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dc.contributor.authorRodrigues, Vladimir Correa-
dc.date.accessioned2025-05-19T13:40:12Z-
dc.date.available2025-05-19T13:40:12Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationRORIGUES, Vladimir Corrêa. Federalismo e Guerra Fiscal no Brasil: a falta de coordenação federativa. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21779-
dc.description.abstractA história do federalismo no Brasil se origina durante o período imperial e se estende pelo período republicano a partir de 1889. O federalismo brasileiro tem por característica um movi- mento pendular alternando períodos marcados por centralização e descentralização e avaliado por seu aspecto vertical, isto é, a relação entre o governo central, estados e municípios e também por seu aspecto horizontal determinado pelas relações territoriais ou regionais. A análise histó- rica do federalismo apresenta os graus de influência dos entes federativos em determinadas épocas. Ora sofre maior influência do poder central, ora maior influência dos estados, sempre alternando-se tais forças. A partir da promulgação da Constituição de 1988 há uma configura- ção de um federalismo em que a participação dos municípios possui maior protagonismo na implementação de políticas públicas, ao mesmo tempo que é exposta a fragilidade dos governos estaduais e uma nova configuração em que os municípios passam a dialogar diretamente com a União. O grande desafio é o alinhamento e a estruturação dos entes através do pacto federa- tivo, sendo necessários coordenação e cooperação com o intuito de reduzir as disparidades re- gionais e a resolução de conflitos. O objetivo deste trabalho é analisar como o arranjo do fede- ralismo brasileiro influenciou nos problemas de coordenação e cooperação entre os entes fede- rados resultando na guerra fiscal. Para a realização deste trabalho adotou-se como procedimen- tos metodológicos: a pesquisa bibliográfica e a realização de uma revisão teórica sobre o fede- ralismo brasileiro e a guerra fiscal; a análise documental através da coleta de informações sobre a participação dos estados no ICMS no sítio do CONFAZ, consulta do PIB anual das regiões e estados no sítio do IBGE e; a análise descritiva dos dados referentes a guerra fiscal em âmbito nacional e regional através de gráficos, tabelas e quadros, possibilitando melhor entendimento e interpretação dos dados, auxiliando na comparação inter-regional. Como resultado pode-se concluir que a natureza conflitiva do federalismo brasileiro impõe dificuldades de se estabelecer os mecanismos de cooperação entre os entes federativos e as dimensões territoriais, as hetero- geneidades regionais e os diversos interesses regionais e locais se traduzem em entraves para a coordenação nacional, demandando obstáculos na resolução de conflitos, ficando óbvia a ne- cessidade de se firmar um pacto federativo que promova o desenvolvimento regional de ma- neira coordenada, cooperativa e harmoniosa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFederalismopt_BR
dc.subjectdesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectguerra fiscalpt_BR
dc.subjectFederalismpt_BR
dc.subjectregional developmentpt_BR
dc.subjectfiscal warpt_BR
dc.titleFederalismo e Guerra Fiscal no Brasil: a falta de coordenação federativapt_BR
dc.title.alternativeFederalism and Fiscal War in Brazil: federalism and fiscal war in Brazil: lack of federative coordinationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe history of federalism in Brazil originates during the imperial period and extends into the republican period from 1889. Brazilian federalism is characterized by a pendular move- ment alternating periods marked by centralization and decentralization and evaluated by its vertical aspect, that is, the relationship between the central government, states and counties and also for it's horizontal aspect determined by territorial or regional relations. The historical anal- ysis of federalism presents the degrees of influence of federative entities at certain times. Some- times it is more influenced by the central power, sometimes more influenced by the states, always alternating such forces. Since the promulgation of the 1988 Constitution, there is a con- figuration of federalism in which the participation of counties plays a greater role in the imple- mentation of public policies, while the fragility of state governments is exposed and a new configuration in which counties start to dialogue directly with the Union. The great challenge is the alignment and structuring of entities through the federative pact, requiring coordination and cooperation in order to reduce regional disparities and solve conflicts. The objective of this work is analyze how the composition of Brazilian federalism influenced the problems of coor- dination and cooperation between federal entities available in the fiscal war. To carry out this work, the following methodological procedures were adopted: a bibliographical research and a theoretical review on Brazilian federalism and the fiscal war; a documentary analysis on the collection of information on the participation of states in ICMS on the CONFAZ website; con- sulting the annual GDP of regions and states on the IBGE website and; a descriptive analysis of data relating to the fiscal war at national and regional levels through graphs, tables and charts, enabling better understanding and interpretation of data, aiding in inter-regional comparison. As a result, it can be concluded that the conflicting nature of Brazilian federalism imposes dif- ficulties in establishing cooperation mechanisms between federative entities and territorial di- mensions, regional heterogeneities and diverse regional and local interests translate into obsta- cles for national coordination, demanding obstacles in the resolution of conflicts, being obvious the need to sign a federative pact that promotes regional development in a coordinated, coop- erative and harmonious way.en
dc.contributor.advisor1Silva, Robson Dias da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7679-4722pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4890573340609910pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Robson Dias da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7679-4722pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4890573340609910pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Manuel Victor Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6323119281923127pt_BR
dc.contributor.referee3Jesus, Claudiana Guedes de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9156-6373pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6846843090770561pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803324264542038pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspt_BR
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dc.subject.cnpqEconomiapt_BR
dc.subject.cnpqEconomiapt_BR
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