Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21807
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Práticas educativas libertadora naeducação de jovens e adultos em Japeri: reflexões sobre a formação continuada docente |
Other Titles: | Liberating educational practices in youth and adult education in Japeri: reflections of continuing teacher training Prácticas educativas liberadoras en la educación de jóvenes y adultos en Japeri: reflexiones sobre la formación continua docente |
Authors: | Bicalho, Leozândrea da Silva |
Orientador(a): | Costa, Adriana Alves Fernandes |
Primeiro membro da banca: | Costa, Adriana Alves Fernandes |
Segundo membro da banca: | Bahia, Bruno Cardoso Menezes |
Terceiro membro da banca: | Gomes, Renato dos Santos |
Keywords: | Políticas Públicas;Educação de Jovens e Adultos;Formação Continuada Docente;Public Policies;Youth and Adult Education;Continuing Teacher Training;Educación de Jóvenes y Adultos;Formación Continua Docente |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 23-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | BICALHO, Leozândrea da Silva. Práticas educativas libertadora naeducação de jovens e adultos em Japeri: reflexões sobre a formação continuada docente. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2024. |
Abstract: | A pesquisa teve como objetivo geral investigar as práticas libertadoras constitutivas da/na Educação de Jovens e Adultos, na sua estreita relação com a formação continuada docente nas escolas Ary Schiavo, Bernardino de Melo e Duque de Caxias, localizadas no município de Japeri, Rio de Janeiro. O percurso do estudo se concretizou através da análise crítica da documentação existente sobre a modalidade no referido município, da pesquisa bibliográfica, observações e a aplicação de questionários para seis docentes e a equipe de gestão das três escolas envolvidas com a pesquisa. Tais questionários, com perguntas abertas, permitiu aos interlocutores, responder com suas próprias palavras as questões apresentadas. Incluímos ainda, tópicos relacionados ao perfil dos respondentes. A análise interpretativa permitiu construir os resultados da pesquisa, considerando as questões sócio históricas na produção do conhecimento em Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Municipais Ary Schiavo, Bernardino de Melo e Duque de Caxias, contemplando os elementos políticos, sociais e culturais na construção de uma sociedade japeriense mais justa, humana e cidadã. |
Abstract: | The research had as its general objective to investigate the liberating practices that constitute Youth and Adult Education, in its close relationship with the continuing education of teachers in the Ary Schiavo, Bernardino de Melo and Duque de Caxias schools, located in the municipality of Japeri, Rio de Janeiro. The course of the study was carried out through the critical analysis of the existing documentation on the modality in the aforementioned municipality, bibliographical research, observations and the application of questionnaires to six teachers and the management team of the three schools involved in the research. These questionnaires, with open questions, allowed the interlocutors to answer the questions presented in their own words. We also included topics related to the profile of the respondents. The interpretative analysis allowed us to construct the results of the research, considering the socio-historical issues in the production of knowledge in Youth and Adult Education in the Municipal Schools Ary Schiavo, Bernardino de Melo and Duque de Caxias, contemplating the political, social and cultural elements in the construction of a more just, humane and civic society in Japeri. La investigación tuvo como objetivo general investigar las prácticas liberadoras constitutivas de/en la Educación de Jóvenes y Adultos, en su estrecha relación con la formación continua docente en las escuelas Ary Schiavo, Bernardino de Melo y Duque de Caxias, ubicadas en el municipio de Japeri, Río de Janeiro. Enero. El desarrollo del estudio se llevó a cabo a través de un análisis crítico de la documentación existente sobre la modalidad en ese municipio, investigación bibliográfica, observaciones y la aplicación de cuestionarios a seis docentes y al equipo directivo de los tres colegios involucrados con la investigación. Estos cuestionarios, con preguntas abiertas, permitieron a los interlocutores responder a las preguntas presentadas con sus propias palabras. También incluimos temas relacionados con el perfil de los encuestados. El análisis interpretativo permitió la construcción de los resultados de la investigación, considerando las cuestiones sociohistóricas en la producción de conocimiento en la Educación de Jóvenes y Adultos en las Escuelas Municipales Ary Schiavo, Bernardino de Melo y Duque de Caxias, contemplando los elementos políticos, sociales y culturales en la construcción de una sociedad más justa, humana y civil en Japeri. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21807 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Leozândrea da Silva Bicalho.Pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.