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dc.contributor.authorSilva, Andréa Giordanna Araujo da-
dc.date.accessioned2025-07-01T15:11:06Z-
dc.date.available2025-07-01T15:11:06Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.identifier.citationSILVA, Andrea Araujo. Políticas de Alfabetização no Brasil e o lugar da EJA nas escolas de Itaguaí, RJ: metas e perspectivas dos sujeitos envolvidos, 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22283-
dc.description.abstractA leitura e a escrita são duas habilidades bastante enfatizadas nas sociedades grafocêntricas ocidentais da contemporaneidade, não somente como técnicas que precisam ser aprendidas, mas, principalmente, como práticas sociais que permitem aos cidadãos o exercício amplo de sua cidadania. Diversos estudos dos letramentos têm mostrado, desde o final do século passado, a importância do desenvolvimento de letramentos dos cidadãos para o progresso dos Estados tanto em relação ao bem-estar dos cidadãos quanto em relação à economia (COPE; KALANTZIS, 2000). Após a redemocratização do país, em 1984, diversas pesquisas sobre alfabetização foram feitas no sentido de tentar erradicar o analfabetismo no Brasil, trajetória essa, que será aprofundada e fará parte deste estudo. Desde então, diversos têm sido os movimentos, leis, decretos e medidas discutidos e implementados para tentar dar conta de acabar com o analfabetismo, promover letramentos e, assim, possibilitar o pleno exercício da cidadania para o maior número de brasileiros, como também, colaborar para o crescimento econômico. Ainda assim, o desenvolvimento de letramentos entre jovens e adultos no Brasil esbarra em inúmeros entraves – desde políticas públicas e projetos pedagógicos de alfabetização e letramento que marginalizam a modalidade da Educação de Jovens e Adultos até a escassez de políticas econômicas que garantam a permanência dos jovens e adultos na escola durante o processo inicial. O objetivo desta pesquisa é investigar o processo pedagógico de desenvolvimento de letramentos entre jovens e adultos do município de Itaguaí, registrar o tratamento político-pedagógico dispensado à modalidade EJA no município de Itaguaí, e elaborar um inventário de sugestões político-pedagógicas para o desenvolvimento de letramentos de jovens e adultos do município de Itaguaí, a partir do resgate de memórias, narrativas e relatos de experiências de sujeitos envolvidos na modalidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAlfabetização e Letramentospt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectItaguaípt_BR
dc.subjectLiteracy and Literacypt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.titlePolíticas de Alfabetização no Brasil e o lugar da EJA nas escolas de Itaguaí, RJ: metas e perspectivas dos sujeitos envolvidospt_BR
dc.title.alternativeLiteracy Policies in Brazil and the place of EJA in schools in Itaguaí, RJ: goals and perspectives of the subjects involveden
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherReading and writing are two skills that are highly emphasized in contemporary Western graphocentric societies, not only as techniques that need to be learned, but mainly as social practices that allow citizens to exercise their citizenship broadly. Several studies of literacies have shown, since the end of the last century, the importance of developing citizens' literacies for the progress of States both in relation to the well-being of citizens and in relation to the economy (COPE; KALANTZIS, 2000). After the country's redemocratization, in 1984, several researches on literacy were carried out in an attempt to eradicate illiteracy in Brazil, a trajectory that will be deepened and will be part of this study. Since then, several movements, laws, decrees and measures have been discussed and implemented to try to end illiteracy, promote literacy and, thus, enable the full exercise of citizenship for the largest number of Brazilians, as well as collaborate for economic growth. Even so, the development of literacy among young people and adults in Brazil comes up against numerous obstacles – from public policies and pedagogical projects of literacy and literacy that marginalize the modality of Youth and Adult Education to the lack of economic policies that guarantee the permanence of young people and adults in the school during the initial process. The objective of this research is to investigate the pedagogical process of literacy development among young people and adults in the municipality of Itaguaí, to record the political-pedagogical treatment given to the EJA modality in the municipality of Itaguaí, and to elaborate an inventory of political- pedagogical suggestions for the development of literacies of young people and adults in the municipality of Itaguaí, from the rescue of memories, narratives and reports of experiences of subjects involved in the modality.en
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955pt_BR
dc.contributor.referee2Bahia, Bruno Cardoso de Menezes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Guilherme Goretti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4087213751983387pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3924698852145134pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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