Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22685Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Herdade, Lívia Vitória Cavadas | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-21T15:34:20Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-21T15:34:20Z | - |
| dc.date.issued | 2023-08-29 | - |
| dc.identifier.citation | HERDADE, Lívia Vitória Cavadas. Teias neoliberais na educação brasileira: a modelagem comportamental nas políticas educacionais do todos pela educação. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22685 | - |
| dc.description.abstract | Esta dissertação se propôs a estudar as formulações empresariais que permeiam as políticas curriculares brasileiras e sua intencionalidade na definição de políticas educacionais voltadas para o ajustamento da classe trabalhadora a um projeto de sociedade burguês. Nesse sentido, investigamos a modelagem comportamental nas propostas de políticas do Todos pela Educação (TPE) a partir da Reforma do Ensino Médio (REM) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a influências dos intelectuais orgânicos do TPE na conformação de ideias acerca das referidas reformas. Para esta investigação, elencamos como objetivo geral compreender as formulações de políticas do Todos pela Educação e a defesa de interesses e ideias específicas pelos seus intelectuais para o currículo brasileiro, no período de 2006 a 2022 , que pretendem modelar o comportamento dos jovens brasileiros por meio da formação escolar. Elencamos como objetivos específicos: I) identificar as relações entre o Programa para Reforma Educacional na América Latina (Preal) e a Rede Latino Americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca) na construção da hegemonia empresarial na educação da América Latina; II) investigar as recomendações dos organismos internacionais, em especial do Banco Mundial, na última década para a educação e a relação das suas proposições com as políticas do Todos pela Educação; III) apreender o papel do Todos pela Educação e de seus intelectuais na construção do consenso em torno de determinado projeto de formação humana; IV) depreender nas propostas para as políticas curriculares do Todos pela Educação, especialmente a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio, a ênfase na modelagem do comportamento dos estudantes da educação básica; V) investigar a partir do movimento de “porta-giratória” a circulação de intelectuais do Todos pela Educação e seu papel na concertação entre os diversos interesses burgueses. Utilizamos o materialismo histórico como método de investigação e o aporte teórico-metodológico gramsciano do Estado Integral. Uma das contribuições significativas desta pesquisa foi a identificação de um movimento de “porta giratória”, envolvendo diversos intelectuais associados ao Todos pela Educação. A partir de nossas análises, foi identificado que esses intelectuais transitam entre o aparelho estatal e organizações da sociedade civil, como Banco Mundial e a OCDE, facilitando a circulação de ideologias e políticas que podem se consolidar em um projeto educacional não apenas no Brasil, mas também na América Latina, exemplificado pela Reduca. Enquanto dirigente da frente social-liberal no que concerne à educação brasileira, o TPE desempenha um papel significativo ao alinhar interesses empresariais às suas propostas de políticas, o que se deve, em grande parte, à sua composição proeminentemente de empresários. Dentro da construção das políticas da BNCC e da Reforma do Ensino Médio, destacamos a criação do Movimento pela Base Nacional Comum, articulada pelo Todos pela Educação. Portanto, os interesses defendidos pelo TPE e por seus intelectuais representam formulações para um projeto educacional ancorado na agenda mundializada que se sustenta na modelagem de comportamentos, onde a educação escolar deve ter foco nas “aprendizagens essenciais”, objetivando que os estudantes tenham as “competências do século XXI”, tendo as competências socioemocionais um papel crucial nesse projeto formativo. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Todos pela Educação | pt_BR |
| dc.subject | Modelagem Comportamental | pt_BR |
| dc.subject | Reformas Educacionais | pt_BR |
| dc.subject | Intelectuais Orgânicos | pt_BR |
| dc.subject | Todos pela Educação | pt_BR |
| dc.subject | Behavioral Modeling | pt_BR |
| dc.subject | Educational Reforms | pt_BR |
| dc.subject | Organic Intellectuals | pt_BR |
| dc.title | Teias neoliberais na educação brasileira: a modelagem comportamental nas políticas educacionais do todos pela educação | pt_BR |
