Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22589Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Pereira, Fernando da Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-18T16:52:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-18T16:52:24Z | - |
| dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Fernando da Costa. Evasão No Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista – Estudo de caso no curso técnico em Agropecuária. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22589 | - |
| dc.description.abstract | Estudos na área de educação e gestão no ensino agrícola são de fundamental importância para os profissionais da educação e gestores da educação pública. Pensar a evasão implica em refletir do ponto de vista teórico-metodológico acerca das políticas públicas na área, das ações afirmativas inclusivas. O locus da pesquisa foi o Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG, Campus São João Evangelista, sendo descrito sua importância histórica e sua atuação educadora que se tornou fundamental para a compreensão do fenômeno evasão escolar e suas consequências sociais, econômicas e culturais. O objetivo geral do estudo foi identificar as causas da evasão no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. Os objetivos específicos foram caracterizar a evasão escolar a partir de referências teórico- metodológicas; contextualizar o Campus IFMG - São João Evangelista, no contexto histórico da educação profissional no Brasil e sua atuação na região, destacando o curso Técnico em Agropecuária; caracterizar a evasão escolar no IFMG, buscando identificar as ações executadas pela instituição como formas de tentar minimizar a evasão escolar nos cursos em geral e caracterizar a evasão no curso Técnico em Agropecuária do IFMG/SJE, descrevendo as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes para permanência e conclusão do curso e as alternativas ao processo. A relevância do estudo visou ainda pesquisar a fundamentação dos dados, conceitos e ideias sobre a ocorrência da evasão escolar no cenário nacional, para melhor compreender a realidade do referido curso e do IFMG/SJE. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos na área (destaques: Dore; Lüscher, Feitosa, Queiroz, Figueiredo; Salles, Oliveira, Paiva, Souza & Otranto) e pesquisa documental (planos, projetos e relatórios institucionais, fichas de matrículas e dados do sistema Conecta.) conforme descreve GIL, 2008. Foram analisados dados da coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), informações relacionadas às ações de acolhida, apoio e assistência aos estudantes. Em função do desdobramento das ações sanitárias impostas pela pandemia do covid-19, foi realizada a pesquisa de campo, com a participação de 13 (treze) alunos evadidos do curso técnico em Agropecuária com ingresso em 2015, com base em aplicação de questionário semiestruturado acerca do tema. A opção pelo curso Técnico em Agropecuária se justificou pela importância histórica do curso na instituição, e sua identidade com o perfil e com as origens de seus alunos, assim como também pela sua contribuição para o desenvolvimento local e regional em conformidade com os arranjos produtivos mais importantes da região. O registro do número de evasão superior aos demais cursos tornou-se um fator preponderante para a definição do objeto de estudo, do curso escolhido e de seus atores envolvidos. Os resultados apontaram que os motivos da evasão escolar têm suas raízes em fatores internos e externos à instituição: problemas com adaptação, currículo extenso e o tempo ajustado para o cumprimento da jornada diária de aulas e atividades práticas, desinteresse dos alunos, gravidez, entre outros. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Evasão educacional | pt_BR |
| dc.subject | Instituto Federal | pt_BR |
| dc.subject | educação profissional | pt_BR |
| dc.subject | Curso Técnico em Agropecuária | pt_BR |
| dc.subject | Educational evasion | pt_BR |
| dc.subject | Federal Institute | pt_BR |
| dc.subject | professional education | pt_BR |
| dc.subject | Agricultural Technical Course | pt_BR |
| dc.title | Evasão no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista – Estudo de caso no curso técnico em agropecuária | pt_BR |
| dc.title.alternative | Dropout from the technical course in agriculture integrated with high school at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus São João Evangelista | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Studies in the area of education and management in agricultural education are of fundamental importance for education professionals and public education managers. Thinking about evasion implies reflecting from a theoretical-methodological point of view on public policies in the area, on inclusive affirmative actions. The locus of the research was the Federal Institute of Minas Gerais - IFMG, Campus São João Evangelista, describing its historical importance and its educational performance becomes fundamental for the understanding of the school dropout phenomenon and its social, economic, and cultural consequences. The general objective of the study was to identify the causes of evasion in the Technical Course in Agriculture Integrated to High School, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus São João Evangelista The specific objectives were: to characterize school evasion from theoretical-methodological references, contextualize the IFMG Campus - São João Evangelista, in the historical context of professional education in Brazil and its performance in the region, highlighting the Technical course in Agriculture; characterize school dropout at IFMG, seeking to identify the actions performed by the institution as ways of trying to minimize school dropout in courses in general and characterize dropout in the Technical Course in Agriculture