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dc.contributor.authorFreire, Dionice Nascimento Oliveira-
dc.date.accessioned2025-07-24T14:21:55Z-
dc.date.available2025-07-24T14:21:55Z-
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.citationFREIRE, Dionice Nascimento Oliveira. Formação docente na educação infantil da Rede Municipal do Rio de Janeiro: uma análise das políticas da educação das relações étnico-raciais. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22700-
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo analisar os elementos formativos destinados aos profissionais de educação infantil da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, tendo como foco a apreciação das formações em serviço, por meio das Jornadas Pedagógicas, e à luz das discussões teóricas na perspectiva de uma educação antirracista. O objetivo da pesquisa, portanto, foi analisar os elementos formativos enquanto espaço para a formação dos profissionais que atuam com a Educação Infantil para que tratem as relações étnico-raciais. Deste modo, apresentam-se como objetivos específicos descrever os elementos formativos que compõem as Jornadas, compreender as concepções explicitadas dos gestores no que tange às políticas de educação infantil e as relações étnico-raciais, bem como compreender o papel da formação do professor nesse processo. As escolas, compreendidas como uma instância social, têm a responsabilidade de repensar seu projeto pedagógico com vistas à formação de cidadãos que respeitem e valorizem a diversidade presente na sociedade brasileira. Neste sentido, é de suma importância que se invista na formação inicial e continuada dos profissionais docentes a fim de que eles possam se apropriar ou reapropriar de conhecimentos para transformação de sua prática. O enfoque da pesquisa buscou a reflexão sobre a educação para as relações étnico-raciais e a educação infantil, apresentou um breve histórico da educação infantil no contexto nacional e local, assim como o processo de transição deste segmento da educação básica entre as Secretarias de Educação e Assistência Social, fazendo assim parte do nosso caminho teórico-metodológico, e a criação das políticas formativas para os profissionais atuantes em creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) na referida rede de ensino. A pesquisa se ancorou sobre o tripé educação das relações étnico-raciais, formação de professores e educação infantil, dessa maneira, optamos por dialogar com autoras(es) que se aproximam desses campos teóricos. Como referencial, consideram-se as contribuições de Paulo Freire e perspectiva da educação libertadora, e a educação em uma perspectiva decolonial sob os estudos de Catherine Walsh. Dialogamos com produções de Mary Del Priore para tratar as infâncias brasileiras, espera-se que tais estudos nos subsidiem apontando contribuições. A fim de buscar respostas à problemática, a pesquisa estruturou-se a partir da perspectiva qualitativa e, para a coleta de dados, utilizou a entrevista semiestruturada destinada aos gerentes da educação infantil que ocuparam o cargo nos últimos dez anos, bem como a análise das Jornadas Pedagógicas. A partir da triangulação dos dados coletados fizemos a análise a fim de buscar respostas às problemáticas elencadas. Percebemos os avanços nas pesquisas no campo da educação infantil e das relações étnico-raciais, temos um arcabouço teórico que tem sido aumentado nos últimos anos, as pesquisas têm apontado a importância de tratarmos das questões raciais no segmento da educação infantil. Para tal, é de suma importância que os profissionais que atendem à primeira infância tenham um conhecimento potente sobre culturas plurais, tenham uma visão aguçada e sensível para a problemática étnico-racial no Brasil e no mundo e incorporem estes conhecimentos para uma transformação da práxis pedagógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação Relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.titleFormação docente na educação infantil da Rede Municipal do Rio de Janeiro: uma análise das políticas da educação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.title.alternativeTeacher training in early childhood education in the Municipal Network of Rio de Janeiro: an analysis of education policies on ethnic-racial relationsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe objective of this work was to analyze the training elements intended for early childhood education professionals from the Municipal Education Network of Rio de Janeiro, focusing on the appreciation of in-service training, through the Pedagogical Journeys, and in the light of theoretical discussions from the perspective of an anti-racist education. The objective of the research, therefore, was to analyze the formative elements as a space for the formation of professionals who work with Early Childhood Education so that they deal with ethnic-racial relations. In this way, the specific objectives are to describe the formative elements that make up the Journeys, to understand the explicit conceptions of the managers with regard to early childhood education policies and ethnic-racial relations, as well as to understand the role of teacher education in this process. . Schools, understood as a social instance, have the responsibility to rethink their pedagogical project with a view to forming citizens who respect and value the diversity present in Brazilian society. In this sense, it is extremely important to invest in the initial and continuing training of teaching professionals so that they can appropriate or re-appropriate knowledge to transform their practice. The focus of the research sought to reflect on education for ethnic-racial relations and early childhood education, presenting a brief history of early childhood education in the national and local context, as well as the transition process of this segment of basic education between the Departments of Education and Social Assistance, thus forming part of our theoretical- methodological path, and the creation of training policies for professionals working in day care centers and Child Development Spaces (EDI) in the aforementioned teaching network. The research was anchored on the tripod education of ethnic-racial relations, teacher training and early childhood education, thus, we chose to dialogue with author(s) who approach these theoretical fields. As a reference, Paulo Freire's contributions and perspective of liberating education are considered, and education in a decolonial perspective under the studies of Catherine Walsh. We dialogue with Mary Del Priore's productions to deal with Brazilian childhoods, it is hoped that such studies will subsidize us by pointing out contributions. In order to seek answers to the problem, the research was structured from a qualitative perspective and, for data collection, it used the semi- structured interview destined to the managers of early childhood education who occupied the position in the last ten years, as well as the analysis of the Pedagogical Days. From the triangulation of the collected data, we performed the analysis in order to seek answers to the listed problems. We noticed advances in research in the field of early childhood education and ethnic-racial relations, we have a theoretical framework that has been increased in recent years, research has pointed to the importance of dealing with racial issues in the segment of early childhood education. To this end, it is of paramount importance that professionals who provide early childhood care have a powerful knowledge of plural cultures, have a keen and sensitive view of ethnic-racial issues in Brazil and in the world, and incorporate this knowledge for a transformation of pedagogical practice.en
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Maria Marques-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4763-3273pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837755740137182pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Maria Marques-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4763-3273pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837755740137182pt_BR
dc.contributor.referee2Lino, Lucilia Augusta-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4219-1450pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6864986517265595pt_BR
dc.contributor.referee3Arruda, Maria da Conceiçao Calmon-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2928-1005pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5156007272296080pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402095476047437pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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