Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22021Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Las Casas e Souza, Joanna | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-30T10:58:52Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-30T10:58:52Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
| dc.identifier.citation | LAS CASAS E SOUZA, Joanna. Percepção dos(as) professores(as) sobre o ensino e aplicação do Parkour na Educação Física Escolar: um estudo exploratório. 2025. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22021 | - |
| dc.description.abstract | A pesquisa analisou a percepção e a competência dos(as) professores(as) de Educação Física sobre o ensino e aplicação do Parkour na Educação Física Escolar (EFE), considerando os desafios e possibilidades de sua implementação no contexto da rede municipal de São Gonçalo/RJ. Reconhecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma Prática Corporal de Aventura (PCA), o Parkour apresenta potencial pedagógico ao ampliar o repertório motor dos(as) estudantes, além de promover valores como resiliência, autossuperação e criticidade. O estudo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, foi realizado com 60 professores(as) da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo/RJ, distribuídos pelos oito polos educacionais do município. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado no Google Forms, composto por 9 questões abertas e 21 fechadas, organizadas nos eixos de Conhecimento, Habilidade e Atitude. A análise dos dados combinou Análise de Conteúdo Categorial Semântica por Frequência e Estatística Descritiva para apresentação e discussão dos achados. Os resultados revelaram que, apesar do reconhecimento do potencial educativo do Parkour, sua implementação enfrenta entraves como a falta de formação específica, preocupações com segurança, resistência institucional e limitações estruturais. A grande maioria dos(as) professores(as) demonstrou interesse em capacitação adicional, sendo a oficina pedagógica a modalidade de formação mais desejada. Diante disso, a pesquisa culminou na elaboração de um Recurso Educacional, estruturado como uma oficina teórico-prática para subsidiar os(as) professores(as) na tematização do Parkour na escola. Espera-se que este estudo contribua para o debate sobre a ampliação das práticas corporais na EFE e para a qualificação docente, possibilitando a aplicação segura e significativa do Parkour no ambiente escolar. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Parkour | pt_BR |
| dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Práticas Corporais de Aventura | pt_BR |
| dc.subject | School Physical Education | pt_BR |
| dc.subject | Teaching | pt_BR |
| dc.subject | Adventure Body Practices | pt_BR |
| dc.title | Percepção dos(as) professores(as) sobre o ensino e aplicação do Parkour na Educação Física Escolar: um estudo exploratório | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The research analyzed the perception and competence of Physical Education teachers regarding the teaching and application of Parkour in School Physical Education, considering the challenges and possibilities of its implementation within the municipal education network of São Gonçalo/RJ. Recognized by the Brazilian Common Core Curriculum (BNCC) as an Adventure Physical Practice (PCA), Parkour presents pedagogical potential by expanding students' motor repertoire, as well as promoting values such as resilience, self-improvement, and critical thinking. The study, with a qualitative approach and exploratory nature, was conducted with 60 teachers from the Municipal Department of Education of São Gonçalo/RJ, distributed across the city's eight educational centers. Data collection was carried out through a structured questionnaire in Google Forms, composed of 9 open-ended and 21 closed-ended questions, organized into the axes of Knowledge, Skill, and Attitude. Data analysis combined Categorical Semantic Content Analysis by Frequency and Descriptive Statistics to present and discuss the findings. The results revealed that, despite the recognition of Parkour’s educational potential, its implementation faces obstacles such as the lack of specific training, safety concerns, institutional resistance, and structural limitations. The vast majority of teachers expressed interest in additional training, with pedagogical workshops being the most preferred training modality. Consequently, this research resulted in the development of an Educational Resource, structured as a theoretical-practical workshop to support teachers in incorporating Parkour into schools. This study is expected to contribute to the discussion on expanding physical practices in SPE and to teacher qualification, enabling the safe and meaningful application of Parkour in the school environment. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Aldair José de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7669724967517451 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Aldair José de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7669724967517451 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pires, Valéria Nascimento Lebeis | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-9354-2543 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0935439503269817 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Almeida, Leandro Gouveia | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2656509013301632 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-6099-5343 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3893637848142819 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
| dc.relation.references | ALBUQUERQUE, D. I. P.; DEL-MASSO, M. C. S; LORENZINI, A. R.; ALMEIDA JÚNIOR, A. S.; MIRANDA, A. C. M.; MOREIRA, E. C; RAMOS, G. N. S. (Org.). Projeto político-pedagógico: Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF. São Paulo: 2022. ALVES, C. S. R. CORSINO, L. N. O Parkour como possibilidade para a Educação Física escolar. Motrivivência, ano XXV, n. 41, p. 247-257, Dez., 2013. ANDRADE, L. C.; ANDRADE, J. S. D.; MOURA, S. A. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: o ensino das práticas corporais de aventura nos anos iniciais. Motrivivência, v. 32, n. 63, 2020. ANGEL, J. Ciné Parkour: a cinematic and theoretical contribution to the understanding of the practice of Parkour. França: Brighton, 2011. ARAÚJO, S. F.; FURTADO, A. C. Educação Física brasileira no governo militar nas décadas de 1960 e 1970. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 60, p. 01- 18, Out./Dez. 2019. ARAÚJO, S. M. et al. Concepções de Educação e de Educação Física: o que pensam os(as) professores(as) das instituições de ensino superior do Maranhão. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – Territorialidade e Diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e Ciências do Esporte. Anais... Vitória, Espírito Santo, 2015. ISSN 2175- 5930. ASSIS, C. J. S. “Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos eleger o Presidente do Brasil” - a campanha Diretas Já e o fim da Ditadura Militar. Caderno de estudos e pesquisas, n. 25, 2021. BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BECKER, E. P. Narrativas de formação continuada de professores de educação física: Programa Residência Pedagógica. 2021. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Rio Grande do Sul, 2021. BELLE, D.; LA FAIGE, S. G. Parkour. Intervista, 2009. ISBN 2357560258. BOROCHOVICIUS, E.; TASSONI, E. C. Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino fundamental. Educação em Revista, v. 37, p. e20706, 2021. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. 133 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 1988. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. CAPAVERDE, M. R.; MEDEIROS, T. N.; ALVES, S. L. C. Esporte de Aventura nas Aulas de Educação Física: Uma Alternativa ao Alcance dos Profissionais? Revista Vento e Movimento, Osório, v. 1, n. 1, abr. 2012. CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 12. ed. Campinas: Papirus, 2005. CHAER, G.; DINIZ, R.R.P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional, Revista Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2021. CORRÊA, E. A. Práticas corporais de aventura na Educação Física escolar. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, p. 113-138, 2023. CORRÊA, I. L. S. Perspectivas e limitações do trabalho com práticas corporais de aventura na escola: um relato de experiência. Cadernos do Aplicação, v. 33, n. 1, 2020. CRISTINO, A. P. R. Um olhar crítico-reflexivo sobre a formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de ensino em Santa Maria (RS). 2007. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Rio Grande do Sul, 2007. DAOLIO, J. Educação Física e o Conceito de Cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. FERNANDES, A. V.; PIMENTEL, G. G. A. Desenvolvimento do Parkour no Brasil. In: XIV Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 2016. Campinas, Anais..., Universidade Estadual de Campinas, 2016, v. 1, p. 133-134. FERNANDES, A. V; GALVÃO, L. K. S. Parkour e valores morais: ser forte para ser útil. Motrivivência, v. 28, n. 47, p. 226-240, mai./2016. FERREIRA, H. S.; SAMPAIO, J. J. C. Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde. EFDesportes, Buenos Aires, a. 18, n. 182, 2013. 134 FRANÇA, D. L.; DOMINGUES, S. C. Possibilidades e desafios no ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física escolar. Motrivivência, v. 35, n. 66, p. 1-22, 2023. FRANCISCO, F. B.; FIGUEIREDO, J. P.; DUEK, V. P. Práticas corporais de aventura nas dimensões do conteúdo: experiência na educação física infantil. Práxis Educacional, v. 16, n. 37, p. 508-524, 2020. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GHIRALDELLI JUNIOR, P. Educação Física Progressista. São Paulo: Edições Loyola, 1998. GHIRALDELLI JUNIOR, P. Educação Física Progressista: A pedagogia crítico- social dos conteúdos e a Educação Física Brasileira. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2004. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Área territorial brasileira 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. INÁCIO, H. L. D. Proposta de classificação das práticas corporais de aventura para o ensino na educação física escolar. Revista Brasileira Ciências do Esporte, v. 43, p. 1-8, 2021. INÁCIO, H. L. D.; CAUPER, D. A. C.; SILVA, L. A. P.; MORAIS, G. G. Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios-reflexões para além da base nacional comum curricular. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 168-187, 2016. INÁCIO, H. L. D.; MORAES, T. M.; SILVEIRA, A. B. Educação Física e Educação Ambiental: Refletindo Sobre a Formação e Atuação Docente. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 11, n. 4, p. 1-23, out./dez. 2013. INÁCIO, H. L. D.; SOUSA, C. C.; MACHADO, L. F. A presença das práticas corporais de aventura em escolas públicas da região metropolitana de Goiânia: um estudo exploratório. Motrivivência, v. 32, n. 63, 2020. JÚNIOR, A. Z.; ROSA, F. R.; MORAIS, L. G. Diálogos Metodológicos: o sociológico e o biológico no ensino do esporte escolar. Revista Estudos-Vida e Saúde (Revista de Ciências Ambientais e Saúde), v. 36, n. 5, p. 959-990, 2009. KIRK, D. Physical Education Futures. London: Routledge, 2010. 135 KRUG, H. N.; KRUG, M. R.; KRUG, R. R. A formação continuada de professores de Educação Física da Educação Básica: concepções, desafios e perspectivas. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 11, n. 25, p. 371-389, 2019. LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, p. 20-28, 2002. LEAL, O. J. G.; ARAÚJO, S. F.; RAMOS, W. P.; BARBOSA, J. A. S.; LANGER, A.; BOEIRA, F. D.; PEREIRA, A. O. O conhecimento de professores sobre as abordagens pedagógicas da educação física. Cuadernos de Educación y Desarrollo, Portugal, v. 16, n. 5, p. 01-18, 2024. LIMA, J. F. Educação física escolar e educação ambiental: o saber da experiência em uma unidade didática transdisciplinar de práticas corporais de aventura. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Ijuí, 2020. LUIZ, I. C. et al. Investigação, narrativa e formação continuada de professores de Educação Física: possibilidades para uma prática colaborativa. Journal of Physical Education, v. 27, p. e2721, 2016. MALDONADO, D. T. et al. Indícios de mudanças na prática pedagógica dos Professores de Educação Física escolar: análise dos Estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 22, n. 01, p. 77-92, 2018. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003. 310p. MARQUES, R. A. Cidade Lúdica: um estudo antropológico sobre as práticas de Parkour em São Paulo. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. MELO, G. S.; SILVA, M. L. M. P.; TORRES, T. P. S. Currículo e diferença: reflexões a partir da realidade brasileira atual. Revista Espaço do Currículo, v. 16, n. 1, 2023. MENDES, R. M.; MISKULIN, R. G. S. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 165, p. 1044-1066, 2017. MENECH, L.; CARDOSO, A. L. Entre a “não aula” e a aula na educação física: caracterizações necessárias. Revista Saberes Pedagógicos, v. 5, n. 2, 2021. MILAGRES, P.; SILVA, C. F.; KOWALSKI, M. O higienismo no campo da Educação Física: estudos históricos. Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 160-176, 2018. 136 MIOTO, B. M.; MOREIRA, W. W. Tendências em Educação Física – a relevância de seu entendimento para a compreensão da complexidade da área. In: III Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: o lazer em uma perspectiva latinoamericana, 2007, São Carlos. MOREIRA, A. F. B. A crise da teoria curricular crítica. In: COSTA, M. V. (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 11-36. MOURA, D. L.; HENRIQUES, I. A. D. Saltando na escola: uma proposta de unidade didática de parkour nas aulas de educação física. Cadernos de Formação RBCE, v. 8, n. 2, 2018. NASCIMENTO, K. F. et al. Educação Física escolar na Base Nacional Comum Curricular: uma proposta de abordagem pedagógica. In: FERREIRA, H. S. (Org.). Abordagens da educação física escolar: da teoria à prática. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará: EdUECE, 2019. NEIRA, M. G. O lugar da diferença na BNCC de Educação Física. In: MARTINS, R. L. D. R. Desafios Contemporâneos para a Educação Física brasileira. Curitiba: CRV, 2020. p. 43-62. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da Educação Física. In: BOSSLE, F.; ATHAYDE, P.; LARA, L. (Org.). Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE. Natal, RN: EDUFRN, 2020. p. 25-44. NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. e84910, 2019. NUNES, H. V. A.; LIMA, W. P. A importância da educação física e psicologia na construção de um novo Brasil: ênfase às décadas iniciais do século XX. Revista Brasileira Militar de Ciências, v. 9, n. 23, 2023. PACHECO, J. Educação para o Século XXI: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2017. PALAVRO, B. Perfil dos praticantes de Parkour no Brasil. In: IX Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016. Caxias do Sul, Anais..., Rio Grande do Sul, 2016, p. 285-297. PEREIRA, D. W.; HONORATO, T.; AURICCHIO, J. R. Parkour: do princípio filosófico ao fim competitivo. LICERE, v. 23, n. 1, p. 134-152, 2020. PEREIRA, J. U.; LEITZKE, A. T. S.; ILHA, F. R. S. Perspectivas pós-críticas na Educação Física: articulações possíveis às metodologias ativas de ensino. Dialogia, São Paulo, n. 43, p. 1-15, e22851, Jan./Abr. 2023. 137 PIROLLO, E. P. Princípios norteadores de uma proposta de ensino do Parkour. Campinas, SP: [s.n.], 2015. REHBEIN, I. F. S. Proposta Metodológica para Ensino de Parkour. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Bacharelado em Educação Física, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. REI, B. D.; LÜDORF, S. M. A. Educação física escolar e ditadura militar no Brasil (1964-1985): balanço histórico e novas perspectivas. Revista da Educação Física/UEM, v. 23, p. 483-497, 2012. SACRISTAN, J. G. Currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática? In: SACRISTAN, J. G.; GOMES, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. pp. 119-148. SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2013. SANTOS, L. L.; MONTIEL, F. C.; AFONSO, M. R. Processos de formação continuada: alinhando práticas e construindo saberes na Educação Física escolar. Motrivivência, v. 33, n. 64, 2021. SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento - Revista de Educação, n. 4, 9 de agosto de 2016. SCOPEL, A. J. S. G. et al. Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura. Curitiba, PR: Editora Intersaberes, 2020. SEHN, A. I.; NEUENFELDT, D. J. Práticas Corporais de Aventura na Educação Física Escolar: o que os professores têm a dizer? Revista Destaques Acadêmicos, v. 14, n. 2, 2022. SENA, D. C. S.; LEMOS, M. H. S. Parkour: propostas de aulas na educação física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 2, p. 1-11, 2020. SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. SOARES, C. L. George Hébert e o Método Natural: nova sensibilidade, nova educação do corpo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 1, p. 21-39, 2003. SOARES, C. L. Uma educação pela natureza: o método de educação física de Georges Hébert. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 37, n. 2, p. 151-157, 2015. SOUSA, G. R. Pedagogias críticas da Educação Física na “batalha de ideias”: analisando produções e compreensões contemporâneas e suas contraposições 138 ao pensamento e às práticas pedagógicas conservadoras. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 45, p. 1-9, e20230051, 2023. SOUZA, A.; BATISTA, C. Práticas Corporais e Educação Física Escolar: novas abordagens pedagógicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. STRAMANDINOLI, A. L. M.; REMONTE, J. G.; MARCHETTI, P. H. Parkour: História e Conceitos da Modalidade. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 2, p. 13-25, 2012. TAHARA, A. K; DARIDO, S. C. Práticas corporais de aventura em aulas de educação física na escola. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 113–136, 2016. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014. ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação Física | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JOANNA LAS CASAS E SOUZA.pdf | 2.75 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
