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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21675Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Filipe da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-15T15:40:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-15T15:40:58Z | - |
| dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Filipe. Awareness do líder organizacional: reflexão a partir do personagem Mark Scout da série Ruptura. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21675 | - |
| dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta como objetivo geral buscar identificar elementos do processo da awareness de um gestor em seu ambiente de trabalho, a partir da crítica reflexiva de um personagem da série Ruptura. Os objetivos específicos são: destacar exemplos de narrativas (verbais e não verbais) relacionadas ao processo de awareness do personagem Mark Scout; e refletir sobre a influência da cultura organizacional na existência e no processo de awareness do personagem Mark Scout. A ampliação da aceitação e consciência do que uma pessoa está experimentando é conhecido como awareness (que em inglês significa conscientização). A consciência pode ser definida como o fluxo da experiência aqui-agora. Depende do sentimento e emoção que existe em campo. A formação gestalt guiada produz conhecimento implícito. Essa ação permite que os indivíduos tomem consciência de suas necessidades e façam ajustes criativos para satisfazê-las. Liderança e Cultura organizacional são temas correlatos que vem crescendo muito na atualidade por seu impacto positivo nos resultados junto às equipes de trabalho. O líder influencia as atitudes frente à atualização e inovação de conhecimento e ao clima de trabalho. A tecnologia cotidiana exige formas mais efetivas na transformação de informação em conhecimento, o que é atravessado por questões emocionais e sociais. O líder lida com todos estes aspectos, e a literatura indica que para tanto, é importante que esteja consciente de suas próprias características. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, qualitativa, de cunho fenomenológico-hermenêutico. Foi realizada uma revisão narrativa centrada nos conceitos de awareness e liderança. A coleta de dados proveio da série. Para a seleção dos dados, os nove episódios que compõem a primeira temporada foram assistidos duas vezes. Uma vez de modo integral, sendo a primeira, livremente, a segunda com olhar intencional. A outra de modo recorrente em recortes temático centrado no líder. Os trechos selecionados ilustravam o processo de awareness e a influência da cultura organizacional em sua conduta. Para a interpretação dos dados foi aplicada a Análise Narrativa Dialógica Emancipatória (ANDE), que seguiu estas duas categorias. Elementos de awareness foram identificados ao longo da série, organizados em três tempos; na opção de ingresso na empresa (para fugir de uma dor existencial), na assunção e no desempenho no lugar de líder (estranhamentos), no transporte de um livro de autoajuda para o trabalho (questionamentos). Espera-se com esta reflexão e sistematização do processo de awareness, contribuir na formação de líderes e no desenvolvimento de equipes. A aplicação da ANDE provocou um segundo resultado não previsto no estudo, o processo de awareness do próprio pesquisador. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | ruptura | pt_BR |
| dc.subject | liderança | pt_BR |
| dc.subject | awareness | pt_BR |
| dc.subject | ANDE | pt_BR |
| dc.subject | severance | pt_BR |
| dc.subject | leadership | pt_BR |
| dc.subject | awareness | pt_BR |
| dc.title | Awareness do líder organizacional: reflexão a partir do personagem Mark Scout da série Ruptura | pt_BR |
| dc.title.alternative | Organizational leader awareness: reflection from based on the character Mark Scout from the Severance series | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The general objective of this dissertation is to seek to identify elements of the process of awareness of a manager in his work environment, based on the reflective criticism of a character from the series Ruptura. The specific objectives are: to highlight examples of narratives (verbal and non-verbal) related to the awareness process of the character Mark Scout; and reflect on the influence of organizational culture on the existence and awareness process of the character Mark Scout. The expansion of acceptance and awareness of what a person is experiencing is known as awareness. Consciousness can be defined as the flow of here-now experience. It depends on the feeling and emotion that exists on the field. Guided gestalt formation produces implicit knowledge. This action allows individuals to become aware of their needs and make creative adjustments to satisfy them. Leadership and Organizational Culture are related themes that are growing a lot today due to their positive impact on results within work teams. The leader influences attitudes towards updating and innovating knowledge and the work climate. Everyday technology demands more effective ways of transforming information into knowledge, which is crossed by emotional and social issues. The leader deals with all these aspects, and the literature indicates that to do so, it is important to be aware of your own characteristics. The research is characterized as descriptive, qualitative, of a phenomenological- hermeneutic nature. A narrative review was carried out focusing on the concepts of awareness and leadership. Data collection came from the series. To select the data, the nine episodes that make up the first season were watched twice. Once fully, the first, freely, the second with an intentional look. The other recurs in thematic cuts centered on the leader. The selected excerpts illustrated the awareness process and the influence of organizational culture on its conduct. To interpret the data, the Emancipatory Dialogical Narrative Analysis (ANDE) was applied, which followed these two categories. Elements of awareness were identified throughout the series, organized into three periods; in the option of joining the company (to escape existential pain), in assuming and acting in the role of leader (strangeness), in carrying a self-help book to work (questions). This reflection and systematization of the awareness process is expected to contribute to the formation of leaders and the development of teams. The application of ANDE caused a second result not foreseen in the study, the researcher's own awareness process. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Valéria Marques de | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-4821-123X | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5123633584695574 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Valéria Marques de | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-4821-123X | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5123633584695574 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Nilton Sousa da | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-2663-3995 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3803335892269540 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Oliveira, Adriana Rosmaninho Caldeira de | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5839730566259435 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Silva, Edneusa Lima | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-6673-7684 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2389494467342861 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0463771797602986 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
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