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dc.contributor.authorBrasil, Lais Santos-
dc.date.accessioned2025-06-05T15:39:44Z-
dc.date.available2025-06-05T15:39:44Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationBRASIL, Lais Santos. A Relação entre Matemática e Pensamento Computacional na Educação Básica: Uma Revisão Sistemática e uma Análise da Lógica Programacional no Ensino Médio. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22132-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo investigar a relação entre Matemática e Pensamento Computacional na Educação Básica com foco no Ensino Médio. O problema de pesquisa parte do desafio de como a escola pode promover a resolução de problemas e a inclusão dos estudantes no mundo digital, conforme indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa está estruturada no formato multipaper, compreendendo dois artigos científicos que abordam diferentes aspectos dessa relação, combinando uma revisão sistemática da literatura e uma pesquisa aplicada baseada na metodologia da Engenharia Didática, em que uma sequência didática foi desenvolvida e validada com licenciandos do curso de Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os fundamentos teóricos incluem autores como Jeanette Wing (2006), para a definição do pensamento computacional; George Pólya (1995), que propõe um modelo de resolução de problemas matemáticos. Além disso, foram considerados estudos sobre alfabetização digital e inclusão de tecnologias na Educação, como os de Raabe et al. (2018) e Cerigatto e Nunes (2020). Além dos resultados da pesquisa, foi implementado um produto educacional para professores de matemática utilizando atividades desplugadas para fortalecer o Pensamento Computacional. A análise dos dados permitiu evidenciar que, apesar das dificuldades iniciais na escrita algorítmica e modelagem de problemas, os participantes demonstraram avanços no uso de estratégias matemáticas associadas ao Pensamento Computacional. Os achados desta dissertação reforçam a importância da inserção estruturada do Pensamento Computacional no currículo escolar, destacando a necessidade de maior produção acadêmica e da inclusão de disciplinas nas grades nos cursos de licenciatura que apresentem e desenvolvam Pensamento Computacional nestes professores em formação para utilizar essas abordagens em sala de aula. Além disso, a pesquisa sugere futuras investigações sobre metodologias híbridas (plugadas e desplugadas) e a ampliação da formação de docentes para lidar com os desafios impostos pela cultura digital.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectLógica Programacionalpt_BR
dc.subjectComputational Thinkingpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectProblem-Solvingpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectProgramming Logicpt_BR
dc.titleA relação entre matemática e pensamento computacional na educação básica: uma revisão sistemática e uma análise da lógica programacional no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims to investigate the relationship between Mathematics and Computational Thinking in Basic Education, with a focus on High School. The research problem arises from the challenge of how schools can promote problem-solving and include students in the digital world, as indicated by the National Common Curricular Base (BNCC). The study is structured in a multipaper format, comprising two scientific articles that address different aspects of this relationship, combining a systematic literature review and an applied research study based on the Didactic Engineering methodology. In this study, a didactic sequence was developed and validated with undergraduate Mathematics students from the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), who participate in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID). The theoretical foundations include authors such as Jeanette Wing (2006), for the definition of Computational Thinking; George Pólya (1995), who proposes a model for mathematical problem-solving. Additionally, studies on digital literacy and the inclusion of technologies in education, such as those by Raabe et al. (2018) and Cerigatto and Nunes (2020), were considered. Beyond the research results, an educational product was implemented for mathematics teachers, using unplugged activities to strengthen Computational Thinking. Data analysis highlighted that, despite initial difficulties in algorithmic writing and problem modeling, participants showed progress in using mathematical strategies associated with Computational Thinking. The findings of this dissertation reinforce the importance of the structured inclusion of Computational Thinking in the school curriculum, emphasizing the need for increased academic production and the inclusion of subjects in teacher education programs that address Computational Thinking to prepare graduates to apply these approaches in the classroom. Furthermore, the research suggests future investigations into hybrid methodologies (plugged and unplugged) and the expansion of teacher training to address the challenges posed by digital culture.en
dc.contributor.advisor1Dias, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3469-0041pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0560856679400781pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3469-0041pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0560856679400781pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Moisés Ceni de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5888986879460426pt_BR
dc.contributor.referee3Gonzaga, Glaucia Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1055446047081201pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0470924008448105pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.relation.referencesALSINA, Ángel.; ACOSTA, Yeni. Conectando la educación matemática infantil y el pensamiento computacional: aprendizaje de patrones de repetición con el robot educativo programable Cubetto®. Innovaciones Educativas, [S. l.], v. 24, n. 37, p. 133–148, 2022. DOI: 10.22458/ie.v24i37.4022. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S2215-41322022000200133&script=sci_abstract&tlng= es. Acesso em: 18 jul. 2023. ALMOUDLOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007. BRACKMANN, C. AlgoCards. 2019. Disponível em: www.computacional.com.br. Acesso em: 6 nov. 2024. BROUSSEAU, GUY. La théorie des situations didactiques. Interactions didactiques, Universidade de Montreal, Geneve. Disponível em: https://guy-brousseau.com/wp-content/uploads/2011/06/MONTREAL-archives-GB1.pdf Acesso em: 5 ago. 2024. CASTILHO, Cristimara Rodrigues de; FIGUEIREDO, Heloísa Almeida de; RODRIGUES, Chang Kuo. 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dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
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