Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22158| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Histórias em quadrinhos, fanzines e etnomatemáticas nas vivências dos alunos de uma escola do ensino médio |
| Other Titles: | Comics, Fanzines and Ethnomathematics in the experiences of students at a high school |
| Authors: | Silva, José Renato Norberto da |
| Orientador(a): | Vieira, Bruno Matos |
| Primeiro coorientador: | Viana, Márcio de Albuquerque |
| Primeiro membro da banca: | Vieira, Bruno Matos |
| Segundo membro da banca: | Viana, Márcio de Albuquerque |
| Terceiro membro da banca: | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
| Quarto membro da banca: | Formigosa, Marcos Marques |
| Keywords: | Educação Matemática;Revistas em Quadrinhos;Fanzine;Etnomatemática;Vivências;Mathematics Education;Comic Books;Fanzine;Ethnomathematics;Experiences |
| Área(s) do CNPq: | Educação Matemática Matemática Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 11-Oct-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
| Citation: | SILVA, José Renato Norberto. Histórias em quadrinhos, Fanzines e Etnomatemáticas nas vivências dos alunos de uma escola do ensino médio. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
| Abstract: | Em virtude dos questionamentos feitos pelos alunos sobre como os conteúdos apresentados durante uma aula de matemática estão representados em tarefas e situações presentes em seus cotidianos, buscamos, por intermédio da utilização e criação de revistas em quadrinhos e fanzines, a construção de um produto educacional que seja um elo entre a matemática escolar e as matemáticas presentes nas vivências desses educandos. O presente trabalho tem como principal objetivo levar os alunos a elaborarem a roteirização, a criação e a confecção de revistas em quadrinhos/fanzine como um método não convencional de relatar as suas vivências etnomatemáticas relacionadas a acontecimentos do seu dia a dia. Para isso, deverão relatar, discorrer e analisar tal episódio ressaltando suas experiências cotidianas (com familiares, amigos, no trabalho, em momentos de lazer etc.), sinalizando, assim, alguma arte ou técnica que se relacione com a matemática escolar. A pesquisa realizou-se por meio de oito encontros com os alunos de turmas de 1° ano e de 2° ano do Ensino Médio com foco no Itinerário de Empreendedorismo, na unidade escolar associação de apoio escolar Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) 356 Augusto Ruschi, localizada em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense RJ. A perspectiva metodológica é a qualitativa de natureza fenomenológica e exploratória, classificada como uma pesquisa-ação. A produção de dados ocorrerá por meio de registros escritos presentes nos storyboards, das histórias em quadrinhos e fanzines produzidas pelos estudantes. Esses dados serão registrados por meio de fotografias e diário de campo do pesquisador. Os registros serão analisados após a conclusão de cada encontro para que no encontro seguinte sejam sugeridas mudanças e adequações visando melhorar a qualidade final do produto educacional proposto para esta pesquisa. A estratégia metodológica a ser desenvolvida e aplicada com os discentes dará suporte à criação de um material pedagógico com a sugestão de uma sequência didática sobre diversos conteúdos de matemática desenvolvidos no decorrer dos encontros com os alunos. O relativo referencial teórico que adotamos nesta pesquisa amparará a prática servindo como diretriz para roteirização, criação e produção de HQs/fanzines. O produto educacional será direcionado para os professores da Educação Básica e cedido de forma gratuita nas bases de dados e repositórios. |
| Abstract: | Due to the questions asked by students about how the contents presented during a mathematics class are represented in tasks and situations present in their daily lives, we seek, through the use and creation of comic books and fanzines, the construction of an educational product that be a link between school mathematics and the mathematics present in the experiences of these students. The main objective of this work is to encourage students to develop the script, create and produce comic books/fanzines as an unconventional method of reporting their ethnomathematical experiences related to events in their daily lives. To do this, they must report, discuss and analyze this episode, highlighting their daily experiences (with family, friends, at work, in leisure time, etc.), thus signaling some art or technique that is related to school mathematics. The research was carried out through eight meetings with students from 1st year and 2nd year high school classes with a focus on the Entrepreneurship Itinerary, at the school unit school support association Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) 356 Augusto Ruschi, located in Nova Iguaçu, Baixada Fluminense RJ. The methodological perspective is qualitative, phenomenological and exploratory in nature, classified as action research. Data production will occur through written records present in storyboards, comic books and fanzines produced by students. This data will be recorded through photographs and the researcher's field diary. The records will be analyzed after the conclusion of each meeting so that changes and adjustments can be suggested at the next meeting to improve the final quality of the educational product proposed for this research. The methodological strategy to be developed and applied with students will support the creation of pedagogical material with the suggestion of a didactic sequence on various mathematics contents developed during meetings with students. The relative theoretical framework we adopted in this research will support practice by serving as a guideline for the scripting, creation and production of comics/fanzines. The educational product will be aimed at Basic Education teachers and provided free of charge in databases and repositories. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22158 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2024 - José Renato Norberto da Silva.Pdf | 5.03 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