| dc.title.alternative | Neoliberal webs in brazilian education: behavioral modeling in the educational policies of todos pela educação | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This dissertation aimed to study the entrepreneurial formulations that permeate Brazilian curriculum policies and their intentionality in the formulation of an educational project that focuses on the adjustment of the working class to a bourgeois society project. In this regard, we investigated the behavioral modeling in the policy proposals of Todos pela Educação (TPE) from the High School Reform (REM) and the National Common Curricular Base (BNCC) and the influences of TPE’s organic intellectuals in shaping ideas about the respective reforms. The general objective of the research was to to understand the policy formulations of Todos pela Educação and the defense of specific interests and ideas by its organic intellectuals for the Brazilian curriculum, in the period from 2006 to 2022, which intend to model the behavior of Brazilians students through of school training. We list the following as specific objectives: I) identify the relationships between the Program for Educational Reform in Latin America (Preal) and Latin American Network of Civil Society Organizations for Education (Reduca) in the construction of business hegemony in education in Latin America; II) investigate the recommendations of international organizations, especially the World Bank, in the last decade for education and the relationship between their propositions and the policies of Todos pela Educação; III) understand the role of Todos pela Educação and its intellectuals in building consensus around a certain human formation project; IV) understand in the proposals for the curriculum policies of Todos pela Educação, especially the National Common Curricular Base and the High School Reform, the emphasis on modeling the behavior of basic education students; V) investigate, using the “revolving door” movement, the circulation of intellectuals from Todos pela Educação and their role in concertation between the various bourgeois interests. We use historical materialism as a research method and the Gramscian theoretical-methodological contribution of the Integral State. One of the significant contributions of this research was the identification of a “revolving door” movement, involving several intellectuals associated with Todos pela Educação. From our analyses, it was identified that these intellectuals move between the state apparatus and civil society organizations, such as the World Bank and the OECD, facilitating the circulation of ideologies and policies that can be consolidated in an educational project not only in Brazil, but also in Latin America, exemplified by Reduca. As a leader of the social-liberal front regarding Brazilian education, the TPE plays a significant role in aligning business interests with its policy proposals, which is largely due to its prominent composition of businesspeople. Within the construction of BNCC and REM policies, we highlight the creation of the Movement for the Common National Base, articulated by Todos pela Educação. Therefore, the interests defended by the TPE and its intellectuals represent formulations for an educational project anchored in the globalized agenda that is based on the modeling of behaviors, where school education must focus on “essential learning”, aiming for students to have the “competencies of the 21st century”, with socio-emotional skills playing a crucial role in this training project. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1913716021055272 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1913716021055272 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pronko, Marcela Alejandra | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8643905602454259 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Siqueira, Thiago Vasquinho | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-2735-1914 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8571745523558612 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Santos, Vanessa Santana dos | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0003-0788-0875 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1382510508695083 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-6095-6878 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0102582400152727 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | ACCIOLY, Inny; LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. As Competências Socioemocionais na Formação da Juventude: Mecanismos de Coerção e Consenso frente às Transformações no Mundo do Trabalho e os Conflitos Sociais no Brasil. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 706-733, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6257/625768377008/625768377008.pdf . Acesso em: 05 ago. 2023. ALFARO, M. P. et al. Movimento todos pela educação: novas práticas educativas e agenda de políticas (BR-T1246). Documento de cooperação técnica. 2013. Disponível em:http://www.iadb.org/Document.cfm?id=37970609 . Acesso em 03 nov. 2022. ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, E; GENTILI, P. (org). