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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22685| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Teias neoliberais na educação brasileira: a modelagem comportamental nas políticas educacionais do todos pela educação |
| Título(s) alternativo(s): | Neoliberal webs in brazilian education: behavioral modeling in the educational policies of todos pela educação |
| Autor(es): | Herdade, Lívia Vitória Cavadas |
| Orientador(a): | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz |
| Primeiro membro da banca: | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz |
| Segundo membro da banca: | Pronko, Marcela Alejandra |
| Terceiro membro da banca: | Siqueira, Thiago Vasquinho |
| Quarto membro da banca: | Santos, Vanessa Santana dos |
| Palavras-chave: | Todos pela Educação;Modelagem Comportamental;Reformas Educacionais;Intelectuais Orgânicos;Todos pela Educação;Behavioral Modeling;Educational Reforms;Organic Intellectuals |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 29-Ago-2023 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citação: | HERDADE, Lívia Vitória Cavadas. Teias neoliberais na educação brasileira: a modelagem comportamental nas políticas educacionais do todos pela educação. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
| Resumo: | Esta dissertação se propôs a estudar as formulações empresariais que permeiam as políticas curriculares brasileiras e sua intencionalidade na definição de políticas educacionais voltadas para o ajustamento da classe trabalhadora a um projeto de sociedade burguês. Nesse sentido, investigamos a modelagem comportamental nas propostas de políticas do Todos pela Educação (TPE) a partir da Reforma do Ensino Médio (REM) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a influências dos intelectuais orgânicos do TPE na conformação de ideias acerca das referidas reformas. Para esta investigação, elencamos como objetivo geral compreender as formulações de políticas do Todos pela Educação e a defesa de interesses e ideias específicas pelos seus intelectuais para o currículo brasileiro, no período de 2006 a 2022 , que pretendem modelar o comportamento dos jovens brasileiros por meio da formação escolar. Elencamos como objetivos específicos: I) identificar as relações entre o Programa para Reforma Educacional na América Latina (Preal) e a Rede Latino Americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca) na construção da hegemonia empresarial na educação da América Latina; II) investigar as recomendações dos organismos internacionais, em especial do Banco Mundial, na última década para a educação e a relação das suas proposições com as políticas do Todos pela Educação; III) apreender o papel do Todos pela Educação e de seus intelectuais na construção do consenso em torno de determinado projeto de formação humana; IV) depreender nas propostas para as políticas curriculares do Todos pela Educação, especialmente a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio, a ênfase na modelagem do comportamento dos estudantes da educação básica; V) investigar a partir do movimento de “porta-giratória” a circulação de intelectuais do Todos pela Educação e seu papel na concertação entre os diversos interesses burgueses. Utilizamos o materialismo histórico como método de investigação e o aporte teórico-metodológico gramsciano do Estado Integral. Uma das contribuições significativas desta pesquisa foi a identificação de um movimento de “porta giratória”, envolvendo diversos intelectuais associados ao Todos pela Educação. A partir de nossas análises, foi identificado que esses intelectuais transitam entre o aparelho estatal e organizações da sociedade civil, como Banco Mundial e a OCDE, facilitando a circulação de ideologias e políticas que podem se consolidar em um projeto educacional não apenas no Brasil, mas também na América Latina, exemplificado pela Reduca. Enquanto dirigente da frente social-liberal no que concerne à educação brasileira, o TPE desempenha um papel significativo ao alinhar interesses empresariais às suas propostas de políticas, o que se deve, em grande parte, à sua composição proeminentemente de empresários. Dentro da construção das políticas da BNCC e da Reforma do Ensino Médio, destacamos a criação do Movimento pela Base Nacional Comum, articulada pelo Todos pela Educação. Portanto, os interesses defendidos pelo TPE e por seus intelectuais representam formulações para um projeto educacional ancorado na agenda mundializada que se sustenta na modelagem de comportamentos, onde a educação escolar deve ter foco nas “aprendizagens essenciais”, objetivando que os estudantes tenham as “competências do século XXI”, tendo as competências socioemocionais um papel crucial nesse projeto formativo. |
| Abstract: | This dissertation aimed to study the entrepreneurial formulations that permeate Brazilian curriculum policies and their intentionality in the formulation of an educational project that focuses on the adjustment of the working class to a bourgeois society project. In this regard, we investigated the behavioral modeling in the policy proposals of Todos pela Educação (TPE) from the High School Reform (REM) and the National Common Curricular Base (BNCC) and the influences of TPE’s organic intellectuals in shaping ideas about the respective reforms. The general objective of the research was to to understand the policy formulations of Todos pela Educação and the defense of specific interests and ideas by its organic intellectuals for the Brazilian curriculum, in the period from 2006 to 2022, which intend to model the behavior of Brazilians students through of school training. We list the following as specific objectives: I) identify the relationships between the Program for Educational Reform in Latin America (Preal) and Latin American Network of Civil Society Organizations for Education (Reduca) in the construction of business hegemony in education in Latin America; II) investigate the recommendations of international organizations, especially the World Bank, in the last decade for education and the relationship between their propositions and the policies of Todos pela Educação; III) understand the role of Todos pela Educação and its intellectuals in building consensus around a certain human formation project; IV) understand in the proposals for the curriculum policies of Todos pela Educação, especially the National Common Curricular Base and the High School Reform, the emphasis on modeling the behavior of basic education students; V) investigate, using the “revolving door” movement, the circulation of intellectuals from Todos pela Educação and their role in concertation between the various bourgeois interests. We use historical materialism as a research method and the Gramscian theoretical-methodological contribution of the Integral State. One of the significant contributions of this research was the identification of a “revolving door” movement, involving several intellectuals associated with Todos pela Educação. From our analyses, it was identified that these intellectuals move between the state apparatus and civil society organizations, such as the World Bank and the OECD, facilitating the circulation of ideologies and policies that can be consolidated in an educational project not only in Brazil, but also in Latin America, exemplified by Reduca. As a leader of the social-liberal front regarding Brazilian education, the TPE plays a significant role in aligning business interests with its policy proposals, which is largely due to its prominent composition of businesspeople. Within the construction of BNCC and REM policies, we highlight the creation of the Movement for the Common National Base, articulated by Todos pela Educação. Therefore, the interests defended by the TPE and its intellectuals represent formulations for an educational project anchored in the globalized agenda that is based on the modeling of behaviors, where school education must focus on “essential learning”, aiming for students to have the “competencies of the 21st century”, with socio-emotional skills playing a crucial role in this training project. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22685 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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