Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento, Syleide Almeida Pires do-
dc.date.accessioned2025-07-21T17:32:46Z-
dc.date.available2025-07-21T17:32:46Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Syleide Almeida Pires do. Desenvolvimento da Proficiência Leitora: Estratégias Cognitivas e Metacognitivas com foco na Pré-Leitura. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22692-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo aprimorar os conhecimentos do docente em relação aos seus suportes teórico-metodológicos para melhorar o desempenho didático-pedagógico no ensino de língua portuguesa, além de analisar e aplicar estratégias que possam contribuir para a compreensão textual do aluno, possibilitando, assim, sua proficiência. Desse modo, este estudo apresenta como produto um caderno de atividades com a finalidade de mediar atividades estratégicas de leitura com foco na pré-leitura. Simultaneamente, pretende-se ainda contribuir para a formação leitora, sobretudo de alunos dos anos finais da educação básica, uma vez que se verifica a presença de problemas reais que tornam urgente o desenvolvimento da compreensão leitora. Para tanto, foram estudadas as três etapas da leitura, a saber: pré-leitura, leitura e pós-leitura, com foco nas estratégias de pré-leitura, a partir de aspectos cognitivos e metacognitivos, buscando fazer com que o leitor tenha um papel ativo na construção de sentido. Para esse propósito, lançou-se mão do gênero textual crônica humorística, por se tratar de textos mais curtos, reflexivos e com traços de humor. Nosso aporte teórico conta com estudiosos como: Kleiman (2004), Koch e Elias (2006), Leffa (1996), Marcuschi (2008), Solé (2014), dentre outros autores que são referências no ensino da compreensão leitora.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectComprehensionpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da Proficiência Leitora: Estratégias Cognitivas e Metacognitivas com foco na Pré-Leiturapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of Reading Proficiency: Cognitive and Metacognitive Strategies with a focus on Pre-Readingen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis work aims to improve the teacher's knowledge in relation to their theoretical- methodological supports to improve didactic-pedagogical performance in teaching the Portuguese language, in addition to analyzing and applying strategies that can contribute to the student's textual understanding, thus enabling, your proficiency. Therefore, this study presents as a product an activity notebook with the purpose of mediating strategic reading activities with a focus on pre-reading. At the same time, it is also intended to contribute to reading training, especially for students in the final years of basic education, as there are real problems that make the development of reading comprehension urgent. To this end, the three stages of reading were studied, namely: pre-reading, reading and post-reading, focusing on pre-reading strategies, based on cognitive and metacognitive aspects, seeking to make the reader have a role active in the construction of meaning. For this purpose, the humorous chronicle textual genre was used, as they are shorter, reflective texts with traces of humor. Our theoretical support includes scholars such as: Kleiman (2004), Koch and Elias (2006), Leffa (1996), Marcuschi (2008), Solé (2014), among other authors who are references in the teaching of reading comprehension.en
dc.contributor.advisor1Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792pt_BR
dc.contributor.referee2Chaves, Charleston de Carvalho-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0009-0003-4673-9863pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607106719006663pt_BR
dc.contributor.referee3Freire, Gilson Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.relation.referencesARRIGUCCI, Davi Jr. Fragmentos sobre a crônica. Enigma e comentário: Ensaios sobre a literatura e experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. ASSIS, Machado de. Miss Dollar. Disponível em: https://machadodeassis.net/texto/miss- dollar/22123/chapter_id/22124. Acesso em 29 mar. 2024. BAKHITIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. BRAIT, Beth; SOUZA E SILVA, Maria Cecília. Perspectiva dialógica: Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012. BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Evolução IDEP Barra Mansa. Disponível em: https://qedu.org.br/municipio/3300407-barra-mansa/ideb. Acesso em: 29/09/2024. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1997. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 20187. CANDIDO, Antonio. A ‘crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Ed. Unicamp, 1992. CARDOSO, Márcia Freitas. Estratégias de antecipação como recurso de leitura nas aulas de língua portuguesa. 2019. 149 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Profletras, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019. CEREJA, William Roberto; COCHAR, Thereza. Português Linguagens, 9o ano – 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. DURKIN, Dolores. What class room observations reveal about Reading comprehension instruction. Reading Research, Quaterly, n 14, p.481-533, jul/ago 1978 FERREIRA, Raquel Linares. O gênero crônica e suas peculiaridades tipológicas: texto e discurso nas modalidades oral e escrita. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, p. 95, 2015. FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2008. GERALDI, João Wanderlei. O texto na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Ática, 2011. HODGES, Gabrielle Cliff. Reading comprehension in the fourth grade. Perspectives on reading, Washington, p.110-116, 1980 INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/barra-mansa.html Acesso em: 29/03/2024. 90 IFUNNY BRAZIL. Jeitinho Brasileiro – Dia de Chuva. 23 fev. 2023. Disponível em: https://shre.ink/r1QE. Acesso em: 29/03/2024 KLEIMAN, Ângela. Oficina da leitura: teoria e prática 9. ed. São Paulo: Pontes, 2002. KLEIMAN, Ângela. Aspectos cognitivos da leitura. 9. ed. São Paulo: Pontes, 2004. KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda MariaVillaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006. LEFFA, Vilson José. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra, 1996. LOPES, Gisele Márcia. Estudo do gênero crônica: contribuições para o desenvolvimento da escrita em uma interface com o blog. 2021. 94 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Profletras- da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2021. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. PEARSON, David P.; GALLAGHER, Margaret C. The instruction of Reading comprehension. Contemporary Educational Psychology, n. 8, p.317-344, 1983. SABINO, Fernando. A última crônica. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/texto/a-ultima-cronica/index.html. Acesso em: 29/03/2024. SANTOS, Rita. Jeitinho Brasileiro – Promessa. 27 mar. 2023. Disponível em: https://shre.ink/84k4. Acesso em: 30/03/2024. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. SOUZA, Danielle Machado de Carvalho de. Diga-me a quem você se refere e eu direi quem é: um estudo sobre o discurso direto e indireto na construção da referenciação em narrativas no ensino fundamental. 2020. 124 p. Tese (Mestrado em Letras) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2020. SOUZA, Maurício. Tirinha Chico e Zé. Disponível em: https://twitter.com/mauriciodesousa/status/575109335065452544. Acesso em: 30/03/2024. VALENTE, André. Intertextualidade e Interdiscursividade nas linguagens midiáticas: um encontro luso-brasileiro. Disponível em: chrome- extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6694. pdf. Acesso em: 30/12/2022. VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. SANTOS, Rita. Jeitinho Brasileiro – Promessa. 27 mar. 2023. Disponível em: https://shre.ink/84k4. Acesso em: 30/03/2024.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Syleide Almeida Pires do Nascimento.Pdf2.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.