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p.9-23. ANDRADE, Maria Carolina Pires de. Base Nacional Comum e Novo Ensino Médio: expressões do empresariamento da educação de novo tipo em meio à crise orgânica do capitalismo brasileiro. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 358. 2020. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes2020/dMaria%20Carolina%20Pires%20de%20Andr ade.pdf . Acesso em: 05 de ago. 2023. ANDRADE, Rodrigo Coutinho; SOUZA, José dos Santos. Crise do capital, recomposição burguesa e impactos na gestão da educação de jovens e adultos no Brasil. Revista Eja em debate. Ano 6, n.9, 2017. Disponível em:https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2299 . Acesso em: 10 jul. 2023. ANTUNES, Ricardo. Século XXI: nova era da precarização estrutural do trabalho?. Seminário Nacional de Saúde Mental e Trabalho. São Paulo: 2008. Disponível em:https://www.cressrn.org.br/files/arquivos/LxkqK1F4gd8eDW4w38w0.pdf . Acesso em: 01 ago. 2023. ______. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2.ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009. ______. O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018. APPLE, Michael W. Políticas Culturais e Educação. Porto: Porto Editora, 1999. BALL, Stephen J. Performativity, commodification and commitment: An I-spy guide to the neoliberal university. British journal of educational studies, v. 60, n. 1, p. 17-28, 2012. Disponível em:https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00071005.2011.650940 . Acesso em: 01 ago. 2023 ______.; OLMEDO, A. A ‘nova’ filantropia, o capitalismo social e as redes de políticas globais em educação. In: PERONI, V. M. V. (Org.). Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília: Liber Livro, 2013. p.352. Disponível 103 em:https://www.ufrgs.br/gprppe/wp-content/uploads/2019/04/Livro-2013.pdf#page=33 . Acesso em: 12 jul. 2023. BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial: O Estado num mundo em transformação. Washington, 1997. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/634101468162557539/pdf/341310PORTUGUE 18213137771701PUBLIC1.pdf ______. Relatório de Capital Humano Brasileiro: investindo nas pessoas. Washington, 2022. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/099700106292257386/pdf/P174674033a7b300e 09d0304e4b09d57a2f.pdf ______. World Development Report 2015: Mind, society and behavior. Washington, 2015. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/645741468339541646/pdf/928630WDR097810 0Box385358B00PUBLIC0.pdf ______. Aprendizagem para todos: estratégia 2020 para a educação. Washington, DC: Banco Mundial, 2011. p. 112. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/pt/461751468336853263/pdf/644870WP00PORT0 0Box0361538B0PUBLIC0.pdf ______. Competências e Empregos: Uma agenda para a Juventude - Uma agenda para juventude.Sínteses de constatações, conclusões e recomendações de políticas. Washington DC, 2018. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/pt/953891520403854615/pdf/123968-WP-PUBLI C-PORTUGUESE-P156683-CompetenciaseEmpregosUmaAgendaparaaJuventude.pdf Acesso em 11 jul. 2023. ______. Increasing Service Uptake for Unemployed Youth in Argentina (English). Washington, 2020. Disponível em:https://documents1.worldbank.org/curated/en/434731587535923646/pdf/Increasing-Servi ce-Uptake-for-Unemployed-Youth-in-Argentina.pdf . Acesso em: 02 ago. 2023. BATISTA, R. L. A reestruturação produtiva do capital e a emergência da noção de competência no mundo do trabalho. In: SOUZA, J. S.; ARAÚJO, R. Trabalho, Educação e Sociabilidade. Editora Práxis, 2010. cap. 9, p. 185- 206. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/34300103/LivroRET-2010-_VersaoFinal-libre.pdf?1406 475564=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DTrabalho_educacao_e_soci abilidade.pdf&Expires=1690922740&Signature=f1s45ZOaiolWcaDRbWL9Q8CTQkP9Aw3 U15ugiDcCBpvRjOf05L5UlAJQQBzm4Yqt~Ug-8ENED0LCe-Mheqo786AV6V4dZ. Acesso em: 01 ago. 2023. BEHAVIOURAL INSIGHTS TEAM. Who we are.S/D. Disponível em:https://www.bi.team/about-us-2/who-we-are/ . Acesso em: 03 nov. 2022. Bianchi, A. O laboratório de Gramsci: Filosofia, História e Política. São Paulo: Almeida, 2008. 104 BID – Banco Internacional de Desenvolvimento. Avaliação do Programa de País: Brasil 2011- 2014. Escritório de Avaliação e Supervisão (OVE), 2014. Disponível em: https://publications.iadb.org/publications/portuguese/document/Avalia%C3%A7%C3%A3o-d o-Programa-de-Pa%C3%ADs-Brasil-2011-2014.pdf Acesso em: 12 jul. 2023. BRASIL. Educação para Todos: Caminho para a mudança. Brasília: MEC, 1985. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/200466/educacaoparatodos.pdf?seq Acesso em: 10 jul. 2023. ______. Estratégias de mobilização “Educação para Todos/Todos pela Educação”. Brasília: MEC/UNICEF/UNESCO, 1994. Disponível em: https://www.epedagogia.com.br/materialbibliotecaonine/2281Estrategias-de-mobilizacao-edu cacao-para-todos-todos-pela-educacao.pdf Acesso em: 09 de jul. 2023. ______. