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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22081Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Rodrigues, Tatiana Ferreira Nakauth | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-03T16:14:03Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-03T16:14:03Z | - |
| dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Tatiana Ferreira Nakauth. Governança e gestão nas contratações públicas: uma análise do caso IFAM. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22081 | - |
| dc.description.abstract | O Tribunal de Contas da União, sendo um órgão de controle externo da administração pública, têm realizado desde o ano de 2010, levantamentos sobre o nível de maturidade em governança organizacional de órgãos públicos jurisdicionados ao TCU. Em 2021 foi realizado o levantamento do Perfil Integrado de Governança Organizacional e Administração Pública, o qual avaliou os seguintes temas: governança pública organizacional, governança e gestão da tecnologia da informação, pessoas, contratações e orçamentário. Em meio aos órgãos avaliados encontra-se o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, o IFAM. Dentre os resultados obtidos pelo IFAM no levantamento realizado, destacou-se o índice de gestão de contratações (iGestContrat), em que a instituição obteve um nível de maturidade de 30%, sendo classificado como estando em estágio “inicial”. Tal resultado mostrou-se preocupante, uma vez que a gestão das contratações interfere diretamente nos resultados entregues pela instituição, seja por meio da execução orçamentária e financeira, ou da execução do planejamento anual de contratações. A partir do resultado obtido torna-se necessária a adoção de medidas que promovam a melhoria na gestão de contratações do órgão. No entanto, por meio de uma pesquisa exploratória, identificou-se que a instituição possui dezoito unidades gestoras, e que estas realizam suas próprias contratações, contribuindo para a execução orçamentária e financeira do órgão. Desta forma, este estudo buscou investigar se o resultado obtido pelo IFAM no referido índice, reflete a realidade de todas as unidades gestoras que o compõem. Isto posto, delineou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa, pois utilizando-se de estatística descritiva determinou-se os índices individuais das referidas unidades gestoras. Os quais foram comparados e analisados com base no referencial teórico. Os índices encontrados demonstraram que as Unidades Gestoras do IFAM possuem níveis distintos de maturidade em capacidade de gestão das contratações, formando um conjunto de dados heterogêneo. Neste sentido, o resultado obtido pelo IFAM no iGestContrat TCU 2021, não representa os resultados das suas respectivas Unidades Gestoras. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Governança | pt_BR |
| dc.subject | Gestão de Contratações | pt_BR |
| dc.subject | Contratações Públicas | pt_BR |
| dc.subject | iGestContrat | pt_BR |
| dc.subject | IFAM | pt_BR |
| dc.subject | Governance | pt_BR |
| dc.subject | Contract management | pt_BR |
| dc.subject | Public Procurement | pt_BR |
| dc.title | Governança e gestão nas contratações públicas: uma análise do caso IFAM | pt_BR |
| dc.title.alternative | Governance and management in public procurement: an analysis of the IFAM case | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Since 2010, the Federal Court of Auditors, being an external control body of the public administration, has carried out surveys on the level of maturity in organizational governance of public bodies under the jurisdiction of the TCU. In 2021, the Integrated Profile of Organizational Governance and Public Administration was carried out, which evaluated the following topics: organizational public governance, governance and management of information technology, people, hiring and budget. Among the evaluated bodies is the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, IFAM. Among the results obtained by IFAM in the survey carried out, the hiring management index (iGestContrat) stood out, in which the institution obtained a maturity level of 30%, being classified as being in an “initial” stage. This result was worrying, since hiring management directly interferes with the results delivered by the institution, either through budgetary and financial execution, or the execution of the annual hiring plan. From the result obtained, it becomes necessary to adopt measures that promote the improvement in the agency's hiring management. However, through an exploratory research, it was identified that the institution has eighteen management units, and that these carry out their own hiring, contributing to the budgetary and financial execution of the agency. Thus, this study sought to investigate whether the result obtained by the IFAM in that index reflects the reality of all the management units that comprise it. That said, a research with a quantitative and qualitative approach was outlined, because using descriptive statistics, the individual indexes of the referred management units were determined. Which were compared and analyzed based on the theoretical framework. The indices found showed that the IFAM Management Units have different levels of maturity in hiring management capacity, forming a heterogeneous data set. In this sense, the result obtained by IFAM in the iGestContrat TCU 2021 does not represent the results of their respective Management Units. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Daniel Ribeiro de | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8787-8320 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2545965022121459 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Chain, Caio Peixoto | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-9520-1547 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1332414714659455 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Daniel Ribeiro de | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-8787-8320 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2545965022121459 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Carvalho, José Ribamar Marques de | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-3482-9231 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6335184086197610 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-7713-2912 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5374902417035293 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia | pt_BR |
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