at IFMG, CSJE, describing the main difficulties faced by students for permanence and conclusion of the course and alternatives to the process. The relevance of the study also aimed to investigate the foundation of data, concepts, and ideas about the occurrence of school dropout in the national scenario, to better understand the reality of the said course and the IFMG/SJE. The qualitative approach research used as methodological procedures: bibliographical research in books and scientific articles in the area (highlights: Dore; Lüscher, Feitosa, Queiroz, Figueiredo; Salles, Oliveira, Paiva, Souza & Otranto) and documentary research (plans, projects and institutional reports, enrollment forms and data from the Conecta system.) as described by GIL, 2008. Data from the Student Affairs Coordination (CAE) were analyzed, as well as information related to welcoming actions, support and assistance to students. Due to the unfolding of the health actions imposed by the covid-19 pandemic, field research was carried out, with the participation of 13 (thirteen) students who dropped out of the technical course in Agriculture and entered in 2015, based on the application of a semi-structured questionnaire on the subject The option for the Technical Course in Agriculture is justified by the historical importance of the course in the institution, and its identity with the social economic profile and with the origins of its students, as well as its contribution to local and regional development in accordance with the productive arrangements most important in the region. The record of the number of evasions higher than the other courses, became a preponderant factor for defining the object of study, the chosen course and its actors involved. The results showed that the reasons for dropping out of school have their roots in factors internal and external to the institution: problems adapting to, extensive curriculum and the time set for fulfilling the daily journey of classes and practical activities, students' lack of interest, pregnancy, among others. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Nadia Maria Pereira de | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-6001-8275 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3482614478463727 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Nádia Maria Pereira de | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-6001-8275 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3482614478463727 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Paiva, Liz Denize Carvalho | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-4116-2674 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9816342888670620 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Paula, José Roberto de | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1636858217220737 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4893603645436793 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
| dc.relation.references | ARROYO, M. Fracasso-Sucesso: Fracasso /Sucesso: um pesadelo que perturba nossos sonhos. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 71, p.33-40, jan. 2000. BASTOS, O. G. A. Análise da Evasão Escolar no Ensino Técnico – Estudo de Caso CEFET-RJ. 2014. Dissertação. (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, 2014. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2023]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 18 ago. 2023. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Secretaria de Ensino Superior. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. ANDIFES/ABRUEM, SESu, MEC, Brasília, 1996. BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República: [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 set. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Lei No 11.195, de 18 de Novembro de 2005. Dá nova redação ao § Brasil (2014). Ministério da Educação. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF: MEC. 52 p. ./2017/03/Documento-Orientador-SETEC.pdf. 5o do art. 3o da Lei no 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Brasília, novembro, 2005. BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: Junho, 2008. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cursos/curso?id=205. Acesso em: 18 ago. 2023. BRASIL. Presidência da República. Lei No 11.892, de 29 de Dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm> Acesso em 20. Set. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, de 23/09/2009. Brasília, 2009. Disponível em: < hppt//portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenár io/hitorico_educação_profissional.pdf >. Acesso em: 18 de set. 2023. CARVALHO, J. L. de. Retenção e Evasão escolar na Formação Técnica Em Agropecuária Integrada ao Ensino Médio – um estudo de caso no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-Campus Pinheiral. 2018. 89f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018. 58 CONIF. Em meio a desafios, Institutos Federais chegam aos 14 anos de existência. Brasilia, 2023. Disponível em: https://portal.conif.org.br/comunicacao/gerais. Acesso em: 18 ago.2023. DORE, R; LÜSCHER, A. Z. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de pesquisa, v. 41, n. 144, p. 772-789, set./dez. 2011a. EDUCACENSO. Censo Escolar 2020. MEC - Ministério da Educação. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2020. Disponível em: <http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/> Acesso em: 15 fev. 2021. FEITOSA, M.S.; OLIVEIRA, C.A. A Evasão na educação profissional: do entendimento da problemática a propostas de enfrentamento. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. 2020. Disponível em <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573828> Acesso em: 16 out. 2021. FIGUEIREDO, N. G. da S.; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 356-392, abr./jun. 2017. FORNARI, L. T. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do capital. Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, p. 112-124, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr., 2004. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008 HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 29. ed. Atual. PORTO ALEGRE: Mediação, 2010. IFMG. A evasão escolar no IFMG. Diagnóstico e diretrizes da política institucional para a permanência e o êxito dos estudantes. Belo Horizonte, 2017. Disponível em: <https://www2.ifmg.edu.br/portal/links/relatorio-evasao-completo-rev6.pdf> Acesso em: 20 ago. 2023. IFMG. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus São João Evangelista Site, 2021. Disponível em: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/> Acesso em: 19 out. 2021. JOHANN, C. C. Evasão escolar no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: um estudo de caso no campus Passo Fundo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2012. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar [livro eletrônico] : estudo e proposições / Cipriano Carlos Luckesi. -- 1. ed. -- São Paulo : Cortez, 2013. 59 LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Editora Pedagógica e Universitária, 1986. MATTOS, L. N. de; NETO, O. B. de A.; BERNARDINO, R. M. Determinação e Permanência dos Estudantes nos Cursos Técnicos a Distância: Um Estudo de Caso. Revista Doctrina E@D, São Paulo, v. 2, n2, pp. 33-38, dez, 2013. MEDEIROS, A. V. G. C. de. (2018). Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura: estratégia de enfrentamento da evasão escolar no IF campus Ouricuri -PE. 204 f.. Projeto de Intervenção (Mestrado Profissional em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27894. Acesso em: 20 ago. 2023. MENDES, M. S. Da inclusão à evasão escolar: o papel da motivação no ensino médio. Estudos de Psicologia, Campinas, v.30, n.2, p. 261-265, abr./jun. 2013. MENDONÇA, A. G. Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil. Horizontes. Dourados, v. 32, n. 2, pp. 87-99, jul./dez, 2014. MINAYO, M. C. O desafio da pesquisa social. In: Minayo, M. C. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2009. MORAES, Eliana Rocha Passos Tavares de. Evasão escolar. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/748-4.pdf>. Acesso em: 20 out. 2021. OLIVEIRA, C. H. M. de; SANTOS, F. R. T.; LEITINHO, J. L.; FARIAS, L. G. A. T. Busca dos fatores associados à evasão: um estudo de caso no campus universitário da UFC em Crateús. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019006, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8652897. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652897. Acesso em: 19 out. 2021. PAIVA, Liz Denize Carvalho; SOUZA, Nadia Maria Pereira; OTRANTO, Celia Regina. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO: VANTAGENS, DESVANTAGENS E PRIMEIROS DESAFIOS DA INSTITUIÇÃO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 64–74, 2016. DOI: 10.15628/rbept. 2016.3470. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3470. Acesso em: 18 ago. 2023. PELISSARI, L. O fetiche da tecnologia e o abandono escolar na visão de jovens que procuram a educação profissional técnica de nível médio. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. 60 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – Curso Técnico em Agropecuária. Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. MG. 2015. Disponível emhttp://www.sje.ifmg.edu.br/portal/images/artigos/cursos/tecnico-em-agropecuaria/PPC- cursotecnico-em-agrocupecuaria.pdf. Acesso em: 16 de out. 2021. QUEIROZ, L. D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. Rev Bras Estudos Pedagógicos, v. 64, n. 147, p. 38-69, 2006. ROSA, A. H. & AQUINO, F. J. A. de (2019). A evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio: um olhar profundo sobre dois grandes vilões – a ausência de informações e a falta de identidade do ensino técnico. Research, Society and Development. 8 (7). Universidade Federal de Itajubá, Brasil. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=560662198041. Acesso em: 20 ago. 2023. ROSA, E. P. Ensino Médio Integrado: desafios da articulação com a Educação Profissional no IFMG/SJE. 2017. 209 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017. SEVERINO, D.; DIAS, L. Evasão nos cursos presenciais do Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia. Anais do III Colóquio Internacional sobre a Educação Profissional e a Evasão Escolar, UFMG, 2013. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/19zSVdeDEu2t4uD6U7FtPI7DwCQYFZGQGBbpCL2 0XHM 8/edit>. Acesso em: 16 out. 2021. SILVA FILHO, R.L.L.; MOTEJUNAS, P. R.; HIPOLITO, O.; LOBO, M.B.C.M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007. SOUZA, J. A. da S.. Permanência e evasão escolar: um estudo de caso em uma instituição de ensino profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 6, p. 19-29, abr. 2013. Disponível em: < https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3498/1420>. Acesso em: 21 out. 2021. RUMBERGER, R.; LIMA, S. A. Why students drop out: a review of 25 years of research. California Dropout Research Project, Policy Brief 15, University of California, 2008 SISTEC. Ciclo de matrícula. Disponível em: http://sistec.mec.gov.br. Acesso em: 16. out. 2021. TCU, 2013. Tribunal de Contas da União. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - MEC. Plenário. Acórdão TCU 506/2013 TC 026.062/2011-9. Disponível em <https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:tribunal.contas.uniao;plenario:acordao:2013-03- 13;506> Acesso em: 20 fev. 2021. WENTZ, Andréia Garcia; ZANELATTO, Elisângela Mara. Causas da evasão escolar do ensino técnico. Revista Signos, v. 39, n. 2, 2018. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Fernando da Costa Pereira.pdf | 4.03 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
