Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22287
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarbosa, Marcus Vinícius-
dc.date.accessioned2025-07-07T20:37:06Z-
dc.date.available2025-07-07T20:37:06Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationBARBOSA, Marcus Vinícius. Gestão editorial e formação de Editor Científico: autonarrativa do pesquisador. 2024. 165 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22287-
dc.description.abstractA editoração científica desempenha um papel fundamental no avanço da ciência, uma vez que promove a socialização do conhecimento. No entanto, a função de gestão exercida pelo editor científico é frequentemente assumida sem o devido treinamento formal, sendo desenvolvida, em muitos casos, por meio da experiência adquirida no cotidiano. Os cursos disponíveis e ofertados para a editoração estão orientados, predominantemente, para os conceitos teóricos e como uma introdução às ferramentas principais, deixando lacunas significativas no treinamento prático. Assim, esta pesquisa emerge de uma análise crítica desse processo formativo, fundamentada na trajetória pessoal do autor como editor científico e educador de novos editores, articulando perspectivas das áreas de Psicologia e Administração. O estudo se justifica por sua contribuição ao aprimoramento da formação de novos editores científicos, tendo como objetivo geral a reflexão sobre a função e a formação do editor científico a partir sistematização da gestão editorial e da análise da autonarrativa do próprio pesquisador enquanto editor, tendo como conceitos-base a aprendizagem experiencial de Kolb e a liderança humilde de Schein e Schein. Os objetivos específicos, por sua vez, são: (a) levantar a função de gestão editorial científica no Brasil; e (b) identificar aspectos teórico-metodológicos essenciais para a formação do editor científico, considerando o diálogo entre os conceitos de aprendizagem experiencial de Kolb e liderança humilde de Schein e Schein. Para tanto, a pesquisa adota uma abordagem descritiva, qualitativa e narrativa, utilizando como fontes de dados a autonarrativa do pesquisador-editor e documentos diversos (memorandos, e-mails, relatórios etc.). A interpretação dos dados foi realizada por meio da Análise Narrativa Dialógica Emancipatória (Ande). Os resultados identificaram as principais funções e características do editor científico, além de aspectos teóricos e práticos fundamentais para a sua formação. Dentre as características pessoais relevantes, destacam-se a autonomia, a perseverança e a proatividade, enquanto as características profissionais incluem a liderança humilde, a curiosidade, a capacidade de sistematização e a articulação. Espera-se que este estudo contribua para a melhoria dos processos de formação de editores científicos, promovendo maior adequação, ambientação e efetividade na capacitação desses profissionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAprendizagem experiencialpt_BR
dc.subjectAprender fazendopt_BR
dc.subjectEditor científicopt_BR
dc.subjectAutonarrativapt_BR
dc.subjectAnálise Narrativa Dialógica Emancipatóriapt_BR
dc.subjectExperiential Learningpt_BR
dc.subjectLearning by doingpt_BR
dc.subjectScientific Editorpt_BR
dc.subjectSelf-narrativept_BR
dc.subjectEmancipatory Dialogic Narrative Analysispt_BR
dc.titleGestão editorial e formação de Editor Científico: autonarrativa do pesquisadorpt_BR
dc.title.alternativeEditorial management and Scientific Editor training: researcher's self-narrativeen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherScientific publishing plays a fundamental role in the advancement of science by promoting the socialization of knowledge. However, the management role performed by scientific editors is often assumed without proper formal training and is often developed through experience acquired in everyday life. The courses available and offered for publishing are predominantly oriented towards theoretical concepts and an introduction to the main tools, leaving significant gaps in practical training. This research emerges from a critical analysis of this training process, based on the author's personal trajectory as a scientific editor and educator of new editors, articulating perspectives from the areas of Psychology and Administration. The study is justified by its contribution to improving the training of new scientific editors. The general objective is to reflect on the training of scientific editors through the researcher's own self-narrative. The specific objectives are: (a) to systematize the scientific editorial management role in Brazil; and (b) to identify theoretical and practical aspects essential for the training of scientific editors. The theoretical frameworks include Kolb's experiential learning and humble leadership, as described by Schein and Schein. The research adopts a descriptive, qualitative and narrative approach, using as data sources the researcher-editor's self-narrative and various documents (memos, emails, reports, etc.). The data will be interpreted through Emancipatory Dialogic Narrative Analysis (Edna/Ande). The results identified the main functions and characteristics of the scientific editor, as well as fundamental theoretical and practical aspects for their training. Relevant personal characteristics include autonomy, perseverance and proactivity, while professional characteristics include humble leadership, curiosity, systematization and articulation skills. It is expected that this study will contribute to improving the training processes for scientific editors, promoting greater suitability, adaptation and effectiveness in the training of these professionals.en
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valéria Marques de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4821-123Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123633584695574pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Edneusa Lima-
dc.contributor.referee1Oliveira, Valeria Marques de-
dc.contributor.referee2Silva, Nilton Sousa da-
dc.contributor.referee3Novikoff, Cristina-
dc.contributor.referee4Brito, Hérica Landi de-
dc.contributor.referee5Godoi, Tatianne Leme Oliveira Santos-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0131-0257pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3880652330792149pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Marcus Vinícius Barbosa.Pdf2.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.