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dc.contributor.authorBorges, Camila Sonja Chagas Braga-
dc.date.accessioned2025-07-18T14:55:05Z-
dc.date.available2025-07-18T14:55:05Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.citationBORGES, Camila Sonja Chagas Braga. A participação do movimento estudantil de educação física e o debate sobre formação de professores de educação física. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22587-
dc.description.abstractA forma como indivíduos transitam, convivem e se organizam ditam, majoritariamente, as derivações das diversas configurações de fazer política e principalmente como cada organização social manifestará publicamente suas subjetividades, nesse sentido, o tema desta pesquisa ‘o movimento estudantil’, enquanto mobilização fundamental na promoção de debates e na articulação de temáticas que dialoguem com elementos encontrados no cotidiano busca para além de suas necessidades pontuais e de vivência, a partir de demandas reais, o fundamento teórico-metodológico para dialogar com o corpo discente e docente e assim, expressar essas demandas de modo que suas vozes sejam ouvidas e organizadas principalmente nos debates acerca da formação de professores na área. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a participação do movimento estudantil do Curso de Educação Física no debate sobre a formação de professores na área. A pesquisa de natureza qualitativa realizou uma busca bibliográfica acerca do movimento estudantil e da discussão da pauta sobre a formação dos professores, se caracterizando como inédita na proposta e delimitação. Os procedimentos de pesquisa utilizados foram: pesquisa teórica e histórica, pesquisa legal e a revisão sistemática de fontes, a partir da meta-análise de publicações dos ‘Cadernos da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física’ a fim de caracterizar as pautas e lutas históricas dos discentes por meio de um recorte temporal do período correspondente a 2012 até 2014, quando estes embates ganharam relevância histórica no Brasil. Os resultados da investigação contribuíram para contextualizar as pautas do Movimento Estudantil e assim auxiliar de forma dialética o processo de articulação e discussão participativa sobre o debate histórico sobre as políticas educacionais de formação de professores de Educação Física no Brasil e as concepções históricas, valorizando a formação ampliada, crítica e plena do licenciado em Educação Física. A pesquisa teve relevância científica e social pois fez uma análise das publicações relevantes para a temática ept_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.subjectMovimento Estudantilpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectDegree in Physical Educationpt_BR
dc.subjectStudent Movementpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.titleA participação do movimento estudantil de educação física e o debate sobre formação de professores de educação físicapt_BR
dc.title.alternativeThe participation of the physical education student movement and the debate on physical education teacher trainingen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe way in which individuals transit, coexist and organize themselves dictate, mostly, the way in which the different ways of doing politics are constructed and mainly how each social organization will publicly manifest its subjectivities, in this sense, the theme of this research 'the student movement', while fundamental mobilization in the promotion of debates and in the articulation of themes that dialogue with elements found in everyday life, it seeks beyond its specific needs and experience, based on real demands, the theoretical-methodological foundation to dialogue with the student and teaching body and thus expressing these demands so that their voices are heard and organized mainly in debates about teacher training in the area. The main objective of this research was to analyze the participation of the student movement of the Degree in Physical Education in the debate on teacher training in the area. The qualitative research carried out a bibliographic search about the student movement and the discussion of the agenda on teacher training, characterizing itself as unprecedented in its proposal and delimitation. The research procedures used were theoretical and historical research, legal research and the systematic review of sources, based on the meta-analysis of publications in the 'Cadernos da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física' in order to characterize the agendas and historical struggles of students, through a time frame of the period corresponding to 2012 to 2014, when these clashes gained historical relevance in Brazil. The results of the investigation contributed to contextualize the guidelines of the Student Movement and thus dialectically help the process of articulation and participatory discussion on the historical debate on educational policies for the training of Physical Education teachers in Brazil and the historical conceptions, valuing training enlarged, critical and full experience of the Physical Education graduate. The research had scientific and social relevance as it analyzed the publications relevant to the theme and the debates mediated in the student movement about the agenda on teacher training.en
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727pt_BR
dc.contributor.referee2Cupolillo, Amparo Villa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1856-6005pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Elizandra Garcia da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1580-156Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822479471813746pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8960555354604729pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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