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Tipo do documento: Dissertação
Title: O ambiente escolar brasileiro contemporâneo e a pessoa transgênero: limites entre exclusão e inclusão
Other Titles: Brazilian school’s contemporary environment and the transgender person: limits between exclusion and inclusion
Authors: Silva, Guilherme Leoni de Paula Pires da
Orientador(a): Silva, Joyce Alves da
Primeiro membro da banca: Silva, Joyce Alves da
Segundo membro da banca: Silva Junior, Aureliano Lopes da
Terceiro membro da banca: Lopes, Fabio Henrique
Quarto membro da banca: Faustino, Sandra Regina de Oliveira
Keywords: Transgeneridade;Neoconservadorismo;Educação;Evasão escolar;Inclusão;Transgenderism;Neoconservatism;Education;School evasion;Inclusion
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SILVA, Guilherme Leoni de Paula Pires da. O ambiente escolar brasileiro contemporâneo e a pessoa transgênero: limites entre exclusão e inclusão. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: Esta pesquisa tem como sujeitos de estudo as pessoas transgênero que estão passando ou passaram por suas idades escolares enquanto pessoa transgênero, e suas experiências e narrativas dentro e sobre o mundo acadêmico e a vida escolar, com enfoque no debate da evasão e o papel da transfobia na exclusão de estudantes generodivergentes. Como objetivos da pesquisa, temos a realização de uma análise diagnóstica sobre a inclusão escolar das pessoas transgênero, compreendendo os pontos de vista da própria população e dos funcionários do ambiente escolar, investigando o papel da equipe pedagógica na retenção destes estudantes. Para tal, será realizado um mapeamento das experiências através da realização de entrevistas, de forma a entender as ligações e intersecções entre as esferas pessoal, familiar, econômica e religiosa e uma possível evasão. A pesquisa será realizada com ênfase no conceito de "performatividade de gênero" conforme Butler (2001; 2010). Outros pensadores de diversas áreas que versam sobre o fascismo e neoconservadorismo tais quais Adorno e Bugiato serão debatidos pelo envolvimento frequente destes movimentos com os esforços antitransgênero; Louro (2010) e Goffman (1980) são utilizados para pensar o papel da pessoa transgênero dentro e fora do ambiente pedagógico. Os métodos aplicados serão a análise documental, revisão bibliográfica e condução de entrevistas semiestruturadas. Este trabalho habilitará a reflexão sobre a vida escolar da pessoa transgênero, e reprodução das opressões no ambiente escolar e o papel da equipe pedagógica na retenção da população transgênero, bem como trará dados originais de cunho qualitativo sobre a experiência escolar desta parcela da população.
Abstract: This research focus on transgender poeple who are going through or have gone through their school ages as transgender, as well as their experiences and stories about and inside the academic world and school life, focusing on school evasion and transphobia's part on gender divergent student's exclusion. As objectives, we have the realization of a diagnostic analysis about transgender poeple inclusion on the school place, understanding the points of view of both transgender students and the school staff, examining one school's pedagogical team part on that student's retention. For such, a mapping of the living experiences will be done through the conduction of semi-structured interviews, in a manner as to understand the conections between personal, familial, economic and religious sphere's of one's life and it's possible evasion. The research will be conducted with emphasis on the concept of "gender performativity"by Judith Butler (2001, 2010). Thinkers of several areas that discuss fascism and neoconservatism such as Adorno and Bugiato, will be debated because those movement's and ideologies frequent involvement with antitrans efforts; Louro (2010) and Goffman (1980) are used to think the transgender person's part inside and outside of the classroom. The methods chosen applied are documental analyzis, bibliographic revision and semi-structured interview conduction. This research will enable reflection about transgender people's scholar life, the reproduction of opressions on the academic field and a pedagogical's team part on transgender retention, as well as producing new qualitative data about this population's school experience.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22147
Appears in Collections:Doutorado em Fitotecnia

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