Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22589
Tipo do documento: Dissertação
Title: Evasão no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista – Estudo de caso no curso técnico em agropecuária
Other Titles: Dropout from the technical course in agriculture integrated with high school at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus São João Evangelista
Authors: Pereira, Fernando da Costa
Orientador(a): Souza, Nadia Maria Pereira de
Primeiro membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Segundo membro da banca: Paiva, Liz Denize Carvalho
Terceiro membro da banca: Paula, José Roberto de
Keywords: Evasão educacional;Instituto Federal;educação profissional;Curso Técnico em Agropecuária;Educational evasion;Federal Institute;professional education;Agricultural Technical Course
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PEREIRA, Fernando da Costa. Evasão No Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista – Estudo de caso no curso técnico em Agropecuária. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Estudos na área de educação e gestão no ensino agrícola são de fundamental importância para os profissionais da educação e gestores da educação pública. Pensar a evasão implica em refletir do ponto de vista teórico-metodológico acerca das políticas públicas na área, das ações afirmativas inclusivas. O locus da pesquisa foi o Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG, Campus São João Evangelista, sendo descrito sua importância histórica e sua atuação educadora que se tornou fundamental para a compreensão do fenômeno evasão escolar e suas consequências sociais, econômicas e culturais. O objetivo geral do estudo foi identificar as causas da evasão no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. Os objetivos específicos foram caracterizar a evasão escolar a partir de referências teórico- metodológicas; contextualizar o Campus IFMG - São João Evangelista, no contexto histórico da educação profissional no Brasil e sua atuação na região, destacando o curso Técnico em Agropecuária; caracterizar a evasão escolar no IFMG, buscando identificar as ações executadas pela instituição como formas de tentar minimizar a evasão escolar nos cursos em geral e caracterizar a evasão no curso Técnico em Agropecuária do IFMG/SJE, descrevendo as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes para permanência e conclusão do curso e as alternativas ao processo. A relevância do estudo visou ainda pesquisar a fundamentação dos dados, conceitos e ideias sobre a ocorrência da evasão escolar no cenário nacional, para melhor compreender a realidade do referido curso e do IFMG/SJE. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos na área (destaques: Dore; Lüscher, Feitosa, Queiroz, Figueiredo; Salles, Oliveira, Paiva, Souza & Otranto) e pesquisa documental (planos, projetos e relatórios institucionais, fichas de matrículas e dados do sistema Conecta.) conforme descreve GIL, 2008. Foram analisados dados da coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), informações relacionadas às ações de acolhida, apoio e assistência aos estudantes. Em função do desdobramento das ações sanitárias impostas pela pandemia do covid-19, foi realizada a pesquisa de campo, com a participação de 13 (treze) alunos evadidos do curso técnico em Agropecuária com ingresso em 2015, com base em aplicação de questionário semiestruturado acerca do tema. A opção pelo curso Técnico em Agropecuária se justificou pela importância histórica do curso na instituição, e sua identidade com o perfil e com as origens de seus alunos, assim como também pela sua contribuição para o desenvolvimento local e regional em conformidade com os arranjos produtivos mais importantes da região. O registro do número de evasão superior aos demais cursos tornou-se um fator preponderante para a definição do objeto de estudo, do curso escolhido e de seus atores envolvidos. Os resultados apontaram que os motivos da evasão escolar têm suas raízes em fatores internos e externos à instituição: problemas com adaptação, currículo extenso e o tempo ajustado para o cumprimento da jornada diária de aulas e atividades práticas, desinteresse dos alunos, gravidez, entre outros.
Abstract: Studies in the area of education and management in agricultural education are of fundamental importance for education professionals and public education managers. Thinking about evasion implies reflecting from a theoretical-methodological point of view on public policies in the area, on inclusive affirmative actions. The locus of the research was the Federal Institute of Minas Gerais - IFMG, Campus São João Evangelista, describing its historical importance and its educational performance becomes fundamental for the understanding of the school dropout phenomenon and its social, economic, and cultural consequences. The general objective of the study was to identify the causes of evasion in the Technical Course in Agriculture Integrated to High School, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus São João Evangelista The specific objectives were: to characterize school evasion from theoretical-methodological references, contextualize the IFMG Campus - São João Evangelista, in the historical context of professional education in Brazil and its performance in the region, highlighting the Technical course in Agriculture; characterize school dropout at IFMG, seeking to identify the actions performed by the institution as ways of trying to minimize school dropout in courses in general and characterize dropout in the Technical Course in Agriculture at IFMG, CSJE, describing the main difficulties faced by students for permanence and conclusion of the course and alternatives to the process. The relevance of the study also aimed to investigate the foundation of data, concepts, and ideas about the occurrence of school dropout in the national scenario, to better understand the reality of the said course and the IFMG/SJE. The qualitative approach research used as methodological procedures: bibliographical research in books and scientific articles in the area (highlights: Dore; Lüscher, Feitosa, Queiroz, Figueiredo; Salles, Oliveira, Paiva, Souza & Otranto) and documentary research (plans, projects and institutional reports, enrollment forms and data from the Conecta system.) as described by GIL, 2008. Data from the Student Affairs Coordination (CAE) were analyzed, as well as information related to welcoming actions, support and assistance to students. Due to the unfolding of the health actions imposed by the covid-19 pandemic, field research was carried out, with the participation of 13 (thirteen) students who dropped out of the technical course in Agriculture and entered in 2015, based on the application of a semi-structured questionnaire on the subject The option for the Technical Course in Agriculture is justified by the historical importance of the course in the institution, and its identity with the social economic profile and with the origins of its students, as well as its contribution to local and regional development in accordance with the productive arrangements most important in the region. The record of the number of evasions higher than the other courses, became a preponderant factor for defining the object of study, the chosen course and its actors involved. The results showed that the reasons for dropping out of school have their roots in factors internal and external to the institution: problems adapting to, extensive curriculum and the time set for fulfilling the daily journey of classes and practical activities, students' lack of interest, pregnancy, among others.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22589
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Fernando da Costa Pereira.pdf4.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.