Renata Bravo dos. Poder Patriarcal e discursos nos feminicidios: a importancia da tipifica ao do crime como medida de rompimento com o ciclo naturalizado de violencia contra as mulheres. Disserta ao de mestrado. Faculdade de Direito de Vitoria, 2018. SILVEIRA, Camila, FERREIRA, Gabriela, SOUZA, Alicia Aparecida de. A representa ao feminina nas ciencias exatas de uma universidade federal. In: Feminismos. v. 7, n 3, p. 33-46, set dez, 2019. SILVA, Julian Costa Theodoro da.0 feminismo para as mulheres: uma analise discursiva das revistas femininas brasileiras online. Disserta9ao de mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Porto, 2018. TARIN!, Ana Maria de Fatima Leme. Sujeito, interpela ao ideologica e resistencia. In: TARIN!, Ana Maria de Fatima Leme, BIZIAK, dos Santos Biziak, CATTELAN, Joao Carlos (orgs.). Poder, dizer, resistir: ensaios em analise do discurso. Sao Carlos, Pedro & Joao Editores. Sao Paulo, 2019. 184 p. TOMITA, Luiza. Valente: rompendo tradi.;oes. Revista Mandragora, Universidade Metodista de Sao Paulo, v.18, n.18, 2012, p. 53-54. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - JAQUELINE DA COSTA VIEIRA.pdf | 46 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
