Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22025
Tipo do documento: Dissertação
Título: Introdução ao conceito da privatização ampliada através de uma análise de caso das atuações da Fundação Lemann na educação brasileira: um empreendimento do homem mais rico do Brasil
Otros títulos: Introduction to the concept of expanded privatization through a case analysis of the Lemann Foundation's actions in Brazilian education: na enterprise of the richest man in Brazil
Autor: Siqueira, Pedro Henrique Dias
Orientador(a): Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Primeiro membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Segundo membro da banca: Andrade, Rodrigo Coutinho
Terceiro membro da banca: Siqueira, Thiago Vasquinho
Palabras clave: Fundação Lemann;Estado Ampliado;Privatização da Educação;Marxismo;Reformas Educacionais;Lemann Foundation;Expanded State;Privatization of Education;Marxism;Educational Reforms
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 28-feb-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: SIQUEIRA, Pedro Henrique Dias. Introdução ao conceito da privatização ampliada através de uma análise de caso das atuações da Fundação Lemann na educação brasileira: um empreendimento do homem mais rico do Brasil. 2023. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumen: A dissertação Introdução ao Conceito da Privatização Ampliada através de uma análise de caso a partir das atuações da Fundação Lemann na Educação Brasileira, um empreendimento do homem mais rico do Brasil começou a ser produzida em 2020, 30 anos depois da Conferência Mundial sobre Educação para Todos em Jomtien, foi qualificada em 2022, ano no qual se comemora 20 anos de existência e atuação do nosso objeto de pesquisa, a Fundação Lemann, e está sendo defendida em 2023, quando o Bloco Histórico Neoliberal, hoje em seu formato Social-Liberal, completa 50 anos de Hegemonia contados a partir da Crise Orgânica de 1973. Seu título, atrelado a essa coincidência cronológica, fala por si. Desta forma, o objetivo principal é extremamente nítido e consiste em redarguir a objetiva pergunta: pode-se afirmar que há em curso o desenvolvimento do fenômeno da Privatização Ampliada da Educação Brasileira? Para isso, utilizamos o conceito gramsciano, absolutamente central, do Estado Ampliado como Ferramenta Metodológica, a fim de se realizar, de forma documental, um estudo de caso dissecando as atuações, parcerias e empreitadas da organização familiar filantrópica do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann. A relevância social é percebida quando se considera que está cientificamente comprovado, segundo ampla bibliografia, que faz 30 anos que Reformas Educacionais, organizadas por Organismo Internacionais e fundações filantrópicas como a de Lemann, são empreendidas na América-Latina, e mais especificamente no Brasil, para auxiliar a adequação desta região da periferia do capitalismo global ao seu local na atual Divisão Internacional do Trabalho. Fora que, tomar ciência das estratégias burguesa que se desenvolvem via o seguimento educacional com intuito de gerar Consenso, é o primeiro passo para provocar, nas palavras de Aparecida Tiradentes, “a indignação necessária à organização das energias da luta da classe trabalhadora” (SANTOS, 2012, p.8), para assim combatê-las. Contudo, segue-se o referido percurso: análise da materialidade do atual capitalismo; para em seguida explanarmos o modelo de educação que contempla essa superestrutura Neoliberal periférica; e por fim realizarmos o estudo de caso embatendo dialeticamente as empreitadas da Fundação Lemann contra bibliografia crítica a ela, que indagará quais os interesses específicos do bilionário na educação nacional, sobretudo a pública.
Abstract: The dissertation “Introduction to the Concept of the Extended Privatization of Brazilian Education through a case analysis based on the actions of the Lemann Foundation, an enterprise of the richest man in Brazil” began to be produced in 2020, 30 years after the World Conference on Education para Todos em Jomtien, was qualified in 2022, the year in which 20 years of existence and performance of our research object, the Lemann Foundation, are celebrated, and is being defended in 2023, when the Neoliberal Historic Block, today in its Social- Liberal, completes 50 years of Hegemony since the 1973 Organic Crisis. Its title, linked to this chronological coincidence, speaks for itself. In this way, the main objective is extremely clear and consists of rephrasing the objective question: can it be said that there is an ongoing development of the phenomenon of the Extended Privatization of Brazilian Education? For this, we use the Gramscian concept, absolutely central, of the Expanded State as a Methodological Tool, in order to carry out, in a documental way, a case study dissecting the actions, partnerships and endeavors of the philanthropic family organization of the richest man in Brazil, Jorge Paulo Lemann. Social relevance is perceived when one considers that it is scientifically proven, according to a wide bibliography, that it has been 30 years since Educational Reforms, organized by International Organizations and philanthropic foundations such as Lemann's, have been undertaken in Latin America, and more specifically in Brazil, to help adapt this region from the periphery of global capitalism to its place in the current International Division of Labour. Apart from that, becoming aware of the bourgeois strategies that are developed via the educational segment with the aim of generating Consensus, is the first step to provoke, in the words of Aparecida Tiradentes, “the necessary indignation to organize the energies of the struggle of the working class” (SANTOS, 2012, p.8), in order to combat them. However, the aforementioned route follows: analysis of the materiality of current capitalism; to then explain the model of education that contemplates this peripheral Neoliberal superstructure; and finally we carry out the case study dialectically clashing the works of the Lemann Foundation against bibliography critical of it, which will inquire about the billionaire's specific interests in national education, especially public education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22025
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023 - Pedro Henrique Dias Siqueira.pdf3.75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.