Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22587
Tipo do documento: Dissertação
Title: A participação do movimento estudantil de educação física e o debate sobre formação de professores de educação física
Other Titles: The participation of the physical education student movement and the debate on physical education teacher training
Authors: Borges, Camila Sonja Chagas Braga
Orientador(a): Souza, Nádia Maria Pereira de
Primeiro membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Segundo membro da banca: Cupolillo, Amparo Villa
Terceiro membro da banca: Silva, Elizandra Garcia da
Keywords: Licenciatura em Educação Física;Movimento Estudantil;Formação de Professores;Degree in Physical Education;Student Movement;Teacher Training
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 25-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BORGES, Camila Sonja Chagas Braga. A participação do movimento estudantil de educação física e o debate sobre formação de professores de educação física. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: A forma como indivíduos transitam, convivem e se organizam ditam, majoritariamente, as derivações das diversas configurações de fazer política e principalmente como cada organização social manifestará publicamente suas subjetividades, nesse sentido, o tema desta pesquisa ‘o movimento estudantil’, enquanto mobilização fundamental na promoção de debates e na articulação de temáticas que dialoguem com elementos encontrados no cotidiano busca para além de suas necessidades pontuais e de vivência, a partir de demandas reais, o fundamento teórico-metodológico para dialogar com o corpo discente e docente e assim, expressar essas demandas de modo que suas vozes sejam ouvidas e organizadas principalmente nos debates acerca da formação de professores na área. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a participação do movimento estudantil do Curso de Educação Física no debate sobre a formação de professores na área. A pesquisa de natureza qualitativa realizou uma busca bibliográfica acerca do movimento estudantil e da discussão da pauta sobre a formação dos professores, se caracterizando como inédita na proposta e delimitação. Os procedimentos de pesquisa utilizados foram: pesquisa teórica e histórica, pesquisa legal e a revisão sistemática de fontes, a partir da meta-análise de publicações dos ‘Cadernos da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física’ a fim de caracterizar as pautas e lutas históricas dos discentes por meio de um recorte temporal do período correspondente a 2012 até 2014, quando estes embates ganharam relevância histórica no Brasil. Os resultados da investigação contribuíram para contextualizar as pautas do Movimento Estudantil e assim auxiliar de forma dialética o processo de articulação e discussão participativa sobre o debate histórico sobre as políticas educacionais de formação de professores de Educação Física no Brasil e as concepções históricas, valorizando a formação ampliada, crítica e plena do licenciado em Educação Física. A pesquisa teve relevância científica e social pois fez uma análise das publicações relevantes para a temática e
Abstract: The way in which individuals transit, coexist and organize themselves dictate, mostly, the way in which the different ways of doing politics are constructed and mainly how each social organization will publicly manifest its subjectivities, in this sense, the theme of this research 'the student movement', while fundamental mobilization in the promotion of debates and in the articulation of themes that dialogue with elements found in everyday life, it seeks beyond its specific needs and experience, based on real demands, the theoretical-methodological foundation to dialogue with the student and teaching body and thus expressing these demands so that their voices are heard and organized mainly in debates about teacher training in the area. The main objective of this research was to analyze the participation of the student movement of the Degree in Physical Education in the debate on teacher training in the area. The qualitative research carried out a bibliographic search about the student movement and the discussion of the agenda on teacher training, characterizing itself as unprecedented in its proposal and delimitation. The research procedures used were theoretical and historical research, legal research and the systematic review of sources, based on the meta-analysis of publications in the 'Cadernos da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física' in order to characterize the agendas and historical struggles of students, through a time frame of the period corresponding to 2012 to 2014, when these clashes gained historical relevance in Brazil. The results of the investigation contributed to contextualize the guidelines of the Student Movement and thus dialectically help the process of articulation and participatory discussion on the historical debate on educational policies for the training of Physical Education teachers in Brazil and the historical conceptions, valuing training enlarged, critical and full experience of the Physical Education graduate. The research had scientific and social relevance as it analyzed the publications relevant to the theme and the debates mediated in the student movement about the agenda on teacher training.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22587
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Camila Sonja Chagas Braga Borges.pdf3.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.