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dc.contributor.authorWernz, Aldivania Alves Salvador-
dc.date.accessioned2025-06-27T16:47:46Z-
dc.date.available2025-06-27T16:47:46Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationSALVADOR, Aldivania Alves Wernz. A Etnomatemática dos produtores de café de águia branca – es: uma prática pedagógica para o ensino da matemática escolar. 2023. 106 f Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22275-
dc.description.abstractEsta dissertação explora a interseção entre a Etnomatemática e a produção de café em Águia Branca, Espírito Santo, destaca o desenvolvimento de uma prática pedagógica para o ensino da matemática escolar. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo entrevista, visita a produção de café local. Através de entrevistas, observações e análises, investigamos como os produtores de café aplicam o conhecimento matemático em suas práticas diárias de plantio, colheita e gestão de suas propriedades. Etnomatemática é o fio condutor desta pesquisa, destacando as formas peculiares de cálculo matemático que emergem dessas práticas. Os resultados revelam uma riqueza de conhecimento matemático contextualizado, desde cálculos de produtividade até estratégias de gestão de recursos. Com base nesse conhecimento, desenvolvemos uma abordagem pedagógica que incorpora elementos da Etnomatemática nas aulas de matemática escolar, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais significativa e relevante para os estudantes. Este estudo contribui para a literatura sobre etnomatemática e educação matemática, oferecendo insights práticos para educadores que exigem enriquecer o ensino da matemática por meio da valorização das práticas culturais locais. Além disso, destaca a importância de consideração e valorização do conhecimento matemático presente nas atividades cotidianas das comunidades, promovendo assim uma abordagem mais inclusiva e contextualizada para o ensino da matemática escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectProdução de cafépt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectmathematicspt_BR
dc.subjectcoffee productionpt_BR
dc.titleA Etnomatemática dos produtores de café de águia branca – es: uma prática pedagógica para o ensino da matemática escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe ethnomathematics of the coffee producers of the White Eagle – es: a pedagogical practice for teaching school mathematicsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis dissertation explores the rich intersection between ethnomathematics and coffee production in Águia Branca, Espírito Santo, highlighting the development of a pedagogical practice for teaching school mathematics. The research adopted a qualitative approach, involving interviews and visits to local coffee production. Through interviews, observations and analyses, we investigated how coffee producers apply mathematical knowledge in their daily practices of planting, harvesting and managing their properties. Ethnomathematics is the guiding thread of this research, highlighting the peculiar forms of mathematical calculation that emerge from these practices. The results reveal a wealth of contextualized mathematical knowledge, from productivity calculations to resource management strategies. Based on this knowledge, we developed a pedagogical approach that incorporates elements of ethnomathematics into school mathematics classes, providing a more meaningful and relevant learning experience for students. This study contributes to the literature on ethnomathematics and mathematics education, offering practical insights for educators who demand to enrich mathematics teaching through the appreciation of local cultural practices. Furthermore, it highlights the importance of considering and valuing the mathematical knowledge present in the daily activities of communities, thus promoting a more inclusive and contextualized approach to teaching school mathematics.en
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245pt_BR
dc.contributor.referee2Formigosa, Marcos Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0734899288695479pt_BR
dc.contributor.referee3Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0001-4193-5326pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6883384532360779pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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