Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22268
Tipo do documento: TCC
Title: A importância dos materiais táteis sensoriais para o ensino e aprendizagem significativa e inclusiva da física no ensino médio
Authors: Souza, Eduardo Viana
Keywords: Materiais;Multissensoriais;Ensino de Física;Educação Inclusiva;Materiais;Multisensory;Teaching Physics;Inclusive Education
Issue Date: 4-May-2021
Citation: SOUZA, Eduardo Viana. A importância dos materiais táteis sensoriais para o ensino e aprendizagem significativa e inclusiva da física no ensino médio. 2021.56f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar alguns aspectos e situações presentes no processo de ensino-aprendizagem, e a partir disso traçar estratégias metodológicas que possam auxiliar os professores de Física do Ensino Médio. Nesse sentido pensamos em uma sequência didática envolvendo um conjunto de kits Multissensoriais, cujo uso em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) se constitui numa proposta a ser apresentada em salas de aula, que possa tanto apoiar o professor na sua prática pedagógica, como também ajudar o aluno no seu processo de aprendizagem, facilitar a assimilação dos conteúdos segundo os moldes da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) e que possa também ser inserida no contexto da Inclusividade. Entre os possíveis kits a serem trabalhados, destacamos um Material Tátil Sensorial (MTS), construído a partir de um tema abstrato da Mecânica Newtoniana, chamado de Diagrama de Corpo Livre (DCL). Embora o material esteja inserido no projeto inicial, esperamos que sirva também de base para que outros tópicos da Física sejam abordados, de maneira análoga. Portanto, a motivação desse estudo com foco no uso dessa metodologia vem do fato de terem sido encontradas na literatura muitas dificuldades e problemas localizados no ambiente escolar, apontados por diferentes autores, e que se manifestam tanto nos professores quanto nos alunos, nesse processo de ensino e aprendizagem da Física no Ensino Médio. Nisso, surge a ideia e a vontade de trazer alguma contribuição que possa mitigar tais obstáculos e ajudar os agentes envolvidos nesse referido processo. Um aspecto em destaque nessa proposta e com o qual se pretende alcançar um público maior no processo acima referido, consiste na pluralidade de demandas dos alunos que a proposta objetiva alcançar, principalmente, aqueles que possuem deficiência visual independente do grau. Portanto, abordaremos esta especificidade, que permeia muitas salas de aula, em diversas escolas do país, a fim de mostrar as dificuldades e propor soluções dentro desta perspectiva.
Abstract: This work aims to analyze some aspects and situations present in the teaching-learning process, and from there, outline methodological strategies that can help high school physics teachers. In this sense, we thought of a didactic sequence involving a set of Multisensory kits, whose use in Potentially Significant Teaching Units (UEPS) constitutes a proposal to be presented in classrooms, which can both support the teacher in his/her pedagogical practice, as well as help the student in his/her learning process, facilitate the assimilation of content according to the Significant Learning Theory (TAS) and that can also be inserted in the context of Inclusivity. Among the possible kits to be worked on, we highlight a Sensory Tactile Material (MST), constructed from an abstract theme of Newtonian Mechanics, called Free Body Diagram (FBD). Although the material is included in the initial project, we hope that it will also serve as a basis for other Physics topics to be addressed in a similar manner. Therefore, the motivation for this study focused on the use of this methodology comes from the fact that many difficulties and problems found in the school environment, pointed out by different authors, have been found in the literature, and which manifest themselves in both teachers and students, in this process of teaching and learning Physics in High School. This is where the idea and desire to bring some contribution that can mitigate such obstacles and help the agents involved in this referred process arise. One aspect highlighted in this proposal and with which it is intended to reach a larger audience in the aforementioned process is the plurality of demands of the students that the proposal aims to reach, mainly those who have visual impairment, regardless of the degree. Therefore, we will address this specificity, which permeates many classrooms, in several schools in the country, in order to show the difficulties and propose solutions within this perspective.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22268
Appears in Collections:Monografias do Curso de Física

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_Eduardo-Viana-de-Souza-2014180073.pdf1.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.