Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22144Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Pereira, William dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-06T16:03:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-06T16:03:35Z | - |
| dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, William. “Sob a Ótica do Espaço”: Aluguel de Veículos, Precarização do Trabalho e Capitalismo de Plataforma. 2025. 87 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22144 | - |
| dc.description.abstract | Sob a ótica do trabalho em plataformas, este estudo analisa o universo dos motoristas de aplicativos que utilizam veículos alugados como meio de exercer suas atividades. O objetivo principal é investigar como essa modalidade de trabalho reflete e amplia a precarização nas relações laborais dentro do contexto do capitalismo de plataforma. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando revisão bibliográfica e análise de dados secundários de locadoras e plataformas digitais. Os resultados revelam que o aluguel de veículos é, para muitos trabalhadores, a única alternativa para ingressar nesse mercado, devido à inviabilidade de adquirir um veículo próprio. Contudo, essa solução acarreta custos elevados que incluem aluguel, combustível e manutenção, reduzindo significativamente os ganhos e ampliando os níveis de exploração. Além disso, a falta de regulamentação agrava as condições de trabalho, deixando os motoristas sem segurança ou benefícios formais. A análise incorpora conceitos como "uberização", "capitalismo de plataforma" e "compressão espaço-tempo", destacando como as plataformas digitais remodelam as dinâmicas urbanas e as relações de trabalho. O estudo conclui que os aluguéis de veículos não apenas representam um novo elemento de precarização, mas também contribuem para a reorganização espacial das cidades, promovendo desigualdades socioespaciais e econômicas. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Aluguéis | pt_BR |
| dc.subject | Capitalismo de Plataforma | pt_BR |
| dc.subject | Precarização | pt_BR |
| dc.subject | Uberização | pt_BR |
| dc.subject | Trabalho por Aplicativos | pt_BR |
| dc.subject | Vehicle Rentals | pt_BR |
| dc.subject | Platform Capitalism | pt_BR |
| dc.subject | Precariousness | pt_BR |
| dc.subject | Uberization | pt_BR |
| dc.subject | App-Based Work | pt_BR |
| dc.title | “Sob a Ótica do Espaço”: Aluguel de Veículos, Precarização do Trabalho e Capitalismo de Plataforma | pt_BR |
| dc.title.alternative | “From the Perspective of Space”: Vehicle Rental, Job Insecurity and Platform Capitalism. | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | From the perspective of platform labor, this study analyzes the universe of app-based drivers who rely on rented vehicles to perform their activities. The main objective is to investigate how this work modality reflects and amplifies precariousness in labor relations within the context of platform capitalism. The research adopts a qualitative approach, combining a literature review and secondary data analysis from car rental companies and digital platforms. The results reveal that vehicle rental is, for many workers, the only alternative to enter this market due to the infeasibility of acquiring their own vehicles. However, this solution entails high costs, including rent, fuel, and maintenance, significantly reducing earnings and increasing exploitation. Additionally, the lack of regulation exacerbates working conditions, leaving drivers without security or formal benefits. The analysis incorporates concepts such as "uberization," "platform capitalism," and "time-space compression," highlighting how digital platforms reshape urban dynamics and labor relations. The study concludes that vehicle rentals not only represent a new element of precariousness but also contribute to the spatial reorganization of cities, fostering socio-spatial and economic inequalities. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Botelho, Maurilio Lima | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-6740-2480 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8497914267709973 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Botelho, Maurilio Lima | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-6740-2480 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8497914267709973 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Melchior, Lirian | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6002890196808326 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Pitta, Fábio Teixeira | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9010762700149747 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7086399272425642 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
