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dc.contributor.authorSittrop, Alexandre Johan Pereira-
dc.date.accessioned2025-07-25T17:49:55Z-
dc.date.available2025-07-25T17:49:55Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationSITTROP, Alexandre Johan Pereira. Será que realmente não há nada em Japeri – RJ?: Uma abordagem didática da paisagem para compreensão do lugar. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22717-
dc.description.abstractPara que o ensino de Geografia atinja seus objetivos, é fundamental adotar metodologias que priorizem a construção do conhecimento e estejam conectadas à realidade dos estudantes. Nesse contexto, apresentar a Geografia com base nos conceitos de lugar e paisagem é uma abordagem pertinente, pois contribui para o desenvolvimento de uma leitura crítica da realidade. A partir do estigma negativo e de falas depreciativas, dos próprios estudantes, de que Japeri é “feio”, criou-se a pergunta de investigação: É possível mudar a percepção negativa e deixar as aulas mais interessantes utilizando as paisagens de Japeri?”. Nesta direção, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o potencial paisagístico do município de Japeri-RJ para contribuir como subsídio ao ensino de Geografia para estudantes do sexto ano da rede pública municipal. Considerando que Japeri é um município periférico da Baixada Fluminense e enfrenta escassez de materiais didáticos específicos sobre o lugar para uso em sala de aula, optou-se por analisar os elementos das paisagens locais com o objetivo de explorá-los como recursos pedagógicos. Como aporte teórico utiliza-se a paisagem na vertente da Geografia Cultural em Sauer (1925), Berque (1984) e Cosgrove (1989) que trabalham, respectivamente, com as concepções de percepção, experiências humanas e significados. Além disso, tem-se apoio em Yi-Fu Tuan (1980) no que tange ao conceito de lugar, uma vez que trata da relação afetiva e sentimental com o local de vivência, ou seja, Topofilia. A metodologia, baseia-se na Pesquisa-Ensino de Penteado (2010), pois aborda o desejo de transformação da práxis pessoal e da investigação do processo ensino-aprendizagem, além disso houve aplicação e análise de um questionário com estudantes do 6o ano para entender a percepção que têm sobre o município, em seguida foi desenvolvida e aplicada uma atividade utilizando paisagens de Japeri através da geotecnologia StoryMap do ArcGis Hub. A atividade foi descrita e acompanhada pela análise de um questionário relacionado a ela, evidenciando resultados positivos. Os alunos, público-alvo da proposta, demonstraram apreço pelo uso do StoryMap, valorizando mais o lugar onde vivem, fortalecendo sua conexão afetiva e reconhecendo a importância da relação com a cidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeotecnologiapt_BR
dc.subjectBaixada Fluminensept_BR
dc.subjectLandscapept_BR
dc.subjectPlacept_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectGeotechnologypt_BR
dc.subjectBaixada Fluminensept_BR
dc.titleSerá que realmente não há nada em Japeri – RJ?: Uma abordagem didática da paisagem para compreensão do lugarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherFor Geography education to achieve its goals, it is essential to adopt methodologies that prioritize knowledge construction and are connected to students' realities. In this context, teaching Geography through the concepts of place and landscape is a relevant approach, as it helps students develop a critical understanding of their surroundings. Motivated by the negative stigma and dismissive comments from students themselves, such as calling Japeri "ugly," the research posed the question: Is it possible to change this negative perception and make classes more engaging by using Japeri’s landscapes? This study aims to analyze the landscape potential of Japeri, a municipality in the state of Rio de Janeiro, to serve as a resource for teaching Geography to sixth-grade students in local public schools. Given that Japeri is a peripheral area in the Baixada Fluminense region and lacks sufficient educational materials addressing its specific characteristics, the research focused on analyzing local landscapes to be used as teaching tools. The theoretical framework draws on the concept of landscape from the perspective of Cultural Geography, referencing Sauer (1925), Berque (1984), and Cosgrove (1989), who explore themes like perception, human experiences, and meanings. Additionally, Yi-Fu Tuan’s (1980) concept of topophilia—the emotional and sentimental connection to one's living environment—provides a basis for understanding the role of place. The methodology follows Penteado's (2010) Teaching-Research approach, emphasizing the transformation of personal praxis and the exploration of the teaching-learning process. A questionnaire was administered to sixth-grade students to understand their perceptions of Japeri. Subsequently, an activity using Japeri’s landscapes was developed and applied, utilizing the StoryMap tool from ArcGIS Hub. The activity was accompanied by a detailed analysis of a related questionnaire, revealing positive outcomes. The students, who were the target audience of this proposal, expressed appreciation for the use of StoryMap. This approach not only made them value their local area more but also strengthened their emotional connection to it and enhanced their awareness of its importance.en
dc.contributor.advisor1Queiroz, Edileuza Dias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730602348729651pt_BR
dc.contributor.advisor-co1D'Arrochella, Marcio Luiz Gonçalves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7224974890641667pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Edileuza Dias de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2904-9938pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730602348729651pt_BR
dc.contributor.referee2D'Arrochella, Marcio Luiz Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7224974890641667pt_BR
dc.contributor.referee3Cardoso, Cristiane-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7301-357Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9808125440949096pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Elizabeth Maria Feitosa da Rocha de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2672-8169pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6844014468187379pt_BR
dc.contributor.referee5Guimarães, Guilherme Preato-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8168829486949660pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8311183006210334pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.relation.referencesALCANTARA, D., OLIVEIRA, N. S. O., MAGALHAES, L. C., MENDONÇA, G. R. Cenários de Desenvolvimento Urbano e Periurbano em Japeri, RJ: zona de sacrifício ou município insurgente? In: Espaço e Economia, 2020. AMORIM, Mônica Alves. A paisagem como instrumento de valorização de produtos de montanha: a experiência do café sombreado do maciço de Baturité, Ceará. Tese– Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2019. ATAÍDE, Solange Maria Miranda Fernandes de. O vídeo como linguagem (do) no ensino de geografia: uma proposta de estudo da paisagem na EE Professor José Fernandes Machado. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023 AZEVEDO, Nathália Figueiredo de. As desigualdades territoriais no Extremo Oeste Metropolitano Fluminense: um estudo sobre o Município de Japeri (RJ). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro, 2018. BARREIRA, Corina Anahí. 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dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
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