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Tipo do documento: Dissertação
Title: Efeito do exercício físico em crianças com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão sistemática
Other Titles: Effect of physical exercise on children with attention deficit hyperactivity disorder: a systematic review
Authors: Marques, Marianna Gonçalves
Orientador(a): Silveira, Anderson Luiz Bezerra da
Primeiro membro da banca: Silveira, Anderson Luiz Bezerra da
Segundo membro da banca: Malvar, Sabrina Graziani Veloso Dutra
Terceiro membro da banca: Olivares, Emerson Lopes|
Keywords: TDAH;Exercício Físico;Infância;ADHD;Physical Exercise;childhood
Área(s) do CNPq: Fisiologia
Fisiologia
Idioma: por
Issue Date: 25-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e Da Saúde
Programa: Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas
Citation: GONÇALVES, Marques, Marianna. Efeito do exercício físico em crianças com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão sistemática. 2024, 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas, Fisiologia) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Ciências Fisiológicas, Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurocomportamental comum em crianças, caracterizada por desatenção, impulsividade e hiperatividade. O tratamento convencional muitas vezes envolve terapias farmacológicas, mas há uma crescente busca por abordagens não medicamentosas, como o exercício físico. Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática é examinar os impactos do exercício em crianças com TDAH, abrangendo estudos publicados nos últimos dez anos e, desta forma, oferecer perspectivas que possam aprimorar as opções terapêuticas, fomentar uma abordagem integral no tratamento e contribuir para a compreensão dos mecanismos subjacentes aos benefícios observados. Metodologia: A pesquisa envolveu a busca de estudos nas seguintes bases de dados: Scopos, Cochrane control trial, Web of science, Bireme, Pub Med e Embase em julho de 2023, utilizando palavras-chave relacionadas ao TDAH e exercício físico e, os operadores boleanos: “AND” e “OR” para a construção da frase de busca. Os programas Rayyan, PRISMA e PEDro foram utilizados para a seleção e o tratamento dos dados. Os critérios de inclusão foram adotados para restringir a busca a artigos originais sobre a temática trabalhada abrangendo o período de 2013 a 2023 e dentro da faixa etária escolhida (6 a 12 anos). Resultados: A revisão identificou 33 estudos que avaliaram os efeitos do exercício físico em crianças com TDAH nos últimos dez anos. Diversas modalidades de exercício foram investigadas, incluindo atividades aeróbicas, atividades físicas escolares estruturadas e intervenções com base em esportes. A maioria dos estudos relatou melhorias nas habilidades cognitivas, comportamentais e emocionais das crianças com TDAH após a participação em programas de exercício físico. Além disso, observou-se uma tendência positiva na redução dos sintomas do TDAH e melhoria na qualidade de vida. Conclusão: Com base nos resultados analisados, evidencia-se que o exercício físico pode ter efeitos positivos significativos nas crianças com TDAH. A melhoria nas habilidades cognitivas, comportamentais e emocionais destas crianças sugere que a inclusão de programas de exercício físico pode ser uma abordagem benéfica como parte do tratamento complementar ao convencional. No entanto, são necessárias mais pesquisas para compreender melhor os mecanismos subjacentes a esses efeitos e para determinar as modalidades de exercício mais eficazes e adaptadas às necessidades específicas das crianças com TDAH. Essa revisão destaca a importância de considerar abordagens não medicamentosas no manejo do TDAH, proporcionando uma visão promissora para futuras intervenções e políticas de saúde infantil.
Abstract: Introduction: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a common neurobehavioral condition in children, characterized by inattention, impulsivity and hyperactivity. Conventional treatment often involves pharmacological therapies, but there is a growing search for non-drug approaches, such as physical exercise. Objective: The objective of this systematic review is to examine the impacts of exercise on children with ADHD, covering studies published in the last ten years and, in this way, offering perspectives that can improve therapeutic options, encourage a comprehensive approach to treatment and contribute to the understanding of the mechanisms underlying the observed benefits. Methodology: The research involved searching for studies in the following databases: Scopos, Cochrane control trial, Web of science, Bireme, Pub Med and Embase in July 2023, using keywords related to ADHD and physical exercise and the operators booleans: “AND” and “OR” for constructing the search phrase. The Rayyan, PRISMA and PEDro programs were used for data selection and processing. The inclusion criteria were adopted to restrict the search to original articles on the topic covered covering the period from 2013 to 2023 and within the chosen age range (6 to 12 years). Results: The review identified 33 studies that evaluated the effects of physical exercise on children with ADHD in the last ten years. Various exercise modalities have been investigated, including aerobic activities, structured school physical activities, and sports-based interventions. Most studies have reported improvements in the cognitive, behavioral, and emotional skills of children with ADHD after participating in physical exercise programs. Furthermore, a positive trend was observed in reducing ADHD symptoms and improving quality of life. Conclusion: Based on the results analyzed, it is clear that physical exercise can have significant positive effects on children with ADHD. The improvement in these children's cognitive, behavioral and emotional skills suggests that the inclusion of physical exercise programs can be a beneficial approach as part of complementary treatment to conventional treatment. However, more research is needed to better understand the mechanisms underlying these effects and to determine the most effective exercise modalities tailored to the specific needs of children with ADHD. This review highlights the importance of considering non-pharmacological approaches in the management of ADHD, providing promising insight for future child health interventions and policies.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21838
Appears in Collections:Mestrado Multicêntrico em Ciências Fisiológicas

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