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dc.contributor.authorAmaral, Paulo Vitor Cortez do-
dc.date.accessioned2025-07-08T18:20:52Z-
dc.date.available2025-07-08T18:20:52Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationAMARAL, Paulo Vitor Cortez. Repositório Científico do RECLibras: interseção entre Humanidades Digitais, Educação Inclusiva e Princípios FAIR. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Humanidades Digitais) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22307-
dc.description.abstractO ensino de termos técnicos para os surdos é um desafio que gera dificuldades no aprendizado, principalmente devido à pluralidade de sinais para uma mesma grandeza científica. Assim, é crescente a preocupação da sociedade em busca de meios para obter uma melhora na educação inclusiva, de forma que ela seja igualitária, justa e de alta qualidade. Por essas razões, idealizou-se um projeto de educação especial voltado a ampliar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva chamado Repositório Científico de Libras (RECLibras). O RECLibras é uma plataforma tecnológica que armazena e gerencia o conteúdo dos sinais em apresentações textuais e visuais através de um repositório digital de dados. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, objetivou avaliar e propor alterações no repositório para que este esteja alinhado aos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable). Esses princípios norteiam como os dados de pesquisa são publicados para serem ‘encontráveis’, ‘acessíveis‘, ‘interoperáveis’ e ‘reusáveis’, não somente por humanos, mas também por máquinas. Na primeira etapa, realizou um mapeamento para avaliar o grau de maturidade do repositório através de três ferramentas de medição baseadas nos princípios FAIR. No segundo momento e com base nos resultados da etapa anterior, analisou quais alterações seriam necessárias aplicar ao código-fonte para que o repositório atendesse aos princípios FAIR.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectHumanidades Digitaispt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDados FAIRpt_BR
dc.subjectRepositórios Digitaispt_BR
dc.subjectDigital Humanitiespt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectFAIR datapt_BR
dc.subjectDigital Repositoriespt_BR
dc.titleRepositório Científico do RECLibras: interseção entre Humanidades Digitais, Educação Inclusiva e Princípios FAIRpt_BR
dc.title.alternativeRECLibras Scientific Repository: intersection between Digital Humanities, Inclusive Education and FAIR Principlesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherTeaching technical terms to the deaf is a challenge that creates difficulties in learning, mainly due to the plurality of signs for the same scientific magnitude. Thus, society's concern is growing in search of ways to improve inclusive education, so that it is egalitarian, fair and of high quality. For these reasons, a special education project aimed at expanding the inclusion of people with hearing impairments called the Scientific Libras Repository (RECLibras) was designed. RECLibras is a technological platform that stores and manages the content of signals in textual and visual presentations through a digital data repository. This qualitative, descriptive-exploratory research aimed to evaluate and propose changes to the repository so that it is aligned with the FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) principles. These principles guide how research data is published to be ‘findable’, ‘accessible’, ‘interoperable’ and ‘reusable’, not only by humans but also by machines. In the first stage, we carried out mapping to assess the repository's degree of maturity using three measurement tools based on FAIR principles. Secondly, based on the results of the previous stage, we analyze which changes should be applied to the source code so that the repository meets the FAIR principles.en
dc.contributor.advisor1Cruz, Sergio Manuel Serra da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0792-8157pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7618571401128973pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cruz, Frederico Alan de Oliveira-
dc.contributor.referee1Cruz, Sérgio Manuel Serra da-
dc.contributor.referee2Araújo, Sílvia Lima Gonçalves-
dc.contributor.referee3Oliveira, Leandro Dias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0563742809926412pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitaispt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Humanidades Digitais

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