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Tipo do documento: Dissertação
Title: Percepção dos(as) professores(as) sobre o ensino e aplicação do Parkour na Educação Física Escolar: um estudo exploratório
Authors: Las Casas e Souza, Joanna
Orientador(a): Oliveira, Aldair José de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Aldair José de
Segundo membro da banca: Pires, Valéria Nascimento Lebeis
Terceiro membro da banca: Almeida, Leandro Gouveia
Keywords: Parkour;Educação Física Escolar;Ensino;Práticas Corporais de Aventura;School Physical Education;Teaching;Adventure Body Practices
Área(s) do CNPq: Educação Física
Idioma: por
Issue Date: 27-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: LAS CASAS E SOUZA, Joanna. Percepção dos(as) professores(as) sobre o ensino e aplicação do Parkour na Educação Física Escolar: um estudo exploratório. 2025. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Abstract: A pesquisa analisou a percepção e a competência dos(as) professores(as) de Educação Física sobre o ensino e aplicação do Parkour na Educação Física Escolar (EFE), considerando os desafios e possibilidades de sua implementação no contexto da rede municipal de São Gonçalo/RJ. Reconhecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma Prática Corporal de Aventura (PCA), o Parkour apresenta potencial pedagógico ao ampliar o repertório motor dos(as) estudantes, além de promover valores como resiliência, autossuperação e criticidade. O estudo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, foi realizado com 60 professores(as) da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo/RJ, distribuídos pelos oito polos educacionais do município. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado no Google Forms, composto por 9 questões abertas e 21 fechadas, organizadas nos eixos de Conhecimento, Habilidade e Atitude. A análise dos dados combinou Análise de Conteúdo Categorial Semântica por Frequência e Estatística Descritiva para apresentação e discussão dos achados. Os resultados revelaram que, apesar do reconhecimento do potencial educativo do Parkour, sua implementação enfrenta entraves como a falta de formação específica, preocupações com segurança, resistência institucional e limitações estruturais. A grande maioria dos(as) professores(as) demonstrou interesse em capacitação adicional, sendo a oficina pedagógica a modalidade de formação mais desejada. Diante disso, a pesquisa culminou na elaboração de um Recurso Educacional, estruturado como uma oficina teórico-prática para subsidiar os(as) professores(as) na tematização do Parkour na escola. Espera-se que este estudo contribua para o debate sobre a ampliação das práticas corporais na EFE e para a qualificação docente, possibilitando a aplicação segura e significativa do Parkour no ambiente escolar.
Abstract: The research analyzed the perception and competence of Physical Education teachers regarding the teaching and application of Parkour in School Physical Education, considering the challenges and possibilities of its implementation within the municipal education network of São Gonçalo/RJ. Recognized by the Brazilian Common Core Curriculum (BNCC) as an Adventure Physical Practice (PCA), Parkour presents pedagogical potential by expanding students' motor repertoire, as well as promoting values such as resilience, self-improvement, and critical thinking. The study, with a qualitative approach and exploratory nature, was conducted with 60 teachers from the Municipal Department of Education of São Gonçalo/RJ, distributed across the city's eight educational centers. Data collection was carried out through a structured questionnaire in Google Forms, composed of 9 open-ended and 21 closed-ended questions, organized into the axes of Knowledge, Skill, and Attitude. Data analysis combined Categorical Semantic Content Analysis by Frequency and Descriptive Statistics to present and discuss the findings. The results revealed that, despite the recognition of Parkour’s educational potential, its implementation faces obstacles such as the lack of specific training, safety concerns, institutional resistance, and structural limitations. The vast majority of teachers expressed interest in additional training, with pedagogical workshops being the most preferred training modality. Consequently, this research resulted in the development of an Educational Resource, structured as a theoretical-practical workshop to support teachers in incorporating Parkour into schools. This study is expected to contribute to the discussion on expanding physical practices in SPE and to teacher qualification, enabling the safe and meaningful application of Parkour in the school environment.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

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