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm .Acesso em: 01 ago. 2023. ______. Medida Provisória n.746, de 23 de setembro de 2016. Brasília, DF, 2016. Disponível em:https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/sumarios-d e-proposicoes/mpv746 . Acesso em: 05 ago. 2023. CAETANO, Maria Raquel. As reformas educativas globais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). TEXTURA-Revista de Educação e Letras, v. 22, n. 50, p. 36-53, 2020. Disponível em:http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5397/3715 . Acesso em: 01 ago. 2023. CARDINI, Alejandra; SANCHEZ, Belén. Modelos curriculares para o Ensino Médio: desafios e respostas em onze sistemas educacionais.. São Paulo: Metalivros, 2018. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/169.pdf . Acesso em: 05 ago. 2023. CASTELO, Rodrigo. O SOCIAL-LIBERALISMO: uma ideologia neoliberal para a “questão social” no século XXI. Tese (Doutorado em Serviço Social) – ao programa de pós-graduação em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, p. 379. 2011. Disponível em: http://www.unirio.br/cchs/ess/Members/rodrigo.castelo/artigos/tese-o-social-liberalismo-1/vie w Acesso em: 13 jun. 2023. CÊA, G.; SILVA, S.; SANTOS, I. De “Educação para todos” para “Todos pela Educação”. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. p. 181-210, 30 jun. 2019. Disponível em:http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/issue/view/95/CPT . Acesso em: 11 jul. 2023. CEPAL. Transformación productiva con equidad: La tarea prioritária del desarrollo de América Launa y el Caribe en los años noventa. Santiago, Naciones Unidas, 1990. Disponível em:http://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/2102/1/S9181285_es.pdf . Acesso em: 12 jul. 2023. 105 ______; N. U.; OREALC, UNESCO. Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva con equidad. Cepal, 1992. Disponível em: http://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/2130/S9250755_es.pdf?sequence=1&isAll owed=y . Acesso em: 12 jul. 2023. CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996. ______. Mundialização: Capital financeiro no comando. In: Les temps Modernes, 607, 2000. Tradução de Ruy Braga. Disponível em:http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Revista-Outubro-Edic%CC%A7 a%CC%83o-5-Artigo-02.pdf . Acesso em: 12 jul. 2023. COGGIOLA, O. A crise (2007-2012): lineamentos para uma abordagem global. 2012. Disponível em:https://www.academia.edu/8620677/A_Crise_Mundial_2007_2012 . Acesso em: 11 jul. 2023. CÓSSIO, Maria de Fátima. Base Nacional Comum: uma discussão para além do currículo. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 03 p.1570-1590.São Paulo, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/download/21669/15949/55643 . Acesso em 11 jul. 2023. DECKER, Aline; EVANGELISTA, Olinda. Educação na lógica do Banco Mundial: formação para a Sociabilidade Capitalista. Roteiro, v. 44, n. 3, p. 1–24, 2019. Disponível em:https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23206 . Acesso em: 19 jul. 2023. DEITOS, Juliano Marcelino. A Hegemonia Empresarial na Educação Brasileira: uma análise do Movimento Todos Pela Educação. Tese (Doutorado em Educação) - Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, p. 219. 2019. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3028/1/Juliano%20Marcelino%20Deitos.pdf Acesso em: 04 ago. 2023. DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Séc. XXI. UNESCO/Edições Asa, 1996. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf . Acesso em: 01 ago. 2023. DES. Department of Education and Science. Education for all: Report of the committee of inquiry into the education of children from ethnic minority groups (The Swann Report). London: HMSO, 1985. Disponível em:http://www.educationengland.org.uk/documents/swann/swann1985.html . Acesso em: 03 nov. 2022. DIAS, Fabricia Pereira de Oliveira. O Projeto Principal de Educação para a América Latina e o Caribe (1980-2000) e a alfabetização de crianças. 2019. Tese (Doutorado em Educação e Linguagens) - Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2019. 287p. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/10962/1/tese_13070_O%20PROJETO%20PRINCIPAL %20DE%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20PARA%20A%20AM%c3%89RICA%20LATIN 106 A%20E%20O%20CARIBE%20%28PPE%20-%201980-2000%29%20E%20A%20ALFABE TIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20CRIAN%c3%87AS.pdf ENGLE, Wanda. A construção de uma Parceria Multissetorial. Wanda Engle, 2021. Disponível em: https://wandaengel.com/timeline-post/episodio-1-a-construcao-de-uma-parceria-multissetorial / . Acesso em: 05 ago. 2023. ______. Desembarque na Paulicéia: o Instituto Unibanco. Wanda Engle, 2021. Disponível em: https://wandaengel.com/timeline-post/episodio-3-desembarque-na-pauliceia-o-instituto-uniba nco/ . Acesso em: 05 ago. 2023. ______. Novos rumos para o Instituto Unibanco. Wanda Engle, 2021. Disponível em: https://wandaengel.com/timeline-post/episodio-4-novos-rumos-para-o-instituto-unibanco/ . Acesso em: 05 ago. 2023. EVANGELISTA, O. (Org.) O que revelam os slogans na política educacional. 