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Tipo do documento: Dissertação
Title: A Etnomatemática dos produtores de café de águia branca – es: uma prática pedagógica para o ensino da matemática escolar
Other Titles: The ethnomathematics of the coffee producers of the White Eagle – es: a pedagogical practice for teaching school mathematics
Authors: Wernz, Aldivania Alves Salvador
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Formigosa, Marcos Marques
Terceiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Keywords: Etnomatemática;Ensino de Matemática;Produção de café;Ethnomathematics;mathematics;coffee production
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 5-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SALVADOR, Aldivania Alves Wernz. A Etnomatemática dos produtores de café de águia branca – es: uma prática pedagógica para o ensino da matemática escolar. 2023. 106 f Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Esta dissertação explora a interseção entre a Etnomatemática e a produção de café em Águia Branca, Espírito Santo, destaca o desenvolvimento de uma prática pedagógica para o ensino da matemática escolar. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo entrevista, visita a produção de café local. Através de entrevistas, observações e análises, investigamos como os produtores de café aplicam o conhecimento matemático em suas práticas diárias de plantio, colheita e gestão de suas propriedades. Etnomatemática é o fio condutor desta pesquisa, destacando as formas peculiares de cálculo matemático que emergem dessas práticas. Os resultados revelam uma riqueza de conhecimento matemático contextualizado, desde cálculos de produtividade até estratégias de gestão de recursos. Com base nesse conhecimento, desenvolvemos uma abordagem pedagógica que incorpora elementos da Etnomatemática nas aulas de matemática escolar, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais significativa e relevante para os estudantes. Este estudo contribui para a literatura sobre etnomatemática e educação matemática, oferecendo insights práticos para educadores que exigem enriquecer o ensino da matemática por meio da valorização das práticas culturais locais. Além disso, destaca a importância de consideração e valorização do conhecimento matemático presente nas atividades cotidianas das comunidades, promovendo assim uma abordagem mais inclusiva e contextualizada para o ensino da matemática escolar.
Abstract: This dissertation explores the rich intersection between ethnomathematics and coffee production in Águia Branca, Espírito Santo, highlighting the development of a pedagogical practice for teaching school mathematics. The research adopted a qualitative approach, involving interviews and visits to local coffee production. Through interviews, observations and analyses, we investigated how coffee producers apply mathematical knowledge in their daily practices of planting, harvesting and managing their properties. Ethnomathematics is the guiding thread of this research, highlighting the peculiar forms of mathematical calculation that emerge from these practices. The results reveal a wealth of contextualized mathematical knowledge, from productivity calculations to resource management strategies. Based on this knowledge, we developed a pedagogical approach that incorporates elements of ethnomathematics into school mathematics classes, providing a more meaningful and relevant learning experience for students. This study contributes to the literature on ethnomathematics and mathematics education, offering practical insights for educators who demand to enrich mathematics teaching through the appreciation of local cultural practices. Furthermore, it highlights the importance of considering and valuing the mathematical knowledge present in the daily activities of communities, thus promoting a more inclusive and contextualized approach to teaching school mathematics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22275
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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