Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22025Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Siqueira, Pedro Henrique Dias | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-30T13:44:20Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-30T13:44:20Z | - |
| dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
| dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Pedro Henrique Dias. Introdução ao conceito da privatização ampliada através de uma análise de caso das atuações da Fundação Lemann na educação brasileira: um empreendimento do homem mais rico do Brasil. 2023. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22025 | - |
| dc.description.abstract | A dissertação Introdução ao Conceito da Privatização Ampliada através de uma análise de caso a partir das atuações da Fundação Lemann na Educação Brasileira, um empreendimento do homem mais rico do Brasil começou a ser produzida em 2020, 30 anos depois da Conferência Mundial sobre Educação para Todos em Jomtien, foi qualificada em 2022, ano no qual se comemora 20 anos de existência e atuação do nosso objeto de pesquisa, a Fundação Lemann, e está sendo defendida em 2023, quando o Bloco Histórico Neoliberal, hoje em seu formato Social-Liberal, completa 50 anos de Hegemonia contados a partir da Crise Orgânica de 1973. Seu título, atrelado a essa coincidência cronológica, fala por si. Desta forma, o objetivo principal é extremamente nítido e consiste em redarguir a objetiva pergunta: pode-se afirmar que há em curso o desenvolvimento do fenômeno da Privatização Ampliada da Educação Brasileira? Para isso, utilizamos o conceito gramsciano, absolutamente central, do Estado Ampliado como Ferramenta Metodológica, a fim de se realizar, de forma documental, um estudo de caso dissecando as atuações, parcerias e empreitadas da organização familiar filantrópica do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann. A relevância social é percebida quando se considera que está cientificamente comprovado, segundo ampla bibliografia, que faz 30 anos que Reformas Educacionais, organizadas por Organismo Internacionais e fundações filantrópicas como a de Lemann, são empreendidas na América-Latina, e mais especificamente no Brasil, para auxiliar a adequação desta região da periferia do capitalismo global ao seu local na atual Divisão Internacional do Trabalho. Fora que, tomar ciência das estratégias burguesa que se desenvolvem via o seguimento educacional com intuito de gerar Consenso, é o primeiro passo para provocar, nas palavras de Aparecida Tiradentes, “a indignação necessária à organização das energias da luta da classe trabalhadora” (SANTOS, 2012, p.8), para assim combatê-las. Contudo, segue-se o referido percurso: análise da materialidade do atual capitalismo; para em seguida explanarmos o modelo de educação que contempla essa superestrutura Neoliberal periférica; e por fim realizarmos o estudo de caso embatendo dialeticamente as empreitadas da Fundação Lemann contra bibliografia crítica a ela, que indagará quais os interesses específicos do bilionário na educação nacional, sobretudo a pública. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Fundação Lemann | pt_BR |
| dc.subject | Estado Ampliado | pt_BR |
| dc.subject | Privatização da Educação | pt_BR |
| dc.subject | Marxismo | pt_BR |
| dc.subject | Reformas Educacionais | pt_BR |
| dc.subject | Lemann Foundation | pt_BR |
| dc.subject | Expanded State | pt_BR |
| dc.subject | Privatization of Education | pt_BR |
| dc.subject | Marxism | pt_BR |
| dc.subject | Educational Reforms | pt_BR |
| dc.title | Introdução ao conceito da privatização ampliada através de uma análise de caso das atuações da Fundação Lemann na educação brasileira: um empreendimento do homem mais rico do Brasil | pt_BR |
| dc.title.alternative | Introduction to the concept of expanded privatization through a case analysis of the Lemann Foundation's actions in Brazilian education: na enterprise of the richest man in Brazil | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The dissertation “Introduction to the Concept of the Extended Privatization of Brazilian Education through a case analysis based on the actions of the Lemann Foundation, an enterprise of the richest man in Brazil” began to be produced in 2020, 30 years after the World Conference on Education para Todos em Jomtien, was qualified in 2022, the year in which 20 years of existence and performance of our research object, the Lemann Foundation, are celebrated, and is being defended in 2023, when the Neoliberal Historic Block, today in its Social- Liberal, completes 50 years of Hegemony since the 1973 Organic Crisis. Its title, linked to this chronological coincidence, speaks for itself. In this way, the main objective is extremely clear and consists of rephrasing the objective question: can it be said that there is an ongoing development of the phenomenon of the Extended Privatization of Brazilian Education? For this, we use the Gramscian concept, absolutely central, of the Expanded State as a Methodological Tool, in order to carry out, in a documental way, a case study dissecting the actions, partnerships and endeavors of the philanthropic family organization of the richest man in Brazil, Jorge Paulo Lemann. Social relevance is perceived when one considers that it is scientifically proven, according to a wide bibliography, that it has been 30 years since Educational Reforms, organized by International Organizations and philanthropic foundations such as Lemann's, have been undertaken in Latin America, and more specifically in Brazil, to help adapt this region from the periphery of global capitalism to its place in the current International Division of Labour. Apart from that, becoming aware of the bourgeois strategies that are developed via the educational segment with the aim of generating Consensus, is the first step to provoke, in the words of Aparecida Tiradentes, “the necessary indignation to organize the energies of the struggle of the working class” (SANTOS, 2012, p.8), in order to combat them. However, the aforementioned route follows: analysis of the materiality of current capitalism; to then explain the model of education that contemplates this peripheral Neoliberal superstructure; and finally we carry out the case study dialectically clashing the works of the Lemann Foundation against bibliography critical of it, which will inquire about the billionaire's specific interests in national education, especially public education. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1913716021055272 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1913716021055272 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Andrade, Rodrigo Coutinho | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108094603846733 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Siqueira, Thiago Vasquinho | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8571745523558612 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1681281897867822 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | ANTUNES, R.; PINTO, G. A. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. ed. São Paulo: Cortez, 2017. ALVES, D. M.R. Da economia política à educação: análise do projeto da Fundação Lemann. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019. BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. L’École capitaliste en France. 1 ed. Paris: Maspero, 1971. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei no 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRITO, S. H. A. de; MARINS, G. A. M. B. Fundação Lemann e o Programa de Inovação Educação Conectada: em pauta as relações entre público e privado no campo das políticas educacionais. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e77558, p. 01-19, 2020. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/issue/view/2866>. Acesso em: 18 de jun. de 2023. BIANCHI, A. O Laboratório de Gramsci. Filosofia, História e Política. São Paulo: Alameda, 2008. CAETANO, M. R. As reformas educativas globais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Textura – Revista de Educação e Letras, Sapucaia do Sul, v. 22, n. 50, p. 36-53, 2020. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5397>. Acesso em: 18 de jun. de 2023. CHESNAIS, F. O capital portador de juros: acumulação, internacionalização, efeitos econômicos e políticos. In: A finança mundializada: raízes sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo: Boitempo, p. 35-67, 2005. CASTELLS, M. A Teoria marxista das crises econômicas e as transformações do capitalismo. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. CASTELO, R. O social liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa na era neoliberal. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 400 p., 2013. COLOMBO, L, R. A frente liberal – ultraconservadora no Brasil: reflexões sobre e para além do “movimento” Escola sem Partido. 2018. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu – RJ. DARDOT, P.; LAVAL, C. A. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016. FARIAS, A. M. Estado ampliado e o empresariamento da educação pública. Revista Trabalho Necessário, Londrina, v. 20, n. 42, p. 01-24. 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53532>. Acesso em: 18 de jun. de 2023. _______. O aglomerado de aparelhos privados de hegemonia empresariais Lemann e sócios na “seleção pública” de pessoas para a gestão educacional do Estado do Paraná. Revista 118 Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18, e20670, p. 1-27, 2023. Disponível em: <https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>. Acesso em: 18 de jun. de 2023. FERNANDES, F. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. FONTES, V. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV, 2010. GARCIA, L.F.R.N. Empresariamento da educação e formação continuada de professores: um estudo sobre os projetos de desenvolvidos pela Fundação Lemann (2002-2018). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2021. GRAMSCI, A. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benitto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. _______. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. _______. Cadernos de Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. _______. Cartas do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. _______. O leitor de Gramsci: escritos escolhidos 1916-1935. Organização e Introdução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. _______. Caderno de Cárcere. Temas de Cultura. Ação Política. Americanismo e Fordismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo, Loyola: 1993. _______. A geografia da acumulação capitalista: uma reconstrução da teoria marxista. In: A produção capitalista do espaço. 2a ed. São Paulo: Annablume, 2006. p. 41-73. LAMOSA, R. A Nova Ofensiva do Capital na América Latina: todos pela educação?-XXIX Simpósio Nacional de História, 7, 2017, Brasília, DF. Anais (on-line). Brasília: Simpósio Nacional de História: Contra os preconceitos, História e Democracia, 2017. LEHER, R. 25 anos de Educação Pública: notas para um balanço do período. In: GUIMARÃES, Cátia. Trabalho, educação e saúde: 25 anos de formação politécnica no SUS. Rio de Janeiro: EPSJV, 2010. LIMA, K. R. de S.; MARTINS, A. S. Pressupostos, Princípios e Estratégias. In: NEVES, Lúcia Maria Wnaderley. A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005, p. 42-67. LUKÁCS, G. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. 34. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2000. 119 MACEDO, J. M. M.; MOTTA, V. C. M. Veias abertas para a privatização na educação brasileira: supremacia da lógica empresarial. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. IV, no 07, p. 171-188, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufrrj.br/index.php/rtps>. Acesso em: 18 de jun. de 2023. MARTINS, C.E. Dependência, neoliberalismo e novos padrões de desenvolvimento na América Latina. In: MARTINS, C, E. Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina. São Paulo: Boitempo, 2011. p. 312-345. MARX, K. O Capital: Crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 1983. MARX, K; ENGELS, F. Manifesto Comunista. Tradução de Álvaro Pina. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 1848. MENDONÇA, S. R. de. O Estado Ampliado como Ferramenta Metodológica. Marx e o Marxismo v.2, n.2, jan/jul 2014. _______. Estado e Sociedade. In: Mattos, Marcelo Badaró. História: Pensar e Fazer. RJ: Laboratório Dimensão da História, 1998. p.p 13-32. MENDONÇA, S. R; FONTES, V. “História e teoria política”. In: CARDOSO, Ciro Flamarion&VAINFAS, Ronaldo (org.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, pp. 55-71. MELLO, G. N. de. Política pública de educação. Estudos Avançados.v.5, no 13, 1991. MÉSZÀROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009. NEVES, L. M. W.; SANT’ANNA, R. Introdução: Gramsci, o Estado educado e a nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley. A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005, p. 18-39. NEVES, L. M. W. Por que dois Planos Nacionais de Educação. In.: NEVES, L. M. W. (org.). Educação e política no limiar do século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2000. OLIVEIRA, M. T. C. O grupo Lemann e o novo papel dos aparelhos privados de hegemonia no campo da educação no Brasil. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. IV, no 07, p. 159-170, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufrrj.br/index.php/rtps>. Acesso em: 18 de jun. de 2023. PERONI, V. M. V.; OLIVEIRA, C. M. B. de. O curso Gestão para Aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do gerencialismo nas escolas de educação básica alagoanas: implicações para a democratização da educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e77554, p. 01-22. 2020. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/issue/view/2866>. Acesso em: 18 de jun. de 2023. _______. O marco regulatório e as parcerias público-privadas no contexto educacional. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia, v. 15, n. 31, p. 38-57, 2019. 120 Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis>. Acesso em: 24 de jan. de 2023. PEREIRA, J. N.; EVANGELISTA, O. Quando o capital educa o educador: BNCC, Nova Escola, e Lemann. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 6, n.10, p. 65-90, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32664>. Acesso em: 18 de jun. de 2023. POULANTZAS, N. As transformações atuais do Estado, a crise política e a crise do Estado. In: POULANTZAS, Nico. (org.) O Estado em crise. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1977. RABELO, J.; SEGUNDO, M. D. M.; JIMENEZ, S. Educação para todos e reprodução do capital. Trabalho necessário, Rio de Janeiro, v. 7, n. 9, p. 01-24, 2009. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6097>. Acesso em: 23 de maio de 2023. RAIMANN, E.G; CASTRO, L. M.; MACHADO, B. F.B. Fundação Lemann e o capital educador: na mira a pós-graduação. Debate em Educação, Alagoas, v. 15, n. 37, p. 01-07, 2023. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao>. Acesso em: 18 de jun. de 2023. SANTOS, A. F. T. Pedagogia do mercado: neoliberalismo, trabalho e educação no século XXI. 1 ed. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2012. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. SANTOS NETO, A. B.; FÉLIX, T. L. L. A inserção privatista da Fundação Lemann na educação pública brasileira. Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, Rio de Janeiro, v. 21, n. 52, p. 210 - 223, maio/ago. 2023. Disponível em: <https://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/76094>. Acesso em: 28 de ago. de 2023. SÉGALA, K. F. A Atuação do Movimento “Todos pela Educação” na Educação Básica Brasileira: do empresariamento ao controle ideológico. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - Minas Gerais. SILVA, A. M. Formas e tendências de precarização do trabalho docente: o precariado professoral e o professorado estável-formal nas redes públicas brasileiras. Curitiba: CRV, 2020. SOUZA, I. A Pedagogia Gerencialista do Capital Neoliberalismo, Empresariamento e Mercadorização da Educação Pública Estatal Fundação Lemann, Instituto Unibanco e Estado do Piauí 2003/2017. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020. SOUZA, A. M. R.; LOPES, S. F. Movimento pela base, Fundação Lemann... e o professor?: parceiros (i)legítimos no debate sobre educação pública. Currículo sem Fronteiras, Paraná, v. 22, e2177, p.01-28, 2022. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/index.htm>. Acesso em: 18 de jun. de 2023. 121 SHIROMA, E. O.; MORAES, M. Célia M. de.; EVANGELISTA, O. Política Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. ________. Marx, nosso contemporâneo, e seu conceito de globalização. In: ANTUNES (ORG). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2014. TUÃO, R.S. A campanha nacional pelo direito à educação: determinantes sócio-históricos do projeto de concertação nacional.2018. 293 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu – RJ. VASCONCELOS, E. M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: Epistemologia e metodologia operativa. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002. WERLANG, A. C.; VIRIATO, E.O. O programa para Reforma Educacional na América Latina e Caribe (PREAL) e a política e formação docente no Brasil na década de 1990. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 04, no. 06, p. 10-23, 2012. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br>. Acesso em: 30 de jan. de 2023. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Pedro Henrique Dias Siqueira.pdf | 3.75 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