1. ed. Araraquara – SP: Junqueira e Marin, v. 1, 288p. 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=IbZ2DwAAQBAJ&pg=PA12&lpg=PA12&dq=%E2% 80%9C%C3%A0s+demandas+das+determina%C3%A7%C3%B5es+hist%C3%B3ricas,+%C 3%A0s+demandas+da+produ%C3%A7%C3%A3o+e+reprodu%C3%A7%C3%A3o+do+capi talismo+contempor%C3%A2neo%E2%80%9D&sour. Acesso em: 12 jul. 2023. ______; LEHER, Roberto. Todos pela Educação e o episódio Costin no MEC: a pedagogia do capital em ação na política educacional brasileira. Revista Trabalho Necessário, ano. 10, n. 15, 2012. Disponível:https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6865/5148 . Acesso em: 05 ago. 2023. FONTES, V. O Brasil e o capital-imperialismo:teoria e história. 2.ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010, 388p FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018. GAJARDO, Marcela. Reformas educativas na América Latina: Balanço de uma década.Tradução de Paulo M. Garchet. PREAL, n. 15, 2000. Disponível em:https://www.thedialogue.org/wp-content/uploads/2015/10/Portuguese8.pdf . Acesso em: 12 jul. 2023. GONÇALVES, Amanda Melchiotti. Os intelectuais orgânicos da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. Disponível em:https://tede.unioeste.br/handle/tede/4776 . Acesso em: 05 ago. 2023. GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. v.1, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. GRAMSCI, A. Os Cadernos do Cárcere. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000b. GRAMSCI, A. Os Cadernos do Cárcere. v. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000a. GRAMSCI, A. Os Cadernos do Cárcere. v.4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. 107 GUERRA, D.; GONÇALVES , A. M.; SANDRI, S.; FIGUEIREDO, I. M. Z. Argumentos do Banco Mundial sobre a crise de aprendizagem. Retratos da Escola, [S. l.], v. 16, n. 35, 2022. DOI: 10.22420/rde.v16i35.1499. Disponível em:https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/591-611 . Acesso em: 02 ago. 2023. HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. Tradução Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2008. Disponível em:https://www.uc.pt/feuc/citcoimbra/Harvey2008 . ______. O Enigma do Capital: e as crises do capitalismo. Tradução de João Alexandre Peschanski. São Paulo, SP: Boitempo, 2011. Disponível em: https://escoladequadrosmes.files.wordpress.com/2014/01/oenigmadocapital-eascrisesdocapital ismo.pdf. HERDADE, Lívia V. C. A influência dos organismos da REDUCA nas reformas educacionais da América Latina. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nova Iguaçu, p. 58. 2020. Disponível em:https://liepe.amandy.com.br/assets/data/files/Livia_Monografia.pdf . Acesso em: 05 ago 2023. ______; SANTOS, Vanessa Santana dos. O projeto da REDUCA para as políticas de formação inicial na agenda do capital na América Latina. Revista Trabalho Necessário, v. 20, n° 42, 2022. Disponível em:https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53531/32472 . Acesso em: 12 jul. 2023. LAMOSA, R. de A. C. Educação e Agronegócio: a nova ofensiva do capital nas escolas públicas. Curitiba: Appris, 2016. ______ (org.). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Parnaíba: Editora Terra sem Amos, 2020. Disponível em: https://liepe.amandy.com.br/assets/data/files/Classe_dominante_e_educacao_em_tempos_de_ pandemia_uma_tragedia_anunciada4.pdf. Acesso em: 04 ago. 2023. LEHER, Roberto. Um novo senhor da educação? A política educacional do Banco Mundial para a periferia do capitalismo. Outubro, v. 1, n. 3, p. 19-30, 1999. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Revista-Outubro-Edic%CC%A7a% CC%83o-3-Artigo-03.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023. ______. A educação no governo Lula da Silva, a ruptura que não aconteceu. In: OS ANOS LULA - Contribuições para um balanço crítico 2003-2010. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. p. 369-412. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/476194654/LEHER-R-A-educac-a-o-no-governo-Lula-da-Sil va-a-ruptura-que-na-o-aconteceu-pdf#. Acesso em: 05 ago de 2023. LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale (Orgs.). Dicionário gramsciano (1926-1937). - 1. ed. – São Paulo: Boitempo, 2017. 831p. 108 MAGALHÃES, A. C.; CRUZ, J. A. O “Pacto pela Educação” e o Ministério de “Todos”: Estado Social e contrarreforma burguesa no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 34, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/WqvyLwMMDWZvpSfdNGvRjrc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 ago. 2023. MAGALHÃES, R. M. da C. Crise de 2007-2008 e a relação entre capital e trabalho. In: SILVA, M. G. da (Org.). Educação e trabalho: configurações e metamorfoses no capitalismo contemporâneo. Foz do Iguaçu: CLAEC e-Books, 2021. 84 p. ______. O empreendedorismo nas escolas estaduais do Estado do Rio de Janeiro: uma nova saída para a crise do capital?. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica/Nova Iguaçu, p. 364. 2023. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6682#preview-link0. Acesso em: 04 ago. 2023. MARTINS, André Silva. A Educação básica no século XXI: o projeto do organismo “Todos pela Educação”. Ponta Grossa: Práxis Educativa. v.4, n.1, p.21-28, jan.-jun. 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/praxeduc/v04n01/v04n01a03.pdf. MARTINS, Erika Moreira. “Movimento Todos pela Educação”: um projeto de nação para a educação brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, p. 193. 2013. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915751. Acesso em: 04 ago. 2023. ______. Empresariamento da educação básica na América Latina: redes empresariais prol educação. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, p. 253. 2019. Disponível em: https://www.cnte.org.br/images/stories/2023/2023_02_09_tese_erikamm_final.pdf. Acesso em: 03 ago. 2023. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. 1.ed. Boitempo editorial, 2007. Disponível em: http://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2014/12/A-Ideologia-Alem%C3%A3.pdf. ______. Manifesto do Partido Comunista. 3. ed. São Paulo: Sundermann, 2017. Disponível em: https://www.pstu.org.br/FormacaoConteudo/Livros/01_Marx-Engels_Manifesto-Comunista_ NOVO.pdf MELGAREJO, M. M.. A agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a educação: um estudo do acordo com a Rede Municipal de Educação de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/188268/PEED1302-D.pdf?sequence=- 1&isAllowed=y. Acesso em: 12 jul. 2023. MELO, Adriana de Almeida Sales de. A Mundialização da Educação: consolidação do projeto neoliberal na América latina – Brasil e Venezuela. Maceió: Edufal, 2004. Disponível 109 em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=m0GaJyi6W-oC&oi=fnd&pg=PA11& dq=MELO,+Adriana+de+Almeida+Sales+de.+A+Mundializa%C3%A7%C3%A3o+da+3. ______; SOUZA, Camila Azevedo; MELO, Marcelo Paula. Determinantes externos da formação para o trabalho simples. In: MARTINS, André Silva; NEVES, Maria Lúcia Wanderley (org). Educação básica: tragédia anunciada. São Paulo: Xamã, 2015. cap. 2, p. 45-74. MENDONÇA, S. R. O Estado Ampliado como ferramenta metodológica. Marx e o Marxismo, v.2, n.2, p. XX – XX, jan/jul 2014. MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2011. MOVIMENTO PELA BASE. Como atuamos. Movimento Pela Base. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/como-atuamos/#duvidas-frequentes. Acesso em: 04 de agosto de 2023. ______. Quem somos. Movimento Pela Base. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/quem-somos/. Acesso em: 04 ago. 2023. MUNDY, Karen; MENASHY, Francine. The World Bank, the International Finance Corporation, and private sector participation in basic education: examining the education sector strategy 2020. In: Education strategy in the developing world: Revising the World Bank's education policy. Emerald Group Publishing Limited, 2012. p. 113-131. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/S1479-3679(2012)0000016010/full/ht ml?skipTracking=true. Acesso em: 01 ago. 2023. NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: Estratégias do capital para educar o consenso. Lúcia Maria Wanderley Neves (Org.) São Paulo, Editora Xamã, 2005, 312p. ______.; PRONKO, Marcela Alejandra. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25897. Acesso em: 01 ago. 2023. OCDE. A educação no Brasil: uma perspectiva internacional. Tradução de: Todos Pela Educação, 2021. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/06/A-Educacao-no-Bra sil_uma-perspectiva-internacional.pdf. Acesso em: 05 ago. 2023. OLIVEIRA, Sérgio R. A. O PREAL como sujeito político da ofensiva neoliberal para o recondicionamento do trabalhador docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Niterói, 2011. PEREIRA, João Márcio Mendes. O Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro (1944-2008). Tese (Doutorado em História) – Pós graduação de História, Universidade Federal Fluminense, p. 386. 2009. Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/teses/Tese-2009_PEREIRA_Joao_Marcio_Mendes-S.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023. 110 ______.; PRONKO, Marcela (orgs.). A demolição de direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde (1980-2013). Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz, 2014. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l240.