Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22261
Tipo do documento: TCC
Title: Breve análise bibliográfica sobre as visitas de Richard Feynman ao Brasil e uma proposta de sequência didática para o ensino da termodinâmica.
Authors: Machado, Guilherme Ferreira
Keywords: Sequência didática;Reforma do Ensino Médio;Termodinâmica;BNCC;Didactic sequence;High School Reform;Thermodynamics;BNCC
Issue Date: 31-Jul-2023
Citation: MACHADO, Guilherme Ferreira . Breve análise bibliográfica sobre as visitas de Richard Feynman ao Brasil e uma proposta de sequência didática para o ensino da termodinâmica. 2023. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Física). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Abstract: Devido às Reformas Educacionais, desde 2014, foram feitas alterações nos documentos oficiais bases para a educação no Brasil, porém tais alterações gera a necessidade de adaptação que se dá em todos os níveis da prática docente, desde a reestruturação política pedagógica do ensino, que muda a dinâmica metodológica do ambiente escolar a necessidade de estruturar um ensino interdisciplinar, à prática docente dentro de “sala de aula”, a práxis, com adoção de um novo grupo de métodos e técnicas. Diante o contexto pandêmico de isolamento social, com a retomada do ensino presencial também foram retomadas as aplicações dos planejamentos das Reformas Educacionais, em especial a Reforma do Ensino Médio, que está prevista ser totalmente implantada até 2024. Diante o cenário futuro que o planejamento feito para educação no Brasil nos apresenta, é necessário pesquisas na área para garantir o ensino significativo e o cumprimento do que se é previsto pela BNCC. Com isso, o presente trabalho busca: 1) analisar a educação no Brasil em duas épocas: uma pela ótica do Físico R. Feynman que esteve no Brasil entre 1900 e 1966 e outra com base no cenário atual com a Reforma da Educação e nas Pesquisas em Ensino de Ciências da Natureza; 2) propor uma sequência didática interdisciplinar usual ao professor de Física, tendo como base as contribuições do físico R. Feynman que promovam o ensino e aprendizagem de forma significativa e que se adequem a Reforma do Ensino Médio.
Abstract: Due to the Educational Reforms, since 2014, changes have been made to the official documents that are the basis for education in Brazil. However, these changes generate the need for adaptation at all levels of teaching practice, from the political and pedagogical restructuring of teaching, which changes the methodological dynamics of the school environment, to the need to structure interdisciplinary teaching, to teaching practice within the “classroom”, to praxis, with the adoption of a new group of methods and techniques. Given the pandemic context of social isolation, with the resumption of in-person teaching, the implementation of the Educational Reform plans was also resumed, especially the High School Reform, which is expected to be fully implemented by 2024. Given the future scenario that the planning made for education in Brazil presents us, research in the area is necessary to ensure meaningful teaching and compliance with what is provided for by the BNCC. Therefore, this paper seeks to: 1) analyze education in Brazil in two periods: one from the perspective of the Physicist R. Feynman who was in Brazil between 1900 and 1966 and another based on the current scenario with the Education Reform and Research in Teaching Natural Sciences; 2) propose an interdisciplinary didactic sequence usual for the Physics teacher, based on the contributions of the physicist R. Feynman that promote teaching and learning in a meaningful way and that are adapted to the High School Reform.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22261
Appears in Collections:Monografias do Curso de Física

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_Monografia-Guilherme-Ferreira-Machado-2013180096.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.