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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21733Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Fonseca, Maria Socorro Oliveira Martins | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-16T15:40:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-16T15:40:35Z | - |
| dc.date.issued | 2020-10-09 | - |
| dc.identifier.citation | FONSECA, Maria Socorro Oliveira Martins. A EJA dá a receita: uma experiência de ensino envolvendo intergenericidade e multimodalidade na produção de receitas culinárias. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21733 | - |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa se pauta na situação observada de que muitos alunos da Educação de Jovens e Adultos têm um baixo domínio das habilidades de leitura e produção textual. O trabalho tem como objetivo geral propor uma sequência didática para o ensino de receitas culinárias, com base na multimodalidade e na intergenericidade, com vistas ampliar o letramento dos alunos a uma maior e mais proveitosa interação social. Como objetivos específicos, têm-se: a) explorar as características estruturais e funcionais do gênero receita culinária, utilizando formato impresso (cadernos de receita, livros, jornais e revistas) e digital através de vídeos tutoriais do YouTube; b) aplicar atividades sobre o tipo textual injuntivo e sobre aspectos linguísticos e gramaticais pertinentes a esse gênero como modos verbais e adjuntos adverbiais; c) conscientizar o aluno da necessidade da adequação linguística, levando em conta o nível de formalidade da situação comunicativa; d) analisar os resultados de cada etapa prevista pelas atividades sistematizadas em torno do gênero receita culinária; e) investigar a presença do tipo textual injuntivo e do gênero receita culinária no material didático e f) promover atividades de produção textual, de natureza mais criativa, tendo como base a intergenericidade textual. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos da turma 392, do 9o ano do ensino fundamental, turno noturno, na modalidade EJA, da Escola Municipal Rudá Iguatemi Villanova, situada a Avenida da Glória, sem número, no bairro Nova Aurora, em Belford Roxo, RJ. A realização desta pesquisa é relevante por sua função social concernente à contribuição dos jovens e adultos matriculados na EJA no desenvolvimento da autonomia do aluno no tocante à leitura e produção dos gêneros textuais focalizados e, consequentemente, do tipo injuntivo, os quais abordam temáticas pautadas no seu dia a dia e, contudo, não são muito trabalhados na esfera escolar. Esses alunos têm muito a contribuir para o estudo dos gêneros, os quais propiciam troca de experiências e favorecem a comunicação ao apresentá-los como usuários da língua e interlocutores de um enunciado. Para isso, como aporte teórico, a pesquisa pauta-se em estudiosos como Schneuwly e Dolz (2011); Bakhtin (2011); Marcuschi (2008a, 2008b); Vigotski (2000a, 2000b); Koch (2009, 2008, 2003); Rojo e Moura (2012), além de documentos de referência, tais como PCN (1997), Matriz Curricular de Belford Roxo (2018), Diretrizes Curriculares (2000), BNCC (2018), Documentos Norteadores do Peja (2016) e Orientações Curriculares (2010). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem sociointeracionista no ensino dos gêneros textuais, aliada à pesquisa-ação de Thiollent (1986). Obtiveram-se como resultados deste trabalho uma consequente proficiência da língua, resultante do desenvolvimento das competências e habilidades previstas nesta pesquisa, além da revitalização dos conhecimentos acerca do letramento inerente aos gêneros textuais e à tipologia textual injuntiva, e uma melhoria na interação social do público abrangido neste projeto. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| dc.subject | produção textual | pt_BR |
| dc.subject | texto instrucional | pt_BR |
| dc.subject | Youth and adult education | pt_BR |
| dc.subject | text production | pt_BR |
| dc.subject | instructional text | pt_BR |
| dc.title | A EJA dá a receita: uma experiência de ensino envolvendo intergenericidade e multimodalidade na produção de receitas culinárias | pt_BR |
| dc.title.alternative | EJA gives the recipe: a teaching experience involving intergenericity and multimodality in the production of culinary recipes | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This research is based on the observed situation that many students of Youth and Adult Education have a low command of reading skills and textual production. The work has as general objective to propose a didactic sequence for the teaching of culinary recipes, based on multimodality and intergenericity, with a view to expanding the students' literacy to a greater and more profitable social interaction. The specific objectives are: a) to explore the structural and functional characteristics of the culinary recipe genre, using printed format (recipe notebooks, books, newspapers and magazines) and digital through YouTube tutorial videos; b) apply activities on the injunctive textual type and on linguistic and grammatical aspects relevant to that genre as verbal modes and adverbial adjuncts; c) make the student aware of the need for linguistic adequacy, taking into account the level of formality of the communicative situation; d) analyze the results of each stage foreseen by the activities systematized around the genre culinary recipe and e) to investigate the presence of the injunctive textual type and the culinary recipe genre in the teaching material; and f) promote textual production activities, of a more creative nature, based on textual intergenericity. This research was developed with students from class 392, from the 9th grade of elementary school, night shift, in the EJA modality, from the Rudá Iguatemi Villanova Municipal School, located at Avenida da Glória, without number, in the Nova Aurora neighborhood, in Belford Roxo, RJ. The accomplishment of this research is relevant for its social function concerning the contribution of youth and adults enrolled in EJA in the development of the student's autonomy with regard to the reading and production of the focused textual genres and, consequently, of the injunctive type, which address themes based on day to day and, however, they are not much worked in the school sphere. These students have a lot to contribute to the study of genres, which provide an exchange of experiences and favor communication by presenting them as users of the language and interlocutors of an utterance. For this, as a theoretical contribution, the research is based on scholars such as Schneuwly and Dolz (2011); Marcuschi (2008a, 2008b); Vigotski (2000a, 2000b); Koch (2009, 2008, 2003); Rojo and Moura (2012), in addition to reference documents, such as PCN (1997), Curricular Matrix of Belford Roxo (2018), Curricular Guidelines (2000), BNCC (2018), Guiding Documents of Peja (2016) and Curricular Guidelines (2010). It is a qualitative research with a sociointeractionist approach in the teaching of textual genres, combined with Thiollent's action research (1986). As a result of this work, a consequent language proficiency was obtained, resulting from the development of the competences and skills provided for in this research, in addition to the revitalization of knowledge about literacy inherent to textual genres and injunctive text typology, and an improvement in the social interaction of the public covered in this project. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marli Hermenegilda | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872540373589107 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Pereira, Marli Hermenegilda | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872540373589107 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Alencar, Patricia Vargas | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-3670-0909 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7647422166759358 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Gerson | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8448694587919880 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
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