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Tipo do documento: Dissertação
Title: O Mapa Mental como recurso didático no Ensino Fundamental II: Turismo e as possibilidades de lazer dos alunos da Escola Municipal Benedito dos Santos Barbosa em Angra dos Reis, RJ
Other Titles: The Mental Map as a didactic resource in Middle School: Tourism and leisure opportunities for students of Benedito dos Santos Barbosa Municipal School in Angra dos Reis, RJ
Authors: Pedroza, Igor Moreira
Orientador(a): Fiori, Sérgio Ricardo
Primeiro membro da banca: Fiori, Sergio Ricardo
Segundo membro da banca: Silva, Márcio Rufino
Terceiro membro da banca: Fonseca Filho, Ari da Silva
Keywords: Produção do espaço;Cartografia;Mapas mentais;Lazer;Turismo;Production of space;Cartography;Mental maps;Leisure;Tourism
Área(s) do CNPq: Geografia
Geografia
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Geociências
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: PEDROZA, Igor Moreira. O Mapa Mental como recurso didático no Ensino Fundamental II: Turismo e as possibilidades de lazer dos alunos da Escola Municipal Benedito dos Santos Barbosa em Angra dos Reis, RJ. 2024.157 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2024.
Abstract: Este trabalho surge a partir da minha atuação como professor de Geografia em escolas públicas nos níveis Fundamental e Médio. Diversas inquietações foram surgindo no decorrer do tempo, principalmente relacionadas a um melhor aproveitamento do conteúdo cartográfico em sala de aula, com vistas a estimular o senso crítico e o raciocínio espacial dos educandos. Nesse contexto, os mapas mentais por se tratarem de representações que não exigem todo o rigor metodológico de representações cartográficas convencionais, apresentam-se como um interessante recurso didático-pedagógico a serem trabalhados com os alunos de Ensino Fundamental. Os educandos em questão estudam em turmas de 6º ao 9º ano da Escola Municipal Benedito dos Santos Barbosa, escola em que leciono, no bairro da Monsuaba em Angra dos Reis – RJ. A referida cidade, tem como importante característica, um processo de produção espacial marcado por um modelo excludente e contraditório, com a implantação de grandes projetos empresariais e de infraestruruta, além de uma proposta de desenvolvimento turístico voltada para camadas mais abastadas da sociedade. Todo esse contexto influencia na dinâmica e no arranjo social local, impactando no acesso a direitos básicos, como, por exemplo, o lazer. Desse modo, este trabalho tem como objetivo analisar o uso dos mapas mentais nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental II, relacionando o processo de turistificação do município de Angra dos Reis com as possibilidades de lazer destes alunos. Para isso, é utilizada a proposta metodológica da Pesquisa-ação, que tem como característica a participação ativa dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Desta forma, o pesquisador e os participantes da situação pesquisada atuam em cooperação. Nesse contexto, buscou-se uma articulação entre o referencial teórico e a prática em sala de aula, esta última composta por aulas temáticas, entrevistas/questionários, oficinas de alfabetização cartográfica, elaboração de mapas mentais e análise conjunta dos resultados. Percebeu-se então, que a cartografia, a partir do uso de mapas mentais como instrumento didático, contribuiu substancialmente para os debates em torno da produção do espaço local e o direito ao lazer e, consequentemente para processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This work arises from my work as a Geography teacher in public schools at elementary and secondary levels. Several concerns arose over time, mainly related to better use of cartographic content in the classroom, with a view to stimulating students’ critical sense and spatial reasoning. In this context, mental maps, as they are representations that do not require all the methodological rigor of conventional cartographic representations, present themselves as an interesting didactic-pedagogical resource to be worked on with Elementary School students. The students in question study in 6th and 7th year classes at Escola Municipal Benedito dos Santos Barbosa, the school where I teach, in the Monsuaba neighborhood in Angra dos Reis – RJ. The important characteristic of this city is a spatial production process marked by an exclusionary and contradictory model, with the implementation of large business and infrastructure projects, in addition to a tourism development proposal aimed at wealthier layers of society. This entire context influences the dynamics and local social arrangement, impacting access to basic rights, such as leisure. Therefore, this work aims to analyze the use of mental maps in Geography classes in Elementary School II, relating the touristification process in the municipality of Angra dos Reis with the leisure possibilities of these students. For this, the methodological proposal of Action-research is used, which is characterized by the active participation of the subjects involved in the research. In this way, the researcher and the participants in the researched situation act in cooperation. In this context, we sought to articulate the theoretical framework with classroom practice, the latter consisting of thematic classes, interviews/questionnaires, cartographic literacy workshops, the creation of mental maps and joint analysis of the results. It was then realized that cartography, through the use of mental maps as a teaching tool, contributed substantially to the debates surrounding the production of local space and the right to leisure and, consequently, to the teaching-learning process.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21679
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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