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023. ______. Recycling and expansion: an analysis of the World Bank agenda (1989–2014). Third World Quarterly, v. 37, n. 5, p. 818-839, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01436597.2015.1113871?journalCode=ctwq20. Acesso em: 01 ago. 2023. ______. Dimensões da história do Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/3tjBNsvz7k87gWWXnrpVrQx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2023. ______. A agenda educacional do Banco Mundial em tempos de ajuste e pandemia. Educação e Pesquisa, v. 47, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/dBBDx5MDnrvWqWm5TqmxZPp/?format=html&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2023. PERONI, Vera Maria Vidal; CAETENO, Maria Raquel. O público e o privado na educação-Projetos em disputa?. Brasília: Retratos da Escola, v. 9, n. 17, p. 337-352, 2015. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/584. Acesso em: 04 ago. 2023. PETIÇÃO PÚBLICA. Abaixo-assinado Cláudia Costin, NÃO![S.l.], 2012. Disponível em: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N32256. Acesso em: 01 jun. 2023. PIRES, Mônica Dias Medeiros. A influência empresarial na política curricular brasileira: Um estudo sobre o Movimento pela Base Nacional Comum. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p. 360. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11599 . Acesso em: 05 ago. 2023. POULANTZAS, Nicos. O estado, o poder, o socialismo. São Paulo: Paz e Terra, 2000. PREAL. La Alianza Empresa-Educacion. Pro Educacion, n.1. 2002. Disponível em: https://www.thedialogue.org/wp-content/uploads/2016/06/1-PROEDUCACION-Noviembre-2 002.pdf . Acesso em: 12 jul. 2023. PRONKO, Marcela. O Banco Mundial no campo internacional da educação. In: PEREIRA, João Márcio Mendes; PRONKO, Marcela (Org.). A demolição de direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde (1980-2013). Rio de Janeiro: EPSJV, 2015. p. 89-112. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/13399/A%20Demolicao%20do%20Direito _O%20Banco%20Mundial%20na%20Educacao.pdf?sequence=2&isAllowed=y . ______. Modelar o comportamento. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. p. 167-180, 30 jun. 2019. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/248. Acesso em: 02 ago. 2023. 111 REDUCA. Declaração de Brasília. Declaração Constitutiva da Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação. Encontro Latinoamericano de Organizações da Sociedade Civil pela Educação, Brasília (mimeo), 2011. ROBERTSON, S.; VERGER, A.. A origem das parcerias público-privada na governança global da educação. Educação & Sociedade, v. 33, n. 121, p. 1133–1156, out. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/J4LqqtJBmwML9cR4dg8p65L/?format=html. Acesso em: 01 ago. 2023. ROCHA, D. R.; HYPOLITO, A. L. M. Disputas pela escola pública:contribuições históricas para pensar o trabalho docente. Linhas Críticas: Brasília, v. 26, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/31908/27457. Acesso em: 02 ago. 2023. ROSSI, A. J.; BERNARDI, L. M.; UCZAK, L. H. Relações entre Estado e empresários no PDE/PAR: algumas contradições na política educacional brasileira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 355–376, 2017. DOI: 10.21573/vol33n22017.71503. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/71503. Acesso em: 05 ago. 2023. SAHLBERG, Pasi. Finnish Lessons: What Can the World Learn from Educational Change in Finland?. New York: Teachers College Press, 2011. SANTOS, A. de F. T. dos. Pedagogia do mercado: neoliberalismo, trabalho e educação no século XX. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2012. SANTOS, Vanessa Santana dos. Atuação de aparelhos privados de hegemonia burgueses nas políticas de formação continuada docente: o Todos Pela Educação (Brasil) e o Proyecto Educar 2050 (Argentina). Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, p. 390. 2023. SÉGALA, Karen de Fátima. A atuação do movimento “Todos Pela Educação” na educação básica brasileira: do empresariamento ao controle ideológico. Dissertação (Magister Scientiae) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, p. 137. 2018. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/24422/1/texto%20completo.pdf. Acesso em: 04 ago. 2023. SHIROMA, O. E.; MORAES, M. C.; EVANGELISTA, O. Política Educacional. 2007 reimpressão, 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. ______. Redes sociais e hegemonia: apontamentos para estudos de política educacional. In: AZEVEDO, M. L. N.; LARA, A. M. B. Políticas para a educação: análises e apontamentos. Maringá: EDUEM, v. 1, p. 15-38, 2011. Disponível em: https://gepeto.paginas.ufsc.br/files/2015/03/capitulo-eneida.pdf. SILVA, Amanda Moreira da; MOTTA, Vânia Cardoso da. A presença do empresariado na Educação pública brasileira e a precarização de novo tipo do trabalho docente. Educação Em Revista, v. 18, n. 2, p. 27-42. 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7412. Acesso em: 04 ago. 2023. 112 ______. Dimensões da precarização do trabalho docente no século: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 395. 2018. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2018/tAmanda%20Moreira%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 05 ago. 2023. SILVA, Monica Ribeiro da. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Belo Horizonte: Educação em Revista, v.34, p. 1-15, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/V3cqZ8tBtT3Jvts7JdhxxZk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 03 ago. 2023. SIQUEIRA, Ângela C. de. A regulamentação do enfoque comercial no setor educacional via OMC/GATS. Revista Brasileira de Educação, p. 145-156, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ZCRxpZqy9yTvGdpXYZKGsxM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2023. SOUZA, Silvana Aparecida de. Educação, trabalho voluntário e responsabilidade social da empresa: amigos da escola e outras formas de participação. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 304. 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16062008-103840/pt-br.php. Acesso em: 05 ago. 2023. STONE, D. Think Tanks and Policy Advice in Countries in Transition. Asian Development Bank Institute Symposium: How to Strengthen Policy-Oriented Research and Training in Viet Nam, v. Hanoi, p. 1–21, 2005. Disponível em: https://www.adb.org/sites/default/files/publication/156673/adbi-dp36.pdf . Acesso em 05 ago. 2023. TAYLOR-GOOBY, Peter. Social change, social welfare and social science. University of Toronto Press, 1991. the secretariat – S/C/W/49. Disponível em: https://docs.wto.org/dol2fe/Pages/FE_Search/FE_S_S009-DP.aspx?language=E&CatalogueId List=119349,79546,63271,89964,41567&CurrentCatalogueIdIndex=1&FullTextHash=&Has EnglishRecord=True&HasFrenchRecord=True&HasSpanishRecord=True. Acesso em: 27 abr. 2023. TODOS PELA EDUCAÇÃO. Relatório de atividades do Todos Pela Educação 2006- 2009. São Paulo: Todos Pela Educação, 2009. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/144.pdf. Acesso em: 03 ago. 2023. ______. Educação: uma Agenda Urgente. In: Reflexões do Congresso Internacional realizado pelo Todos pela Educação. Brasília: Moderna, 2011. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/educacao-uma-agenda-urgente/. Acesso em: 12 jul. 2023. ______. Relatório de atividades do Todos pela Educação 2014. São Paulo: Todos Pela Educação, 2014. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/08/relatorio-de-atividad es-2014.pdf . Acesso em 05 de ago. 2023. 113 ______. Ensino Médio: o que querem os jovens? Todos Pela Educação, 2017. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/pesquisa-ensino-medio-o-que-querem-os-jovens/. Acesso em: 04 ago. 2023. ______. Educação já: a urgência de uma educação de qualidade. Todos pela Educação. 2018. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/educacao-ja-a-urgencia-de-uma-educacao-de-qualid ade/. Acesso em: 05 ago. de 2023. ______. Educação já!: uma proposta suprapartidária de estratégia para a educação básica brasileira e prioridades para o Governo Federal em 2019-2022. Todos pela Educação, 2018. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/170.pdf. Acesso em 03 ago. 2023. ______. Todos Pela Educação contribuirá com equipe de transição do próximo Governo Federal. Todos Pela Educação, 2022. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/transicao-do-proximo-governo-federal/?gclid=EAIaI QobChMIt73nm7SxgAMVE09IAB1qKgYQEAAYASAAEgJ10PD_BwE. Acesso em: 05 ago. 2023. UCZAK, Lucia Hugo. O PREAL e as políticas de avaliação educacional para a América Latina. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 212. 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/94732. Acesso em: 12 jul. 2023. UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de- jomtien-1990. ______. A Unesco e a Educação na América Latina e Caribe. Chile: UNESCO, 1998. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000112847_por?posInSet=1&queryId=d2d9d3b3-6 ab6-4765-8fea-8f48f6fd57f8. ______. Educação para todos: O compromisso de Dakar. Brasília: UNESCO/ CONSED, Ação Educativa, 2001. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127509. VEIGA, C. C. P. S.; SOUZA, S. J. Impactos do gerencialismo no desenvolvimento da Educação Profissional Tecnológica no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10834, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10834. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10834. Acesso em: 7 ago. 2023. VERGER, Antoni; BONAL, Xavier. La estrategia Educativa 2020 o las limitaciones del Banco Mundial para promover el "aprendizaje para todos". Campinas: Educação & Sociedade, , v. 32, n. 117, p. 911-932, out.-dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/F5S9Hjg75XBJwcSbKh6mVZJ/?format=pdf&lang=es. Acesso em: 02 ago. 2023. WTO – World Trade Organization (1998). Education services. Background notes by 114 the secretariat – S/C/W/49. Disponível em: https://docs.wto.org/dol2fe/Pages/FE_Search/FE_S_S009-DP.aspx?language=E&CatalogueId List=119349,79546,63271,89964,41567&CurrentCatalogueIdIndex=1&FullTextHash=&Has EnglishRecord=True&HasFrenchRecord=True&HasSpanishRecord=True. Acesso em: 27 de abril de 2023. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Lívia Vitória Cavadas Herdade.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
