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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22688Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Faria, Roberta Freire | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-21T16:15:30Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-21T16:15:30Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| dc.identifier.citation | FARIA, Roberta Freire. Análise das diretrizes para o Programa de Educação Ambiental ao Trabalhador no licenciamento ambiental de atividades de exploração e produção marítima de petróleo, RJ. 2024. 43 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22688 | - |
| dc.description.abstract | O presente estudo tem por finalidade analisar as diretrizes do Programa de Educação Ambiental ao Trabalhador (PEAT), com foco nas atividades de exploração e produção de Petróleo e gás. Inicialmente foi realizada uma contextualização da legislação ambiental relevante as etapas do licenciamento ambiental, com o intuito de proporcionar uma base para a compreensão da importância da Educação Ambiental. O objetivo da pesquisa é examinar a aplicação do PEAT, a partir da Instrução Normativa n°02 de 2012 e da Nota Técnica no 05/2020/COPROD/CGMAC/DILIC, apresentando primeiramente a base da Educação Ambiental, a Resolução CONAMA n°422 de 2010, destacando sua evolução normativa e os desafios para a implementação do Programa. A pesquisa utilizou fontes oficiais, plataformas acadêmicas e resoluções CONAMA, além de conversa informal com analista do IBAMA, com o intuito de aprofundar as etapas do licenciamento ambiental e a aplicação de normas na prática. A análise se inicia com a Resolução CONAMA n°422/2010 e como ela estabelece os princípios fundamentais na Educação Ambiental no contexto do licenciamento ambiental, enquanto a Instrução Normativa n°02/2012 detalha os requisitos técnicos para o desenvolvimento e execução do PEAT. Já a Nota Técnica n°05/2020 aprimora e normatiza a aplicação do Programa, conferindo uniformidade e clareza às diretrizes, fortalecendo assim, sua aplicação prática. Além dos aspectos normativos, a pesquisa ressalta a importância de uma metodologia participativa, essencial para a capacitação dos trabalhadores e proporciona uma reflexão crítica sobre os impactos socioambientais do empreendimento. Por fim, o estudo reforça a importância do PEAT como ferramenta essencial para as empresas na divulgação da sustentabilidade, garantindo assim, um equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que atende as exigências do licenciamento ambiental. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | programas ambientais | pt_BR |
| dc.subject | PEAT | pt_BR |
| dc.subject | licenciamento ambiental | pt_BR |
| dc.subject | sustentabilidade | pt_BR |
| dc.subject | environmental programs | pt_BR |
| dc.subject | environmental licensing | pt_BR |
| dc.subject | sustainability | pt_BR |
| dc.title | Análise das diretrizes para o Programa de Educação Ambiental ao Trabalhador no licenciamento ambiental de atividades de exploração e produção marítima de petróleo | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The purpose of this study is to analyze the guidelines of the Environmental Education Program for Workers (PEAT), with a focus on oil and gas exploration and production activities. Initially, a contextualization of the relevant environmental legislation and the environmental licensing was carried out, in order to provide a basis for understanding the importance of Environmental Education. The aim of the research is to examine the application of PEAT, based on Normative Instruction No. 02 of 2012 and Technical Note No. 05/2020/COPROD/CGMAC/DILIC, first presenting the basis of Environmental Education, CONAMA Resolution No. 422 of 2010, highlighting the normative evolution and the challenges for implementing the Program. The research used official sources, academic platforms and CONAMA resolutions, as well as an informal conversation with an IBAMA analyst, in order to delve deeper into the stages of environmental licensing and the application of standards in practice.The analysis begins with CONAMA Resolution No. 422/2010 and how it establishes the fundamental principles of Environmental Education in the context of environmental licensing, while Normative Instruction No. 02/2012 details the technical requirements for the development and implementation of the PEAT. Technical Note No. 05/2020 improves and standardizes the application of the Program, giving uniformity and clarity to the guidelines, thus strengthening in practical application. In addition to the regulatory aspects, the research highlights the importance of a participatory methodology, which is essential for training workers and provides a critical reflection on the socio-environmental impacts of the project. Finally, the study reinforces the importance of the PEAT as an essential tool for companies to promote sustainability, thus ensuring a balance between economic growth and environmental preservation, as the same time as meeting the requirements of environmental licensing. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Lopes, Alexandre Ferreira | - |
| dc.contributor.advisor1ID | ttps://orcid.org/0000-0001-6425-9474 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4393330111492155 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lopes, Alexandre Ferreira | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-6425-9474 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4393330111492155 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Guimarães, Cristiano Vilardo Nunes | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-8089-4635 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6933281402899305 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Papi, Bernardo Silveira | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | tp://lattes.cnpq.br/8024440949473439 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9493579023695498 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Florestas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Recursos Florestais e Engenharia Florestal | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável | |
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