| dc.relation.references | ABLA - Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis. Relatório Anual 2023. Disponível em: https://www.abla.com.br, Acesso em: 10 dez. 2024. ABÍLIO, Ludmila Costhek. Uberização:Do empreendedorismo à exploração. São Paulo: Boitempo, 2019. ABÍLIO, Ludmila Costhek. Uberização: a era do trabalhador jus-in-time?. Estudos Avançados, v.34,n98, p. 111-126, 2020b. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/170465. Acesso em: 29 de junho de 2021. ANTUNES, Ricardo (org.).Uberização, trabalho digital e indústria 4.0.São Paulo: Boitempo, 2020a. Brasil. Lei 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e as Leis nos 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Diário Oficial da União 2017; 14 jul. CAMPOS, Claudinei da Silva; GONÇALVES, Marcelo Freire. Da economia GIG à economia de plataforma: a evolução da economia digital no trabalho humano. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região, v. 26, n. 2, p. 26-41, 2022. Souza, Rodrigo Stringheta. Novas e velhas faces do trabalho precarizado e: seus impactos na saúde do trabalhador: análise de matérias jornalísticas sobre trabalho informal1.0. ed. 22 de Mar,2022: UNESP(Universidade Estadual Paulista), disponível em: http://hdl.handle.net/11449/217350. Acesso em: julho/2024. DIEESE. A desindustrialização e o setor automotivo: retomada urgente ou crise sem fim. Nota técnica, 2023. Disponível em: https://www.dieese.org.br, Acesso em: 10 dez. 2024. DRUCK, Graça. A precarização social do trabalho no Brasil. In: ANTUNES, R. (org). Riqueza e Miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo, Boitempo, 2013. FONTES, Virginia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e o Marxismo – Revista do NIEP-Marx, v. 5, n. 8, p. 45–67, 2017. Disponível em: http://www.niepmarx.blog.br/revistadoniep/index.php/MM/article/view/220/177. Acesso em: 24 set. 2023. HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992. HARVEY, David. O espaço como palavra-chave. GEOgraphia, v. 14, n. 28, p. 8-39, 2013. HARVEY, David. A Loucura da Razão Econômica: Marx e o capital no século XXI. primeira.ed. [S.l.]: Boitempo, 2018. HOWE, Jeff. The rise of crowdsourcing. WIRED, v. 14, ed. 6, p. 1-4, 6 jun. 2006. HOWE, Jeff. O poder das multidões: porque a força da coletividade está remodelando o futuro dos negócios. Tradução: Alessandra MussiAraujo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 67 MACHADO, Alves.Análise de viabilidade econômico-financeira: para tomada de decisão de motoristas de aplicativos para alugar ou financiar veículo na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Orientador: Maria IvaniceVendruscolo. 2020. 1 f. Trabalho de conclusão de graduação (Graduação Ciências Contábeis) - Ciências Econômicas, Porto alegre, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/265928 , acessado em outubro.2024. MOTTA JÚNIOR, Paulo Roberto Monsores da. Uberização como exemplo da precarização do trabalho e do espaço urbano. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA, 16., 2019, Vitória. Anais eletrônicos [...] Vitória: UFES, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/simpurb2019/article/view/26339/19804. Acesso em: 25 de julho de 2022. PESSANHA, Marcela. Precarização no capitalismo de plataforma: o caso dos motoristas de aplicativo. Revista Brasileira de Geografia, v. 4, n. 1, p. 25-40, 2019. Rodrigues NLPR, Moreira AS, Lucca SR de. O presente e o futuro do trabalho precarizado dos trabalhadores por aplicativo. Cad Saúde Pública [Internet]. 2021; 37(11): e00246620. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00246620 SILVA, Sandro Pereira; LAMEIRAS, Maria Andreia Parente; CARVALHO, Sandro Sacchet de; RAMOS, Lauro Roberto Albrecht; FERNANDES, Leo Veríssimo. Conjuntura do mercado de trabalho no Brasil: análise dos dados até o primeiro trimestre de 2023. Brasília, DF: Ipea, set. 2023. 28 p. (Disoc: Nota Técnica, 108). Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12385>. Acesso em: 28 de setembro de 2023. SLEE, Tom. Uberização: A nova onda do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2017. SRNICEK, Nick. Capitalismo de plataforma. São Paulo: Ubu, 2016. TOZI, Marcelo. Uberização e desigualdades algorítmicas urbanas: desafios do trabalho na era digital. Revista Estudos Urbanos, v. 12, n. 3, p. 490-510, 2018 TOZI, F. As novas tecnologias da informação como suporte à ação territorial das empresas de transporte por aplicativo no Brasil. XV Coloquio Internacional de Geocrítica, Lascienciassocials y laedificación de una sociedad post- capitalista Barcelona 7-12 de Março de 2018: [s. n.], 2018. TOZI,F.Plataformas Digitais e Novas Desigualdades Socioespaciais.São Paulo, editora Max Limonad, 2023. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Geografia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Geografia | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| WILLIAM DOS SANTOS PEREIRA.pdf | 756.33 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
